CAN 2013: África do Sul: Em busca de dias melhores!

  • por Lucas Sartorelli
  • 5 Anos atrás
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Por Rogério Bibiano

A Doentes por Futebol inicia sua apresentação dos participantes da Copa Africana das Nações 2013, com as seleções do Grupo A. Começando pela anfitriã, África do Sul, cabeça de chave do citado grupo.

Foi campeã continental em 1996, quando também sediou o torneio, contando na época com Masinga, Mark Williams, Shaun Bartlet e outros talentosos jogadores. Esta será a sétima participação sul-africana na Copa Africana das Nações. Os problemas não estão somente dentro de campo, mas também fora das quatro linhas, com o recente escândalo de manipulação de jogos da seleção, afastando o presidente da SAFA das atividades à frente da entidade.

O fraco desempenho nas últimas competições acabam pressionando um grupo que possui muitos atletas que participaram da última Copa do Mundo. Já haviam fracassados antes mesmo do Mundial, na tentativa de participarem da CAN 2012.

A equipe, desde a derrota para o Brasil, em setembro de 2011, é treinada por Gordon Igesund, um dos técnicos mais vitoriosos do país. Jogando ante adversários tecnicamente mais fortes, a África do Sul tem apresentado um bom padrão de jogo.

A situação fica mais complicada quando a equipe enfrenta seleções abaixo da sua tradição, na qual ela é a favorita. Geralmente o time tem se complicado nesses jogos. Para piorar, o melhor jogador sul-africano da atualidade, Steven Pienaar, aposentou-se da seleção, por razões particulares.

Sem seu principal jogador, a criatividade fica bastante comprometida. A espinha dorsal da equipe é alicerçada pelo capitão Bongani Khumalo, do PAOK-GRE, na defesa. No meio-campo, Siphiwe Tshabalala, do Kaizer Chiefs-RSA, e o jovem Thulani Sereno, do Ajax-NED, devem encarregar-se de comandar o setor. No ataque, Katlego Mphela, do Mamelodi Sundows-RSA, é o homem-gol e titular absoluto.

O treinador Gordon Igesund optou por não levar o astro Benni McCarthy, atualmente grande estrela do Orlando Pirates-RSA. A opção técnica causou descontentamento em boa parte da imprensa sul-africana e seus torcedores, haja visto que McCarthy, apesar dos 35 anos, ainda é considerado um dos melhores atacantes do país.

O Caminho para a CAN-2013

Automaticamente classificada por ser país-sede, a África do Sul não disputou eliminatórias. Apresentamos aqui os resultados dos amistosos dos “Bafana Bafana” desde que iniciaram efetivamente a preparação para a CAN-2013.

22/12/2012 A. do Sul 3-1 Malawi – Moses Mabhida Stadium/Durban-RSA
12/11/2012 A. do Sul 0-1 Zambia – Soccer City/Johannesburg-RSA
16/10/2012 Kenya W 1-2 A. do Sul – Nyayo National Stadium/Nairobi-KEN
12/10/2012 Poland 0-1 A. do Sul – National Stadium/Varsóvia-POL
11/09/2012 A. do Sul 2-0 Moçambique – Mbombela Stadium/Nelspruit-RSA
07/09/2012 Brazil 0-1 África do Sul – Morumbi/São Paulo-BRA

Os convocados para a CAN-2013

01. G Wayne Sandilands
16. G Itumeleng Khune
22. G Senzo Meyiwa
02. D Siboniso Gaxa
03. D Tsepo Masilela
04. D Thabo Nthethe
05. D Anele Ngcongca
11. D Thabo Matlaba
14. D Bongani Khumalo
21. D Siyabonga Sangweni
06. M Lerato Chabangu
08. M Siphiwe Tshabalala
10. M Thulani Serero
12. M Reneilwe Letsholonyane
13. M Kagisho Dikgacoi
15. M Dean Furman
18. M Thuso Phala
19. M May Mahlangu
20. M Oupa Manyisa
07. A Lehlohonolo Majoro
09. A Katlego Mphela
17. A Bernard Parker
23. A Tokelo Rantie

 

Comentários

Paulistano, projeto de jornalista e absolutamente ligado a tudo o que envolve essa arte chamada futebol, desde a elegante final de uma Copa do Mundo às peculiaridades alternativas das divisões mais obscuras de nosso amado esporte bretão. Frequentador assíduo nas melhores (e piores) várzeas e peladas de fim de semana, sempre à disposição para atuar em qualquer posição.