Sucesso no passado, Copa do Nordeste retorna em 1ª rodada de bons jogos

O aguardado Nordestão voltou com gols e bons jogos.

No último final de semana, o torcedor nordestino acompanhou o retorno da Copa do Nordeste, torneio que num passado não muito distante era sucesso absoluto de público, além de ter nível técnico muito superior aos campeonatos estaduais. Sua volta abre uma perspectiva de evolução técnica para o futebol nordestino, e a partir de 2014, dará uma vaga na Sulamericana ao seu campeão.

A rodada começou na tarde de sábado, com jogos válidos pelos grupos A, C e D da competição. No Presidente Vargas, em Fortaleza, o Ceará estreou com vitória em cima do ABC, por 1×0. O gol da vitória foi marcado pelo atacante Pingo, recém-contratado pela equipe alvinegra cearense, que entrou no segundo tempo e acabou por decidir a partida.

No outro jogo do grupo A, o Bahia derrotou o Itabaiana em Pituaçu pelo placar de 3×2. O Itabaiana saiu na frente com um golaço do atacante Tiago Furlan, mas o pentacampeão Kléberson logo apareceu para deixar o meia Diones em condições de marcar o gol de empate. A partir daí, o Bahia assumiu o controle do jogo e abriu dois gols de diferença, através de Fahel e Jefferson. No final da partida, Tiago Furlan apareceu mais uma vez sofrendo pênalti que foi convertido por Eduardo, dando números finais à partida.

Pelo grupo C, o Salgueiro venceu em casa o ASA de Arapiraca por 1×0, gol marcado pelo nigeriano Yerien. Com presença marcante da torcida do Carcará, o time da casa lutou em um jogo equilibrado, marcado pela volta do ídolo Fabrício Ceará. E pelo grupo D, Feirense e Campinense empataram em 2×2 no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. O meia Roberto abriu o placar para o time da casa logo aos 8’ do primeiro tempo. No finalzinho da primeira etapa, o zagueiro Edvânio empatou para o time paraibano num lance polêmico, em que os jogadores adversários reclamaram de falta. Minutos depois o goleiro do Feirense foi expulso num lance violento, deixando sua equipe com um jogador a menos – o que não impediu a retomada da liderança no placar, ainda no primeiro tempo, numa falta cobrada por Tite. Nos 45’ finais, entretanto, o Campinense chegou ao empate com Samir, que havia saído do banco.

No domingo, mais quatro partidas concluíram a primeira rodada do torneio regional. Pelo grupo B, Sousa e Sport se enfrentaram no sertão paraibano, num jogo marcado pelo estado lamentável em que se encontrava o gramado. O Sport, que estreava várias de suas contratações, não conseguiu assustar muito o Dinossauro paraibano: seus jogadores de condução ficaram impossibilitados de trabalhar a bola, equilibrando os dois times em função das condições do campo. A chance mais perigosa do primeiro tempo foi criada por Toty, que pegou uma bola sobrando na entrada da área e acertou em cheio a trave do goleiro Magrão. No segundo tempo, brilhou a estrela do zagueiro Leandro, do Sousa, que salvou um gol em cima da linha e, minutos depois, abriu o placar para o Dinossauro. O técnico estreante Vadão tentou mexer (mal) no time só a partir dos 30 minutos do segundo tempo, mas nenhuma de suas modificações trouxe resultado prático. O Sport achou o empate num chutaço do meio da rua de Roger, que acertou o ângulo e sacramentou a igualdade no finalzinho da partida.

Ainda pelo grupo B, Confiança e Fortaleza se enfrentaram no Batistão, e aqueles que esperavam uma atuação confiante do favorito Tricolor cearense certamente se surpreenderam com o resultado final da partida: 3×0 para a equipe sergipana, num resultado que não deixou dúvidas sobre que time atuou melhor. Da Silva, Diego Neves e Ângelo marcaram os gols da vitória do Dragão.

No Nazarenão, em Goianinha (RN), o América de Natal estreou com derrota diante do Vitória, pelo placar de 2×1. Apesar de ter saído na frente, com o gol de Fabinho, o Mecão deixou o rubro-negro baiano empatar, com Marquinhos, e virar com Marcelo Nicácio, aos 44’ do 2º tempo. O resultado deixou o Vitória na liderança do grupo C, empatado em pontos com o Salgueiro porém em vantagem no número de gols marcados. E no último jogo da rodada, válido pelo grupo D, o Santa Cruz recebeu o CRB e conseguiu uma vitória suada por 1×0, com gol do atacante estreante Philco e presença de quase 25 mil torcedores no Arruda.

A segunda rodada da Copa do Nordeste terá início na noite de hoje e será concluída amanhã, e terá os seguintes confrontos:

GRUPO A:

23/01 – 21:15h – Itabaiana x Ceará, no Presidente Médici;

23/01 – 21:15h – ABC x Bahia, no Frasqueirão;

GRUPO B:

24/01 – 21:15h – Fortaleza x Sousa, no Presidente Vargas;

24/01 – 21:15h – Sport x Confiança, na Ilha do Retiro;

GRUPO C:

23/01 – 19:15h – ASA x América, no Municipal Arapiraca;

23/01 – 19:15h – Vitória x Salgueiro, no Barradão;

GRUPO D:

23/01 – 20:15h – CRB x Feirense, no Rei Pelé;

23/01 – 21:15h – Campinense x Santa Cruz, no Amigão.

Comentários

Jornalista recifense, sócio-diretor do Doentes por Futebol, editor da Revista Febre. Curioso observador de tudo o que cerca o futebol brasileiro e internacional.