Copa Africana das Nações 2013: resumo do Grupo A.

  • por Rogério Bibiano
  • 7 Anos atrás

Masilela, da África do Sul, disputa jogada com o marroquino El Adoua (17).
Foto: AFP.

A XXIXª Copa Africana das Nações segue a todo vapor na África do Sul, movimentando as principais seleções do continente africano, que além da maior glória, buscam lugar na Copa da Confederações 2013. A Doentes por Futebol apresenta um resumo do Grupo A da competição que foi definido neste domingo, com a realização da rodada decisiva que apontou os classificados às quartas-de-final.

Composto pela anfitriã, África do Sul, Angola, Marrocos e Cabo Verde, o Grupo A apresentava por razões históricas, como favoritos, pela ordem a África do Sul, Marrocos, Angola e Cabo Verde, estreante em CAN’s.
A rodada de abertura da chave porém foi bastante decepcionante, apontando empates sem gols entre os sul-africanos contra a Seleção de Cabo Verde, empate muito comemorado pelos estreantes. No outro jogo angolanos e marroquinos também não marcaram gols.

A segunda rodada enfim, tivemos os gols. A África do Sul, se impôs sobre Angola e com muita raça e determinação venceu por 2×0, num importante passo para avançar para a fase eliminatória. No outro jogo, Cabo Verde conseguiu outro importante empate para seus planos, desta feita contra o Marrocos. Apesar de ser considerada zebra, Cabo Verde jogou melhor e o empate 1×1, foi comemorado pelo Marrocos, que em momento algum justificou o seu favoritismo.

Na rodada decisiva do Grupo A, muitas emoções. Com jogos simultâneos, o que se viu foi um Marrocos de postura determinada, buscando a classificação e uma África do Sul, aguerrida, inferior tecnicamente, mas que apoiada pelo torcedor demonstrou muita luta; resultado final: 2×2 e classificação sul-africana. Já no outro jogo da chave, Cabo Verde fez mais uma vez história, conquistando sobre Angola sua primeira vitória numa CAN, 2×1. O resultado representou a inédita classificação para as quartas-de-final, conquistada nos acréscimos.

A África do Sul terminou na primeira colocação do grupo, com cinco pontos ganhos e saldo positivo de dois gols. Cabo Verde terminou em segundo lugar, com a mesma pontuação, porém com um gol de saldo. Marrocos, com três empates e Angola, com um ponto, despedem-se da competição.

Resultados – Grupo A

19/01/2013

África do Sul 0–0 Cabo Verde FNB Stadium/Johannesburgo
Angola 0–0 Marrocos FNB Stadium/Johannesburgo

23/01/2013

África do Sul 2–0 Angola Moses Mabhida Stadium/Durban
Sangweni 30′
Majoro 62′ 

Marrocos 1–1 Cabo Verde Moses Mabhida Stadium/Durban
El-Arabi 78′
Platini 36

27/01/2013

Marrocos 2–2 Africa do Sul Moses Mabhida Stadium/Durban
El Adoua 10′
Hafidi 82′
Mahlangu 71
Sangweni 86

Cabo Verde 2–1 Angola Nelson Mandela Bay Stadium/Port Elizabeth
F. Varela 81′
Héldon 90+1′
Nando 33′ (gol contra)

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.