CAN 2013: Marrocos e a luta pela firmação.

  • por Lucas Sartorelli
  • 8 Anos atrás
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Por Rogério Bibiano.

Apresentando as seleções do Grupo A da XXIVª Copa Africana das Nações, você Doente por Futebol irá conhecer um pouco mais do Marrocos, seleção que possui bons valores individuais e que luta contra o retrospecto recente, de ter bons nomes no papel e nunca chegar.
Os “Leões do Atlas” participam pela décima quinta vez da CAN. Campeões em 1976 e vice em 2004, desde então o Marrocos nunca mais subiu ao pódio. Em 2012, a equipe decepcionou, não passando da fase de grupos.

O treinador Rachid Taoussi, com passagens pelas seleções marroquinas de base e pelos principais clubes do país, assumiu em setembro de 2012, no lugar do belga Eric Gerets. Gerets foi demitido justamente após resultado reverso ante Moçambique nas Eliminatórias para a CAN-2013.

Taoussi tem se destacado pela postura disciplinadora, um tanto austera. Resta saber se tal posição irá reverter em campo à expectativa sobre um grupo de jogadores talentosos, mas que ainda não funcionou na prática em forma de conjunto.

O treinador surpreendeu ao não convocar, o então capitão, Houssine Kharja; Mbark Boussoufa e Marouane Chamakh. Questionado, limitou-se a dizer que as ausências eram por opção tática unicamente. O fato que a imprensa e torcedores marroquinos estranharam tal decisão.

A base marroquina para tentar resgatar o futebol ofensivo de outrora e acima de tudo, afirmar uma geração talentosa, tem no sistema defensivo, o experiente goleiro Nadir Lamyaghri, do Wydad Casablanca-MAR e Mehdi Benatia, da Udinese-ITA.

No meio-campo, Taoussi, conta com jogadores de boa qualidade técnica, como Karim El Ahmadi, do Aston Villa-ENG. O toque de classe fica por conta da jóia, Younès Belhanda, do Montpellier-FRA, de quem se espera mais com a camisa da Seleção.

Para o ataque, o treinador não definiu uma formação titular absoluta, promovendo nos jogos preparatórios um intenso rodízio, envolvendo Youssef El-Arabi, do Granada-ESP, Mounir El Hamdaoui da Fiorentina-ITA e Nordin Amrabat, do Galatasaray-TUR. Oussama Assaidi, do Liverpool-ENG, recupera-se de lesão e também deve ser utilizado.

O Caminho para a CAN 2013

Participante da Copa Africana das Nações 2012, Marrocos teve o direito de participar das Eliminatórias para a CAN-2013, a partir da terceira fase. No sorteio, definiu-se Moçambique como adversário. Em princípio de tranquilidade, acabou com crise após a derrota no primeiro jogo, com a vaga sendo conquistada em casa.

09/09/2012 Moçambique 2-0 Marrocos – Estádio da Machava/Maputo-MOZ
14/10/2012 Marrocos 4-0 Moçambique – Stade de Marrakech/Marrakech-MAR

Os Convocados para a CAN-2013

1. G Nadir Lamyaghri
12. G Anas Zniti
22. G Khalid Askri
5. D Mehdi Benatia
4. D Ahmed Kantari
3. D Zakaria Bergdich
17. D Issam El Adoua
15. D Abdelhamid El Kaoutari
2. D Abdelatif Noussir
13. D Abderrahim Chakir
8. M Karim El Ahmadi
6. M Adil Hermach
10. M Younès Belhanda
7. M Abdelaziz Barrada
23. M Kamel Chafni
19. M Mehdi Namli
16. M Youssef Kaddioui
24. M Chahir Belghazouani
9. A Youssef El-Arabi
20. A Mounir El Hamdaoui
21. A Nordin Amrabat
11. A Oussama Assaidi
14. A Abderrazak Hamdallah
18. A Abdelilah Hafidi

Comentários

Paulistano, projeto de jornalista e absolutamente ligado a tudo o que envolve essa arte chamada futebol, desde a elegante final de uma Copa do Mundo às peculiaridades alternativas das divisões mais obscuras de nosso amado esporte bretão. Frequentador assíduo nas melhores (e piores) várzeas e peladas de fim de semana, sempre à disposição para atuar em qualquer posição.