Começou a Liga dos Campeões da África 2013!

  • por Rogério Bibiano
  • 6 Anos atrás

Começou neste fim de semana a Liga dos Campeões da África 2013. O vencedor da competição da África irá representar o continente no Mundial Interclubes Fifa, que neste ano será realizado no Marrocos. Ou seja, pela primeira vez na história, a África terá dois representantes no Mundial, o campeão continental e o campeão nacional do Marrocos.

A Liga dos Campeões da África 2013 é a 49ª edição envolvendo os campeões nacionais da África e a 17ª edição nos moldes de organização atuais. Participam 56 clubes de 45 federações filiadas à CAF. As 12 federações mais bem classificadas, com base no ranking da CAF de 2007 a 2011, podem ter duas equipes representando o seu país.

As 12 federações que possuem dois clubes na Liga dos Campeões da África são: Tunísia (Espérance S.T. e C.A. Bizertin), Nigeria (Kano Pillars e Enugu Rangers), Egito (Al-Ahly e Zamalek), Marrocos (Moghreb Tétouan e FUS Rabat), República Democrática do Congo (TP Mazembe e A.S. Vita Club), Sudão (Al-Hilal e Al-Merreikh), Argélia (E.S. Sétif e JSM Béjaia), Camarões (U.S. Douala e Coton Sport), Angola (Recreativo do Libolo e Primeiro de Agosto), Mali (Djoliba e Stade Malien) e Costa do Marfim (Séwé Sports e AFAD Djékanou). Zimbábue tem o direito, pelo ranking, de ter dois representantes, porém o Highlanders, vice-campeão nacional e que seria o segundo representante do país, está suspenso por três anos pela CAF por não comparecer a um jogo da Copa da Confederação CAF em 2011.

Outra situação que foge o fator campo é a designação dos clubes participantes do Egito e da Líbia. Os clubes egípcios foram nomeados pela federação local, pelo fato de não ter ocorrido campeonato nacional em 2012. Na mesma situação está a Líbia, que, em 2012, não teve temporada regular, sendo escolhido para participar da competição continental o campeão da temporada 2009/2010.

A forma de disputa.

A Liga dos Campeões da África 2013 tem uma fase de qualificação, com três fases eliminatórias. Depois, uma fase de grupos, com seis datas para oitos clubes divididos em dois grupos. Então vem a fase semifinal, com jogos de ida e volta em eliminatórias simples. Finalmente chega a final, no mesmo molde da semifinal. Durante a qualificação, o critério de gol fora de casa é quesito para o desempate e, caso haja igualdade, os jogos irão direto para a disputa por pênaltis, sem prorrogação.

Na primeira rodada eliminatória, denominada Rodada Preliminar, 48 clubes enfrentam-se (em sistema eliminatório). Classificam-se 24 clubes para a segunda fase eliminatória, denominada de Primeira Rodada. Os 24 clubes juntam-se aos 8 clubes com melhor pontuação no ranking (Al-Ahly, Espérance ST, TP Mazembe, Al-Hilal, Al Merreikh, E.S. Sétif, Stade Malien e Djoliba), para jogarem a Primeira Rodada. Sobram então 16 clubes para a terceira fase eliminatória, denominada Segunda Rodada, na qual serão definidas as 8 equipes que avançam para a Fase de Grupos e que após sorteio serão divididas em duas chaves com quatro equipes cada, classificando os dois primeiros colocados para as semifinais e assim por diante, até conhecermos o campeão.

Os Resultados dos Jogos de Ida – Qualificação – Fase Preliminar

15/02/2013 – sexta-feira

CA Bizertin (TUN) 1-1 Al-Ittihad (LBY)
JSM Bejaïa (ALG) 3-0 Olympique Niamey (NIG)
Orlando Pirates (AFS) 5-0 Djabal FC (COM)
FUS Rabat (MAR) 1-0 Real Banjul (GAM)
ASPAC (BEN) 0-0 ASFA Yennega (BUF)

16/02/2013 – sábado

APR FC (RWA) 1-2 Vital’O (BUR)
Jamhuri (ZAN) 0-3 St George (ETH)
Primeiro de Agosto (AGO) 4-2 Adema (MAD)
Moghreb Tétouan (MAR) 1-0 Casa Sport (SEN)
Kano Pillars (NGA) 5-1 Olympic Real de Bangui (RCA)
Zanaco (ZAM) 3-2 Mbabane Swallows (SWA)
St Michel United (SEY) 1-4 Tusker (KEN)

17/02/2013 – domingo

Maxaquene (MOZ) 0-1 Mochudi Centre Chiefs (BOT)
Coton Sport (CAM) 0-0 Uganda Revenue Authority (OUG)
Asante Kotoko (GHA) 7-0 Ela Nguema (GEQ)
Dynamos (ZIM) 3-0 Lesotho Correctional Services (LES)
Enugu Rangers (NGA) 3-0 SC Principe (STP)
Horoya (GUI) 0-0 Séwé Sport (CIV)
AC Léopards (CGO) 2-0 CF Mounana (GAB)
Simba SC (TAN) 0-1 Recreativo do Libolo (AGO)
Union sportive Douala (CAM) 2-1 LISCR (LIB)
AS Vita Club (RDC) 3-0 Dynamic Togolais (TOG)
Zamalek (EGY) 7-0 Gazelle (TCH)
AFAD Djékanou (CIV) 5-1 Diamond Stars (SLE)

Os jogos de volta ocorrem nos dias 01-02 e 03/03/2013 e você, Doente por Futebol, acompanha aqui os detalhes do principal interclubes do continente africano.

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.