Copa Africana das Nações 2013: Nigéria, a décima quarta Semifinal!

  • por Rogério Bibiano
  • 8 Anos atrás

Emenike corre na comemoração do primeiro gol acompanhado por Mikel, Onazi e Moses.
Foto: AFP.

O segundo dia das quartas de final da 29ª Copa Africana das Nações começou com um clássico envolvendo Costa do Marfim e Nigéria, em um jogo emocionante. Os nigerianos demonstraram muita raça, coração e superou o favoritismo dos marfinenses, que mais uma vez ficaram pelo caminho com uma geração de ouro.

Para muitos jogadores desta Costa do Marfim, pode ter sido a última CAN de suas carreiras. Já a Nigéria, tem premiado seu treinador Stephen Keshi e suas apostas locais, contestadas em parte do país.

O Jogo

Favorita absoluta, a Costa do Marfim começou o jogo pressionando, com Didier Drogba assustando em um arremate. A resposta nigeriana veio com uma cabeçada de Ideye, após jogada de Victor Moses. Ambas as equipes aproveitaram a ótima qualidade do gramado e buscaram valorizar a posse de bola. A troca de passes era permitido dos dois lados até suas intermediárias. A partir dali, muita eficácia na marcação.

Aos 26 minutos, Emmanuel Emenike perdeu uma grande oportunidade sozinho na área, após bom passe de Echiejile. Porém, aos 43 minutos, o mesmo Emenike não perdoou, soltando uma bomba em cobrança de falta ensaiada com Obi Mikel. O goleiro Barry “Copa” falhou e a Nigéria fez 1 a 0.

A vantagem nigeriana, porém, não pode ser muito degustada. Aos cinco minutos, Tioté empatou de cabeça após falta cobrada por Drogba. A partir do gol, os marfinenses passaram a pressionar e, aos 22 minutos, Yaya Touré obrigou Enyeama a fazer boa defesa. Aos 33, Sunday Mba arrancou com a bola dominada pela meia-direita, passou por três marcadores e arrematou. A bola ainda desviou antes de balançar as redes de Barry “Copa”. Um golaço. A Nigéria colocava a mão na vaga.

Atrás do marcador, o treinador Sabri Lamouchi lançou os Elefantes ao ataque. No desespero, a Costa do Marfim passou a lançar bolas na área. A Nigéria, muito bem postada defensivamente, soube segurar a pressão, garantindo assim mais uma participação nas semifinais. Na quarta-feira, em duelo programado para 13h00, as Super Águias, pela décima quarta vez, disputam as semifinais da CAN. O adversário será Mali, que neste sábado eliminou a África do Sul nos pênaltis.

FICHA DO JOGO:

COSTA DO MARFIM 1 X 2 NIGÉRIA

Data: 03/02/2013.
Horário: 13h00 (horário de Brasília).
Local: Royal Bafokeng Stadium; Rustenburg-AFS.
Árbitro: Djamel Haimoudi-ALG.

Cartões Amarelos: Yaya Touré, Kalou e Bamba (Costa do Marfim). Onazi e Enyeama (Nigéria).

Gols: Emenike aos 43 minutos do primeiro tempo. Tioté, aos 5 minutos e Sunday Mba, aos 33 minutos do segundo tempo.

Costa do Marfim: Barry; Eboué, Bamba, Zokora e Tiéné; Tioté, Yaya Touré e Romaric (Lacina Traoré); Kalou (Gradel), Drogba e Gervinho. Técnico: Sabri Lamouchi.

Nigéria: Enyeama; Ambrose, Oboabona, Omeruo e Echiejile; Obi Mikel, Onazi e Sunday Mba; Moses (Yobo), Ideye e Emenike. 
Técnico: Stephen Keshi.

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.