Copa Africana das Nações 2013: Gana, a primeira Semifinalista!

  • por Rogério Bibiano
  • 8 Anos atrás

Wakaso cobra pênalti para abrir o placar contra Cabo Verde.
Foto: Agência Reuters.

A Copa Africana das Nações, na sua 29ª edição, conheceu neste início de sábado seu primeiro semifinalista. A honra do feito coube mais uma vez ao ganeses, que alcançou sua quarta semifinal seguida. Assim, Gana aguarda o vencedor do confronto de Burkina Faso contra Togo, que duelam neste domingo, para tentar quebrar um jejum de 21 anos sem conquistar a Copa Africana das Nações.

O Jogo

Um duelo de Davi contra Golias. Esta era a tônica do confronto envolvendo a campeã e favorita, Gana, e a grande surpresa das Eliminatórias e da primeira fase da CAN-2013, Cabo Verde. Porém, o jogo no seu primeiro tempo começou morno. Gana, por um lado, ficava com muito mais posse de bola, porém era preguiçosa na iniciativa. Do outro, Cabo Verde ficava na ultra defensiva, mas procurava o jogo.

Os Tubarões Azuis buscavam sair rapidamente para o ataque, mas pecavam na hora do passe final e da finalização. Já Gana, mais experiente, não oferecia perigo a Cabo Verde, mas controlava a posse de bola.

Se a primeira etapa foi morna, quase sonolenta, na segunda etapa a situação melhorou. A seleção ganesa, logo aos nove minutos, teve um pênalti a seu favor, sobre Asamoah Gyan, em um dos únicos vacilos defensivos de Cabo Verde. Wakaso Mubarak cobrou e abriu o marcador para as Estrelas Negras. A partir do gol, Cabo Verde saiu para o jogo, lançando-se ao ataque e praticamente encurralando Gana, que buscava, sem êxito, o contra-ataque. 

Foi quando entrou em cena o goleiro ganês Dauda, que salvou sua equipe do empate com pelo menos três intervenções espetaculares. Nos acréscimos, com Cabo Verde na pressão, o goleiro Vozinha foi para a área de Gana tentar a sorte no escanteio. Na cobrança, a zaga de Gana afastou e, no rebote, a bola parou na defensiva ganesa, lançando Wakaso Mubarak, que atravessou o campo e tocou com o gol completamente livre, decretando a classificação de Gana às semifinais.

FICHA DO JOGO:

GANA 2 X 0 CABO VERDE

Data: 02/02/2013
Horário: 13h00 (horário de Brasília)
Local: Nelson Mandela Bay Stadium; Port Elizabeth-AFS
Árbitro: Rajindraparsad Seechurn-MAU
Cartões Amarelos: Harrison Afful, John Pantsil e Rabiu Mohammed (Gana). Ramilton, Carlitos e Babanco (Cabo Verde)
Gols: Wakaso Mubarak aos 9 e aos 49 minutos do segundo tempo.

Gana: Dauda; Pantsil, Boye, Vorsah e Afful; Adomah (Wakaso Mubarak), Badu, Rabiu (Derek Boateng) e Atsu (Asante); Gyan e Asamoah. Técnico: James Kwesi Appiah.

Cabo Verde: Vozinha; Nivaldo, Fernando Varela, Nando e Carlitos; Toni Varela (Djaniny), Soares e Babanco; Heldon, Tavares (Ramilton) e Ryan Mendes (Luis Soares). Treinador: Lúcio Antunes.

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.