CAN 2013: Mali. Em busca do lugar ao sol!

  • por Lucas Sartorelli
  • 8 Anos atrás
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Por Rogério Bibiano.

Prosseguindo com a apresentação das Seleções do Grupo B da XXIXª Copa Africana das Nações, você Doente por Futebol irá conhecer um pouco mais sobre Mali, que participa da sua oitava edição. Mali está participando pela quarta vez seguida da CAN. Vice-campeã em 1972, ficou na terceira colocação em 2012, suas melhores participações no torneio, além de outras três vezes na quarta colocação, tornando-se uma seleção credenciada à surpreender.

O fator surpresa pode ser favorável para uma Seleção que nas vezes em que adentrou favorita, em momentos cruciais, sentiu o peso de tal situação. Em muitos destes momentos, era comum observar o “desaparecimento” de jogadores importantes.

A equipe é treinada desde julho de 2012, pelo francês Patrice Carteron, de 42 anos, com passagem pelo AS Cannes e Dijon apenas. A CAN será o primeiro grande teste do jovem treinador, que ainda divide a opinião pública malinês.

Os desfalques por lesão, são Abdou Traoré e Mustapha Yatabaré. O veterano Mahamadou Diarra foi preterido pelo treinador. Carter tem variado o time entre o 4-4-2 e o 4-3-3, porém sem uma formação definitiva, deixando um clima de mistério no ar.

As “Águias do Mali” tem uma espinha dorsal ancorada na experiência e liderança de três jogadores. Na defesa, Adama Coulibaly, do Auxerre-FRA, comanda o setor. No meio-campo, o ótimo Seydou Keita, ex-Barcelona-ESP e atualmente no Dalian Aernin-CHI. No ataque, Cheik Diabaté, do Bordeaux-FRA.

O Caminho para a CAN 2013

Participante da Copa Africana das Nações 2012, Mali participou das Eliminatórias para a CAN-2013, a partir da terceira fase. O sorteio apontou Botswana como adversário, numa classificação sem qualquer tipo de problemas.

08/09/2012 Mali 3-0 Botswana – Stade 26 Mars/Bamako-MLI
14/10/2012 Botswana 1-4 Mali – Lobatse Stadium/Lobatse-BOT

Os Convocados para a CAN-2013

16. GK Soumbeïla Diakité
01. GK Mamadou Samassa
22. GK Aly Yirango
04. DF Adama Coulibaly
05. DF Idrissa Coulibaly
23. DF Ousmane Coulibaly
03. DF Adama Tamboura
02. DF Fousseni Diawara
21. DF Mahamadou N’Diaye
19. DF Salif Coulibaly
13. DF Molla Wague
12. MF Seydou Keita
06. MF Mohamed Sissoko
17. MF Mahamane Traoré
18. MF Samba Sow
08. MF Mohamed Kalilou Traoré
20. MF Samba Diakité
14. MF Sambou Yatabaré
11. MF Sigamary Diarra
07. FW Cheick Fantamady Diarra
10. FW Modibo Maïga
09. FW Cheick Diabaté
15. FW Mamadou Samassa

Comentários

Paulistano, projeto de jornalista e absolutamente ligado a tudo o que envolve essa arte chamada futebol, desde a elegante final de uma Copa do Mundo às peculiaridades alternativas das divisões mais obscuras de nosso amado esporte bretão. Frequentador assíduo nas melhores (e piores) várzeas e peladas de fim de semana, sempre à disposição para atuar em qualquer posição.