Napoli x Juventus – A última chance napolitana

  • por Tiago Lima Domingos
  • 7 Anos atrás

calcio

Uma partida em que tudo pode acontecer. Napoli e Juventus se enfrentam em Nápoles, nesta sexta-feira, em grande e aguardado clássico do futebol italiano. Líder contra vice-líder e o futuro do campeonato em jogo. Quem vai perder?

Napoli:

O Napoli chega ao clássico sob certa desconfiança. Nas duas últimas rodadas, quando teve a chance de encostar um pouco mais na Juventus, decepcionou. Foram dois empates por 0x0 contra Sampdoria e Udinese. Isso despertou a seguinte desconfiança da crítica: será que o time de Walter Mazzarri não consegue lidar com a pressão de ser o grande rival da Juve no campeonato?

A resposta para essa pergunta pode ser dada pelos jogadores na noite de hoje, na Itália. Num San Paolo lotado, qualquer resultado que não seja a vitória dos donos da casa será uma imensa frustração para a torcida. Torcida esta que deverá ter uma presença ilustre. Diego Armando Maradona, grande ídolo do clube, é aguardado no estádio para assistir à grande partida. Maradona, inclusive, declarou que gostaria de treinar o Napoli um dia.

reuters maradona

Foto: Agência Reuters – Maradona esteve essa semana em Nápoles e é aguardado de volta à cidade para acompanhar o clássico.

Mazzarri encara a partida como decisiva, claro, mas salienta que depois do clássico haverá ainda mais 11 rodadas. Ponto importante para este Napoli, capaz de vencer a Juventus e logo depois perder pontos em uma partida que é considerado favorito. Fato é que uma derrota seria desastrosa e mataria o campeonato. A Juventus, de Conte, não permitiria mais vacilos e teríamos um “campeonato decidido” na 27ª rodada. Um empate ainda deixaria vivo um campeonato para as rodadas restantes. Já uma vitória esquentaria a briga pelo título, ainda mais com uma Juventus preocupada com Calcio e Champions League. Já o Napoli tem apenas o campeonato para se dedicar.

Para o Napoli vencer, será fundamental contar com Cavani, que não marcou nos últimos quatro jogos no campeonato e quer acabar com o jejum. Para isso, contará com o apoio de Hamsik – líder de assistências no campeonato, 11 no total – e Pandev, para quem sabe repetir a inesquecível tripletta anotada em 2011.

Provável formação:

Napoli (3-4-1-2) – De Sanctis; Campagnaro, Paulo Cannavaro, Britos; Maggio, Behrami, Inler, Zuñiga; Hamsik; Pandev e Cavani

Juventus:

Após um mês de janeiro claudicante, a Juventus se recuperou muito bem em fevereiro. Voltou a vencer e jogar bem no campeonato e praticamente se classificou às quartas da Champions League ao vencer o Celtic, fora de casa, por 3×0. Chega ao clássico tranquila e sabendo que um empate não é desprezado. Mas jogará para vencer, aproveitando as falhas do adversário, que tem muito mais a perder nesta noite.

Antonio Conte poderá, enfim, escalar seu onze ideal. Após dois meses enfrentando desfalques sérios, todos estão disponíveis, dentre eles, Chiellini, peça chave na defesa bianconera, a menos vazada do campeonato. O zagueiro vinha sendo desfalque há mais de um mês e retorna em momento decisivo da temporada, porém, tanto tempo parado deve fazer com que Conte opte por Peluso.

Juventus FC v Cagliari Calcio  - Serie A

Foto: Getty Images – Não poderia ser diferente. Pirlo é a grande arma e o comandante da Juventus no clássico desta sexta

A solidez defensiva e o ótimo trio de volantes Vidal-Pirlo-Marchisio são as principais armas para uma vitória que praticamente decidiria o campeonato.

Provável formação:

Juventus (3-5-2) – Buffon; Barzagli, Bonucci, Peluso (Chiellini); Lichsteiner, Vidal, Pirlo, Marchisio, Asamoah; Giovinco e Vucinic

Como chegam ao clássico?

Napoli : 52 pontos; 26 jogos – 15 vitórias, 7 empates e 4 derrotas. 46 gols marcados; 21 sofridos

Artilheiro: Edinson Cavani (18 gols) – Artilheiro do campeonato

Juventus: 58 pontos; 26 jogos – 18 vitórias, 4 empates e 4 derroas. 53 gols marcados; 17 sofridos

Artilheiros: Giovinco e Quagliarella (7 gols)

Números gerais do confronto

opta

Foto: Repdrodução. Dados estatísticos: Opta Sport. – Números gerais dos confrontos entre as equipes

 

NAPOLI x JUVENTUS

Horário: 16:45 (Brasília)

Data: 01/03/2013

Estádio: San Paolo, Nápoles – Itália

Transmissão: Fox Sports e Rai International

Último confronto: Juventus 2 – 0 Napoli

Comentários

Carioca e rubro-negro. Do Rio de Janeiro a Milão. Doente por futebol, é claro. E apaixonado pelo Calcio.