Copa Africana das Nações 2013: Nigéria finalista!

  • por Rogério Bibiano
  • 8 Anos atrás

Ideye salta sobre Ambrose, observado por Onazi (17) e ao fundo Obi Mikel (10), na comemoração do segundo gol nigeriano.
Foto: Agência Reuters.

A Nigéria é a primeira finalista da 29ª Copa Africana das Nações 2013, que está sendo disputada na África do Sul. Os comandados de Stephen Keshi não deram chances para Mali, goleando inapelavelmente, 4×1.

No domingo, a Nigéria busca seu terceiro título. Campeã em 1980 e em 1994, a seleção retorna a uma final após 13 anos. Em 2000, os nigerianos, jogando em casa, perderam nos pênaltis para Camarões.

O Jogo

Com uma boa postura em campo, Mali começou melhor, com mais posse de bola. Sob a batuta de Seydou Keita, as Águias do Mali tocavam bem a bola e assustaram em duas oportunidades, arriscando de longa distância, com Traoré e Sissoko.

Aos 14 minutos, a resposta nigeriana veio com Ideye que bateu cruzado para importante defesa de Samassa. Aos 21, Obi Mikel bateu de fora da área, quase abrindo o placar para as Super Águias.

Assumindo o controle do jogo e a condição de favorita, a Nigéria abriu o placar aos 24 minutos, após ótima jogada de Victor Moses pela direita. Ele encontrou o lateral Echiejile livre na área para completar de cabeça.

A Seleção de Mali mal teve tempo para reagir. Aos 29 minutos, Moses puxou contra-ataque e lançou Emenike na direita. O cruzamento de primeira achou Ideye, que, antecipando-se à zaga de Mali, tocou para o gol.

O gol deu grande moral para Nigéria e caiu como uma ducha de água fria sobre os jogadores de Mali. Melhor em campo, a Nigéria fez o terceiro com o artilheiro Emenike (quatro gols na CAN-2013) em cobrança ensaiada de falta, batendo rasteiro; a bola desviou na barreira, matando o goleiro Samassa

Com o jogo praticamente definido na primeira etapa, Mali voltou extremamente ofensiva. Logo aos dois minutos, Keita perdeu uma ótima chance para diminuir o prejuízo, chutando para fora após estar livre na área.

A Nigéria tocava bem a bola, esperando Mali, que por sua vez não conseguia avançar a partir do meio-campo. Aos quinze minutos um contra-ataque nigeriano definiu de vez a partida. Ahmed Musa recebeu sozinho e teve tranquilidade para tocar no meio das pernas de Samassa. 4×0.

Musa ainda anotaria o quinto gol, corretamente anulado por impedimento. Aos 29 minutos, Cheik Diarra diminuiu para Mali, completando boa jogada de Diabaté.

A final da Copa Africana das Nações está programada para o próximo domingo a partir das 16h30 (horário de Brasília). O campeão irá integrar o Grupo B da Copa das Confederações, que tem o Brasil como sede.

FICHA DO JOGO:

MALI 1 X 4 NIGÉRIA

Data: 06/02/2013.
Horário: 13h00 (horário de Brasília).
Local: Moses Mabhida Stadium; Durban-AFS.
Árbitro: Bakary Gassama.

Cartões Amarelos: Ambrose (Nigéria); Maiga e Mahamadou Samassa (Mali)
Gols: Echiejile, aos 24; Ideye aos 29 e Emenike aos 44 minutos do primeiro tempo. Musa, aos 15 e Cheik Diarra, aos 30 minutos do segundo tempo. 

Mali: Mamadou Samassa; F.Diawara, Wagué, M.N’Diaye e Tamboura; K.Traoré, M.Sissoko (Cheick Diabaté), S.Keita e M.Traoré (Sow); Maïga (Cheik Diarra) e Mahamadou Samassa. Técnico: Patrice Carteron.

Nigéria: Enyeama; Ambrose (Yobo), Omeruo, Oboabona e Echiejile; Obi Mikel, Onazi e Mba; Ideye (Uzoenyi), Emenike e Moses (Musa). Técnico: Stephen Keshi.

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.