Copa Africana das Nações 2013: Mali chega as Semifinais!

  • por Rogério Bibiano
  • 8 Anos atrás

Soumalia Diakité salta para defender a cobrança de Mahlangu pela CAN-2013
Foto: AFP/Getty Images.

No segundo jogo das quartas-de-final deste sábado, a África do Sul, empurrada pela sua fanática torcida, com suas tradicionais vuvuzelas, enfrentou Mali, uma equipe que, nesta CAN, tem dedicado seus triunfos ao seu povo, envolto em uma Guerra Civil.
Emoção foi o que não faltou na partida de hoje. Equilíbrio nos 120 minutos de bola rolando e, na disputa por pênaltis, prevaleceu a experiência maior de Mali, que assim avança para a sua segunda semifinal consecutiva, a quinta da sua história.

O Jogo

A África do Sul começou em cima do oponente, que, numa postura mais recuada, não conseguia sair para o jogo, sendo pressionado no seu campo de defesa. 
A resposta de Mali porém, foi em grande estilo: Seydou Keyta acertou forte chute no travessão, assustando os 50.000 torcedores presentes. Mas ficou somente neste lance e viu os sul-africanos determinados criando boas chances, mas sem aproveitá-las.
Porém, aos 32 minutos da etapa inicial, Tokelo Rantie completou passe de Thuso Phala, inaugurando o marcador. O gol foi o ânimo extra para sul-africanos, que dominavam amplamente as ações, sem darem chance para o adversário.
Na segunda etapa, Mali retornou tocando mais a bola, porém a África do Sul tinha uma boa postura defensiva. Aos doze minutos, os sul-africanos obrigaram Diakité a fazer uma boa defesa. A resposta de Mali no entanto foi fulminante, com Seydou Keyta completando de cabeça para as redes um cruzamento de Samassa.
Com o empate, o que se viu foi muita disposição de ambas as equipes, com ênfase nos sistemas defensivos. Com tanto equilíbrio, de ambas as partes, com os ataques sendo bem vigiados pelas defesas, o resultado seguiu igual, levando o jogo para a prorrogação.
No tempo extra, Mali esteve próximo de marcar, com boa intervenção de Khune em cobrança de falta de Keyta, mas foi só. A situação não se alterou, tendo o cansaço como um aliado ao anti-futebol. Desta forma, a decisão foi para as penalidades.
Na disputa por pênaltis, Tshabalala marcou para a África do Sul, que viu, na sequência, Furman e Mahlangu pararem em Diakité e Majoro cobrar para fora. Do lado malinês, Diabaté, Tamboura e Mahamane Traore converteram suas cobranças, levando sua seleção à semifinal da competição.
Mali aguarda agora o vencedor de Costa do Marfim e Nigéria, que enfrentam-se neste domingo em Rustenburg. A semifinal está programada para a próxima quarta-feira, 06/02, em Durban.

FICHA DO JOGO:

ÁFRICA DO SUL 1 (1) X (3) MALI

Data: 02/02/2013
Horário: 16h30 (horário de Brasília)
Local: Moses Mabhida Stadium; Durban-AFS
Árbitro: Néant Alioum-CMR
Cartões Amarelos: B. Khumalo, Rantie, Majoro e Masilela (África do Sul). Sow e Mahamane Traoré (Mali).
Gols: Rantie, aos 32 minutos do primeiro tempo e Seydou Keyta, aos 13 minutos do segundo tempo. 

África do Sul: Khune; Gaxa, Khumalo, Sangweni e Masilela; Phala (Serero), Furman, Letsholonyane e Mahlangu; Rantie (Majoro) e Parker (Tshabalala). Técnico: Gordon Ingesund.

Mali: Soumalia Diakité; Fousseni Diawara, Wagué, Adama Coulibaly e Tamboura; Sow, Mohamed Sissoko (Mahamane Traoré), Seydou Keita e Samba Diakité; Maïga e Samassa (Diabaté). Técnico: Patrice Carteron.

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.