Copa Africana das Nações 2013: resumo do Grupo B.

  • por Rogério Bibiano
  • 8 Anos atrás

Mubarak Wakaso (22) disputa a bola com Seydou Keita, no clássico do grupo entre Gana e Mali.
Foto: AFP.

Com a definição dos classificados do grupo B da 29ª Copa Africana das Nações, nesta segunda-feira, definiram-se os primeiros confrontos das quartas de final, pois o grupo A também já foi decidido.

O grupo B, encabeçado pela favorita e fortíssima Gana, tinha, além das Estrelas Negras, Mali, Níger e a República Democrática do Congo. Para muitos um grupo que seria polarizado por Gana e Mali, assíduos frequentadores das últimas CAN’s. A rodada inaugural do grupo teve Gana contra a República Democrática do Congo. Gana iniciou o jogo pressionando, fazendo valer o seu favoritismo e logo abriu 2×0. O problema foi que os ganeses relaxaram, e os congoleses, na base da superação, buscaram um empate comemorado como vitória.

No outro jogo, Mali enfrentou Níger (uma das surpresas das Eliminatórias para a CAN-2013). Dominando amplamente o adversário, Mali perdeu inúmeras oportunidades de gol. Na segunda etapa, porém, Keita, a estrela da equipe, marcou o único gol da vitória das Águias do Mali, 1×0.

Na segunda rodada, a República Democrática do Congo, empolgada pelo empate com Gana na estreia, não conseguiu furar a forte retranca armada pelo Níger. O empate sem gols foi o resultado de um jogo fraco tecnicamente.

No jogo mais esperado do grupo, Gana venceu Mali por 1×0. O resultado colocou os ganeses em boas condições na competição. Mali, apesar da derrota, foi beneficiada pelo empate de congoleses e nigerinos, dependendo apenas de suas forças para se classificar.

Na rodada que definiu o grupo, Gana atropelou Níger por 3×0. O resultado deixou Gana na liderança da chave, com sete pontos, provando que o empate na estreia pode ser considerado um acidente de percurso. Níger, com um ponto ganho, despede-se do torneio.

Na outra partida da chave, Mali e República Democrática do Congo empataram em 1×1, num jogo em que Mali buscou a vitória desde os primeiros minutos. Com o empate, Mali chegou aos quatro pontos, classificando-se na segunda colocação. Os congoleses saem sem derrotas, mas também sem vitórias, com três empates.

Com isto, as quartas de final têm seus primeiros confrontos definidos. No sábado, Gana colocará sua condição de favorita à prova contra Cabo Verde, a surpresa da competição. A África do Sul receberá Mali, num jogo que, a julgar pela fase de grupos, promete bastante equilíbrio.

Resultados do Grupo B

20/01/2013

Gana 2–2 Rep. Dem. Congo – Nelson Mandela Bay Stadium/Port Elizabeth
Agyemang-Badu 40′
Asamoah 50′
Mputu 53′
Mbokani 68′ (pen.)

Mali 1–0 Niger – Nelson Mandela Bay Stadium/Port Elizabeth
Keita 84′

24/01/2013

Gana 1–0 Mali – Nelson Mandela Bay Stadium/Port Elizabeth
Wakaso 38′ (pen.)

Niger 0–0 Rep. Dem. Congo – Nelson Mandela Bay Stadium/Port Elizabeth

28/01/2013

Niger 0–3 Gana – Nelson Mandela Bay Stadium/Port Elizabeth
Gyan 6′
Atsu 23′
Boye 49′

Rep. Dem. Congo 1–1 Mali – Moses Mabhida Stadium/Durban
Mbokani 3′ (pen.)
Mahamadou Samassa 15′

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.