CAN 2013: Burkina Faso. Uma geração que passa.

  • por Lucas Sartorelli
  • 8 Anos atrás
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Por Rogério Bibiano.

Apresentando as Seleções do Grupo C, da XXIXª Copa Africana das Nações, você Doente por Futebol irá conhecer um pouco mais sobre Burkina Faso, que participa da sua nona edição de CAN.

Numa CAN pela terceira vez seguida. A melhor colocação burkinabé, foi em 1998, quando sediou o torneio e ficou na quarta colocação. Nos últimos anos, Burkina Faso tem se destacado por um futebol ofensivo.

O fato é que a Seleção burkinabé ainda não conseguiu, na CAN, emplacar a mesma ofensividade e volume de jogo, de quando atua em casa. Tais situações parecem por ter desanimado o grupo, que já não joga com tanta fluência.

Após quatro anos, sendo dirigida pelo português Paulo Duarte, o mesmo não resistiu a pressão pela eliminação na fase de grupos da CAN-2012. Em seu lugar assumiu o belga Paul Put, que treinou Gâmbia por quatro anos.

No atual grupo de Burkina Faso, todos os jogadores atuam fora do país. O futebol de certa forma mais irresponsável, dá lugar a um sistema de jogo com mais marcação e também valorização da posse de bola.

Os destaques em campo, são o jovens e experientes Bakary Koné, do Lyon-FRA, que deve ser o responsável por organizar a defesa. No meio-campo, charles Kaboré, do Olympique Marseille-FRA, é o comandante do setor. No ataque, Moumoni Dagano é o homem-gol e deve ser acompanhado por Alain Traoré, do Auxerre-FRA.

O Caminho para a CAN 2013

Participante da Copa Africana das Nações 2012, Burkina Faso participou das Eliminatórias para a CAN-2013, a partir da terceira fase. O sorteio apontou a República Centro-Africana como adversário, numa classificação conquistada de modo muito dificil.

08/09/2012 Rep. Centro Africana 3-0 Burkina Faso – Barthelemy Boganda Stadium/Bangui-CTA
14/10/2012 Burkina Faso 3-1 Rep. Centro Africana – Stade du 4 Aout/Ouagadougou-BFA

Os Convocados para a CAN-2013

01. G Daouda Diakite
16. G Abdoulaye Soulama
23. G Germain Sanou
03. D Henri Traore
04. D Bakary Kone
05. D Mohamed Koffi
08. D Paul Koulibaly
12. D Mady Panandetiguiri
06. M Djakaridja Kone
07. M Florent Roumba
11. M Jonathan Pitroipa
13. M Issouf Ouattara
17. M Ali Rabo
18. M Charles Kabore
20. M Wilfried Sanou
21. M Abdou Razak Traore
22. M Prejuce Nakoulma
02. A Wilfried Dah
09. A Moumouni Dagano
10. A Alain Traore
14. A Wilfried Balima
15. A Aristide Bance
19. A Pierre Koulibaly

Comentários

Paulistano, projeto de jornalista e absolutamente ligado a tudo o que envolve essa arte chamada futebol, desde a elegante final de uma Copa do Mundo às peculiaridades alternativas das divisões mais obscuras de nosso amado esporte bretão. Frequentador assíduo nas melhores (e piores) várzeas e peladas de fim de semana, sempre à disposição para atuar em qualquer posição.