Copa das Nações Africanas 2013: resumo do Grupo D.

  • por Rogério Bibiano
  • 8 Anos atrás

Gervinho (10), observado por Bony (12), Kolo Touré (4), o goleiro Agassa e toda a defensiva togolesa, completa para marcar o gol na vitória marfinense sobre o Togo, na primeira rodada do Grupo D.
Foto: Reuters.

A 29ª Copa Africana das Nações, que este ano está sendo disputada na África do Sul, já conhece seus confrontos de quartas-de-final.


Nesta quarta-feira, tivemos a definição do Grupo D. Tendo a favoritíssima Costa do Marfim como cabeça de chave, o grupo era composto ainda por Tunísia, Argélia e Togo, sendo considerado pela maioria como o chamado “grupo da morte”.

Na rodada inaugural, a Costa do Marfim encontrou em Togo um adversário ousado, que fez um bom jogo, contando com uma equipe marfinense apática. Apesar de tudo, prevaleceu a categoria maior da Costa do Marfim, que venceu o jogo por 2×1.

No segundo jogo da rodada, um clássico da África Árabe envolvendo Tunísia e Argélia. Um jogo marcado pelo equilíbrio, com muita marcação de ambas as seleções, porém no apagar das luzes a Tunísia fez 1×0.

A segunda rodada começou com a Costa do Marfim encontrando novamente um adversário que buscou jogar de igual para igual, porém a Costa do Marfim, mostrando todo o seu potencial, venceu no final. Um 3×0 que garantiu a classificação antecipada.

No segundo jogo, importante vitória de Togo sobre a Argélia, 2×0. O resultado colocou as Águias do Togo em ótima situação e eliminou a Argélia, que foi a primeira seleção que não tinha mais chances de classificação na segunda rodada da competição.

Na terceira rodada, a Argélia, buscando uma vitória na despedida, partiu para cima ante uma Costa do Marfim com muitos reservas em campo. Apesar de abrirem dois a zero no placar, os argelinos tomaram o empate em cinco minutos, terminando em 2×2.

No grande jogo da rodada, um confronto direto pela vaga às quartas-de-final. Togo, jogando pelo empate, saiu na frente. A Tunísia empatou, numa partida com diversas alternativas, mas marcada pela péssima arbitragem do sul-africano Daniel Bennett, que deixou de marcar quatro pênaltis claríssimos (um para a Tunísia e três para o Togo).

Com os resultados, a Costa do Marfim terminou na primeira colocação do grupo, com sete pontos. Togo, com quatro pontos e saldo de um gol positivo, ficou em segundo. Tunísia, com quatro pontos, mas saldo negativo de menos dois gols, ficou em terceiro, e a Argélia com um ponto apenas, está eliminada.

Encerrada a primeira fase. No sábado, as quartas-de-final se iniciam e teremos Gana contra Cabo Verde e África do Sul contra Mali. No domingo, Costa do Marfim e Nigéria fazem um jogo muito esperado. Na outra partida do dia, Burkina Faso enfrenta Togo, duas surpresas de suas respectivas chaves.

Resultados do Grupo D

22/01/2013

Costa do Marfim 2–1 Togo – Royal Bafokeng Stadium/Rustenburg
Yaya Touré 8′
Gervinho 88′
Jonathan Ayité 45+2′

Tunísia 1–0 Argélia – Royal Bafokeng Stadium/Rustenburg
Msakni 90+1′

26/01/2013

Costa do Marfim 3–0 Tunísia – Royal Bafokeng Stadium/Rustenburg
Gervinho 21′
Yaya Touré 87′
Ya Konan 90

Argélia 0–2 Togo – Royal Bafokeng Stadium/Rustenburg
Adebayor 31′
Wome 90+3

30/01/2013

Argélia 2–2 Costa do Marfim – Royal Bafokeng Stadium/Rustenburg
Feghouli 64′ (pen.)
Soudani 70′
Drogba 77′
Bony 81′

Togo 1–1 Tunísia – Mbombela Stadium/Nelspruit
Gakpé 13′
Mouelhi 30′ (pen.)

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.