CAN 2013: Níger. Aprendendo a incomodar!

  • por Lucas Sartorelli
  • 6 Anos atrás
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Por Rogério Bibiano.

Na sequência de apresentações da XXIXª Copa Africana das Nações, você Doente por Futebol irá conhecer um pouco mais sobre Níger, que participa da sua segunda edição de CAN.

Uma das grandes surpresas da edição 2012, quando conseguiu a classificação inédita para a CAN, elminando nada mais nada meno que o Egito e África do Sul, retorna novamente como uma surpresa.

O futebol nigerino, está entre um dos que mais evoluíram no continente. De eterno saco de pancadas, Níger hoje é uma seleção que incomoda muito, especialmente quando joga em casa, daí reside os sucesso recente.

A base é a mesma que jogou na CAN-2012, composta de jogadores que na sua maioria atuam em outros centros do continente. O atual treinador é o experiente alemão Gernot Rohr, de 59 anos que assumiu a equipe em setembroo de 2012, após comandar o Gabão por dois anos.

A falta de uma maior experiência internacional dos jogadores de Níger, é talvez o principal obstáculo. Se em casa, Níger tem conseguido resultados expressivos, fora do país a seleção carece ainda de uma maior força, sendo ainda uma coadjuvante.

“Os Menas” (menção a uma gazela, animal símbolo do país), devem atuar num tradicional e defensivo 4-4-2, com destaque para bom meio-campista Issofou Boubacar, do Phuket-THA. A grande estrela da equipe, é Moussa Maazou, do Étoile du Sahel-TUN.

O Caminho para a CAN 2013

Participante da Copa Africana das Nações 2012, Níger adentrou na terceira fase das Eliminatórias para a CAN-2013. A vaga veio após eliminar a tradicional Guiné do torneio, uma das surpresas das Eliminatórias.

09/09/2012 Guiné 1-0 Níger – Nongo Stadium/Conakty-GUI
14/10/2012 Níger 2-0 Guiné – Stade Général Seyni Kountché/Niamey-NIG

Os Convocados para a CAN-2013

01. GK Saminou Rabo
16. GK Kassaly Daouda
22. GK Issa Losseiny Doumbia
04. DF Amadou Kader
05. DF Jimmy Bulus
12. DF Djibril Moussa Souna
13. DF Chikoto Mohamed
15. DF Sulliman Johan Mazadou
18. DF Kofi Dankwa
19. DF Issiakou Koudize
23. DF Mohamed Soumaïla
03. MF Abdoul Karim Lancina
06. MF Idrissa Laouali
08. MF Olivier Bonnes
10. MF Talatou Boubacar
14. MF Issoufou Boubacar
17. MF William N’Gounou
20. MF Moutari Amadou
02. FW Ouwo Moussa Maazou
07. FW Idrissa Seydou
09. FW Daouda Kamilou
11. FW Issoufou Alhassane
21. FW Yacouba Seydou Ali

Comentários

Paulistano, projeto de jornalista e absolutamente ligado a tudo o que envolve essa arte chamada futebol, desde a elegante final de uma Copa do Mundo às peculiaridades alternativas das divisões mais obscuras de nosso amado esporte bretão. Frequentador assíduo nas melhores (e piores) várzeas e peladas de fim de semana, sempre à disposição para atuar em qualquer posição.