CAN 2013: Gana. Para recuperar a coroa perdida.

  • por Lucas Sartorelli
  • 9 Anos atrás
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Por Rogério Bibiano.

Seguindo com a apresentação das Seleções participantes da XXIXª Copa Africana das Nações, focando no Grupo B e apresentando a cabeça de chave Gana, que participa pela décima nona vez da CAN.

Quatro vezes campeã (1963, 1965, 1978 e 1982), além de outros quatro vice-campeonatos e um terceiro lugar, Gana é uma das seleções mais tradicionais do continente e uma das favoritas para esta edição.

Nas últimas três edições, Gana esteve entre as quatro melhores seleções. O retrospecto favorável no torneio esbarra sempre numa má apresentação num momento crucial. Tem sido assim, nos últimos torneios.

Sob o comando do treinador James Kwesi Appiah, desde abril de 2012, a equipe não contará com a presença dos irmãos Ayew (Jordan preterido e Andre, cortado por não apresentar-se na data estipulada), além de Sulley Muntari, preterido por opção técnica.

Mesmo com a ausência, o grupo das “Estrelas Negras” é homogêneo e muito forte, adentrando a competição como um dos favoritos ao título da mesma. Appiah é um treinador disciplinador.

A solidez no sistema defensivo segue como um dos pontos fortes da equipe, que aposta na velocidade, especialmente no contra-ataque. Na fase preparatória a equipe foi testada no 4-4-3, com variações para o 4-4-2 tradicional.

Ao contrário de formações anteriores, o atual grupo ganês possui meias verticais, com boa aproximação ao ataque, como Christian Atsu, do Porto-POR. No ataque, o experiente e agora capitão, Asamoah Gyan comanda o setor.

O Caminho para a CAN 2013

Participante da Copa Africana das Nações 2012, Gana participou das Eliminatórias para a CAN-2013, a partir da terceira fase. Malawi foi sorteada para enfrentar Gana, que não teve nenhum problema para conquistar a vaga.

08/09/2012 Gana 2-0 Malawi – Accra Sports Stadium/Accra-GHA
13/10/2012 Malawi 0-1 Gana – Civo Stadium/Lilongwe-MLW

Os Convocados para a CAN-2013

GOLEIROS
1 Daniel Agyei
12 Adam Larsen Kwarasey
16 Fatau Dauda
DEFESAS
2 Richard Kissi Boateng
4 John Pantsil
5 Mohammed Awal
13 Jerry Akaminko
15 Isaac Vorsah
19 Jonathan Mensah
21 John Boye
23 Harrison Afful
MEIAS
6 Anthony Annan
7 Christian Atsu
8 Emmanuel Agyemang-Badu
9 Derek Boateng
10 Albert Adomah
11 Mohammed Rabiu
14 Solomon Asante
20 Kwadwo Asamoah
22 Mubarak Wakaso
ATACANTES
3 Asamoah Gyan
17 Emmanuel Clottey
18 Richmond Boakye-Yiadom

Comentários

Paulistano, projeto de jornalista e absolutamente ligado a tudo o que envolve essa arte chamada futebol, desde a elegante final de uma Copa do Mundo às peculiaridades alternativas das divisões mais obscuras de nosso amado esporte bretão. Frequentador assíduo nas melhores (e piores) várzeas e peladas de fim de semana, sempre à disposição para atuar em qualquer posição.