Pré-Real Madrid x Barcelona – Copa do Rei (jogo de ida)

  • por Victor Mendes Xavier
  • 8 Anos atrás
Messi e Cristiano Ronaldo: os dois melhores do mundo cara a cara novamente. Quem irá levar a melhor?

Messi e Cristiano Ronaldo: os dois melhores do mundo cara a cara novamente. Quem irá levar a melhor?

Hoje, às 18h (horário de Brasília), Real Madrid e Barcelona escrevem mais um capítulo de sua história de grandes jogos, o primeiro pela Copa do Rei 2012-13. Na atual temporada, os gigantes espanhóis se enfrentaram três vezes e mostraram equilíbrio no confronto: uma vitória para cada lado e um empate por 2×2, com dois gols de Messi e Cristiano Ronaldo.

No Bernabéu, hoje, Mourinho terá que quebrar a cabeça para escalar seu sistema defensivo. Sem Sergio Ramos e Fabio Coentrão (suspensos), Pepe (lesionado) e Marcelo (fora de forma), o treinador nascido em Setúbal deve apostar na improvisação de Essien na lateral direita, com Ricardo Carvalho e Varane formando a dupla de zaga e Arbeloa na lateral esquerda. Jogando como lateral (mas pela esquerda), Essien teve sérios problemas contra o Borussia Dortmund, na Alemanha. No gol, a dúvida entre Adan e Diego López prossegue.

É um risco sério que os merengues correm. Na temporada passada, Iniesta passeou ante um pálido Altintop, improvisado na lateral direita em uma de suas raras aparições no time titular. Hoje, o meio-campista, em estado de graça, pode repetir a boa atuação contra o ex-volante do Chelsea. No meio-campo, de acordo com o “Marca”, Mourinho deve apostar na trinca de volantes para proteger a vulnerável retaguarda. Segundo o periódico, Modric, Khedira e Xabi Alonso devem começar de titular. Mais à frente, Özil e Cristiano Ronaldo ficarão abertos pelos flancos e Benzema centralizado na referência, em detrimento de Higuaín.

No lado barcelonista, a preocupação também é o sistema defensivo. Ao contrário dos blancos, os blaugranas irão completos ao Bernabéu. No entanto, têm sofrido em demasia quando atacado. A defesa havia se recuperado consideravelmente após o retorno de Puyol, mas em janeiro voltou a sofrer com a queda de rendimento de Piqué, que fazia boa temporada. Sem Tito Vilanova, em Nova Iorque para o início da quimioterapia, o auxiliar Jordi Roura deve mandar força total a campo. A aposta é em Messi, com números surreais em 2012-13: em 32 jogos (contando Liga, Copa, Champions e Supercopa), o camisa dez anotou 44 gols. Hoje, ele poderá estabelecer mais um recorde. Caso marque duas vezes, Messi irá se tornar o maior artilheiro da história dos superclássicos (19 gols), ultrapassando o madridista e compatriota Di Stéfano.

Prováveis escalações:
REAL MADRID (4-3-3): Adan/Diego López; Essien, Ricardo Carvalho, Varane, Arbeloa; Modric, Xabi Alonso, Khedira; Özil, Benzema, Cristiano Ronaldo.

BARCELONA (4-3-3): Pinto; Daniel Alves, Puyol, Piqué, Alba; Busquets, Xavi, Fàbregas; Pedro, Messi, Iniesta.

A Espn Brasil prometeu a transmissão do superclássico.

Comentários

Jornalista, carioca e apaixonado pela Liga Espanhola desde a época em que Rivaldo, Zidane, Figo e Raúl foram seus professores. Colaborou para o programa [email protected] da Rádio Globo São Paulo falando sobre o futebol do país das touradas. Repórter da Super Rádio Tupi.