CAN 2013: Cabo Verde. A primeira vez, nunca se esquece.

  • por Lucas Sartorelli
  • 8 Anos atrás
Foto: Reproodução

Foto: Reproodução

Por Rogério Bibiano.

Seguindo com a apresentação das seleções participantes da XXIVª Copa Africana das Nações, que será disputada na África do Sul, concluindo o Grupo A, a grande supresa das eliminatórias: Cabo Verde.

Esta será a primeira participação de Cabo Verde na fase final da CAN. O pequeno arquipélago do Oceano Atlântico, não possui futebol profissional, o que torna a classificação um feito ainda mais fantástico, haja visto que Cabo Verde eliminou Camarões.

Nas Eliminatórias para a CAN-2012, Cabo Verde já havia ficado no quase. Foi eliminada na última rodada, em confronto direto contra Mali. Desta vez, a equipe mostra que a campanha passada, era um reflexo direto do desenvolvimento no futebol do país e não o acaso.

A base dos “Tubarões Azuis” está concentrada no futebol português e francês. No futebol local, estão convocados apenas dois jogadores, num reflexo da evolução futebolística do país, que explica em boa parte os recentes sucessos cabo-verdianos, especialmente quando atua em casa.

O treinador é Lúcio Antunes, que comanda a Seleção desde 2010 e tem uma grande parcela no sucesso atual da equipe.

O desafio do treinador é padronizar os bons jogos que a Seleção tem feito em casa, atuando longe de Cabo Verde. Uma tarefa não tão simples.

A equipe tem se caracterizado, em muitos jogos por marcar pressão na saída de bola, um sólido sistema defensivo e uma rápida saída para o ataque. O time tem sido escalado no 4-4-2 clássico, com dois, às vezes três médio-volantes.

No gol, a titularidade deve ficar com Vozinha, do Progresso-ANG. Na defesa, o experiente e capitão Nando, do Châteaurox-FRA, comanda o setor e deve contar com Fernando Varela, do Vaslui-ROM, como companheiro no centro da zaga.

No meio-campo, Marco Soares, do AC Omonia-CYP comanda a meiuca defensiva. O toque de maior criatividade é um dos problemas da equipe. Lúcio Antunes tem testado, o meia David Silva, do Olhanense-POR. No ataque, titulares absolutos, Ryan Mendes, do Lille-FRA e Héldon “Nhuck” do Marítimo, são as grande esperança de gols.

O Caminho para a CAN-2013

A inédita vaga para a fase final da CAN, foi conquistada em quatro jogos. Foram três vitórias e somente uma derrota. Cabo Verde provocou uma das grandes surpresas das Eliminatórias ao eliminar Camarões de mais uma Copa Africana das Nações.

29/02/2012 Madagascar 0-4 Cabo Verde – Stade Municipal Mahamasina/Antananarivo-MAD
16/06/2012 Cabo Verde 3-1 Madagascar – Estádio da Várzea/Praia-CPV
08/09/2012 Cabo Verde 2-0 Camarões – Estádio da Várzea/Praia-CPV
14/10/2012 Camarões 2-1 Cabo Verde – Stade Ahmadou Ahidjo/Yaoundé-CMR

Os Convocados para a CAN-2013

GOLEIROS
1 Vozinha
12 Fock
16 Rilly
DEFESAS
3 Fernando Varela
4 Guy Ramos
6 Nando
13 Josimar
14 Gégé
18 Nivaldo
19 Pecks
23 Carlitos
MEIAS
2 Stenio
5 Babanco
7 Platini
8 Toni Varela
15 Marco Soares
17 Roni
22 David Silva
ATACANTES
9 Rambe
10 Heldon Nhuck
11 Julio Tavares
20 Ryan Mendes
21 Djaniny

Comentários

Paulistano, projeto de jornalista e absolutamente ligado a tudo o que envolve essa arte chamada futebol, desde a elegante final de uma Copa do Mundo às peculiaridades alternativas das divisões mais obscuras de nosso amado esporte bretão. Frequentador assíduo nas melhores (e piores) várzeas e peladas de fim de semana, sempre à disposição para atuar em qualquer posição.