Pré Barcelona x Real Madrid – volta da semifinal da Copa do Rei

  • por Victor Mendes Xavier
  • 6 Anos atrás

VEJA A COBERTURA DO JOGO NA DOENTES POR FUTEBOL

Hoje, às 17h (horário de Brasília), a Espanha vai conhecer o primeiro finalista da Copa do Rei 2012-13. No Camp Nou, Barcelona e Real Madrid entram em campo para o jogo decisivo após o empate por 1×1 no Santiago Bernabéu, em janeiro. Na coletiva pré-jogo, Jordi Roura e José Mourinho não esconderam a importância do duelo, algo que deverá se refletir nas escalações das duas equipes e, sobretudo, em campo.

Porém, os dois treinadores têm dúvidas para o superclássico. Após a partida decisiva de Kaká na Galícia no sábado (gol + jogada para o gol da virada, de Higuaín), o brasileiro ganhou confiança e moral para iniciar como titular na Catalunha. As chances são altas porque Di María foi expulso de maneira infantil no jogo de sábado e pode ser “punido” pelo treinador português. Contudo, é perfeitamente plausível a aparição do argentino no time titular porque Mourinho, provavelmente, não irá abdicar da velocidade do camisa 22 pelo lado direito do campo. Ele deverá se aproveitar de Alba que não vive boa fase na temporada. Caso Kaká seja titular, o mais provável é o deslocamento de Özil ao setor direito do 4-2-3-1, como no segundo tempo do jogo da ida.

Por outro lado, a dor de cabeça de Roura se chama David Villa. Especialmente após a derrota barcelonista para o Milan, quando os blaugranas foram neutralizados pela retranca do time rossonero, o nome do Guaje foi cobrado por alguns torcedores. No último sábado, na vitória suada diante do Sevilla, o atacante deu mais margem às especulações ao ser o autor do gol de empate, em aparição surpresa no meio da área, como um centroavante. Roura fez elogios a Villa, mas se esquivou quando perguntado se ele seria titular. De acordo com a rádio Mundo Deportivo, o treinador provisório deve mandar a campo o chamado onze de gala, à exceção de Víctor Valdés, que é sempre reserva na Copa do Rei. Pinto; Daniel Alves, Piqué, Puyol, Alba; Busquets, Xavi, Fàbregas; Pedro, Messi, Iniesta – mesma escalação do jogo de ida.

A inconstância marca a fase atual dos craques das duas equipes. Messi começou 2013 num ritmo mais lento do que o habitual e vem de uma partida bem fraca diante do Milan. Após os supostos atritos com Arbeloa e Karanka no estacionamento do Santiago Bernabéu, o argentino, como bem definiu o Marca, chega “picado” ao confronto desta terça. Por sua vez, Cristiano Ronaldo está com a moral alta: nas últimas cinco visitas ao Camp Nou, foram cinco gols do português. O gajo, assim como Messi, foi peça nula no jogo de ida, que teve o coadjuvante Varane como grande protagonista.

Os pontos fracos de Barcelona e Real Madrid são reconhecidamente semelhantes: os dois gigantes sofrem com a bola aérea. Ainda que a zaga barcelonista esteja numa temporada mais frágil, com uma recomposição feita de maneira muito lenta, o sistema defensivo merengue não é nada confiável. Hoje, Pepe deve formar a dupla de zaga com Varane. O brasileiro naturalizado português, porém, não está num ritmo de jogo ideal. No sábado, ele não viu a cor de Riki, que passeou pelo seu setor.

De qualquer maneira, um superclássico como esse não tem favorito. Mais de 90 mil ingressos foram vendidos e a promessa é de um Camp Nou inflamado. A Sports +, canal exclusivo da SKY, prometeu a transmissão ao vivo do duelo.

Prováveis escalações
BARCELONA: Pinto; Daniel Alves, Piqué, Puyol, Alba; Busquets, Xavi, Fàbregas (Villa); Pedro, Messi, Iniesta.

REAL MADRID: Diego López; Sergio Ramos, Varane, Pepe, Fabio Coentrão; Xabi Alonso, Khedira; Di María (Kaká), Özil, Cristiano Ronaldo; Higuaín (Benzema).

CONFIRA O GUIA DE JOGOS E SAIBA MAIS ONDE ASSISTIR TODOS OS JOGOS.

 

VEJA A COBERTURA DO JOGO NA DOENTES POR FUTEBOL

Comentários

Jornalista, carioca e apaixonado pela Liga Espanhola desde a época em que Rivaldo, Zidane, Figo e Raúl foram seus professores. Colaborou para o programa [email protected] da Rádio Globo São Paulo falando sobre o futebol do país das touradas. Repórter da Super Rádio Tupi.