Pré-Jogo: Milan x Barcelona

  • por Tiago Lima Domingos
  • 8 Anos atrás

Novamente o Barcelona no caminho do Milan. Na temporada passada eles se enfrentaram na fase de grupos e logo depois nas quartas-de final da melhor competição de clubes do mundo. Na época deu Barcelona, mas não foi uma classificação fácil, e essa é a expectativa do treinador Massimiliano Allegri para as oitavas de final: dificultar ao máximo a vida do Barcelona.

Milan:

Como está na temporada?

max allegri

Foto: Reproodução – Allegri é um dos principais responsáveis pela crescente do Milan

Após um dos piores inícios de sua história, Allegri vem comandando o Milan numa sensacional arrancada. Depois de perder jogadores importantes e reformular quase todo plantel titular, podemos dizer que o clube hoje tem um padrão de jogo e um sistema sólido que não muda mais: o 4-3-3 deu certo e o Milan só cresceu. Ninguém pontuou mais que o Milan da 7ª rodada do Calcio em diante. Se o início de campeonato tivesse sido no mínimo razoável, o rubro-negro poderia estar disputando o título junto a Napoli e Juventus.

Uma defesa que não inspira confiança

O fato mais preocupante para os tifosi rossoneri é ter de enfrentar o melhor ataque e melhor jogador do mundo com uma defesa instável e aquém das tradições do clube. No campeonato foram 31 gols sofridos em 25 jogos, média alta, e um ponto fraco em comum com o Barcelona: o fraco jogo aéreo defensivo da equipe, fato notório, reconhecido pelo próprio treinador. Mexès parece ser o único titular, de uma defesa que muda constantemente partida pós partida.

O que pode dar certo

O Barcelona não mudou muito a forma de jogar em relação à última temporada e Allegri sabe disso. Um ponto positivo é o de que o jogo do Milan contra o clube catalão se encaixou bem. Nos últimos quatro jogos foram dois empates e duas vitórias do Barcelona, mas com o Milan dificultando ao máximo as ações nos quatro confrontos. A juventude do ataque pode ser uma boa arma na pressão da marcação na saída de bola do adversário. E como já dito, o Milan deve aproveitar, principalmente de Pazzini (que deverá ser titular) no jogo aéreo, um dos maiores defeitos do baixo time do Barcelona.

A formação

el shaa

Foto: Repdrodução – El Shaarawy, 20 anos. A grande arma e esperança dos rossoneri

Robinho, peça que seria importante pela experiência, ficará de fora por lesão. El Shaarawy, maior destaque individual do clube até aqui, deve ser confirmado, apesar de não ter jogado na última rodada devido a um pequeno problema no joelho. O mesmo vale para Boateng, que jogou na sexta, mas não está em condições físicas ideais. Outra ausência pesada, mas já sabia, é a de Mario Balotelli, que não pode atuar, por já ter jogado a competição pelo ex-clube Manchester City. Nos convocados, ficaram de fora Nocerino e Flamini, por pequenas lesões. O francês era visto como peça importante na marcação do meio-campo rubro-negro. Resta saber quem fará esse papel, provavelmente o ganês Sulley Muntari

No entanto, em entrevistas, o dono do clube, Silvio Berlusconi, “aconselhou” Allegri a uma marcação homem a homem em cima de Lionel Messi. Será?

Provável formação: 4-3-3 – Abbiati; Abate, Mexès, Zapata, Constant; Montolivo, Ambrosini, Muntari; Prince-Boateng, Pazzini e El Shaarawy

Barcelona:  (Colaborou Pedro Galindo)

O Barcelona visita hoje o San Siro com a mesma responsabilidade que carregava nos confrontos da temporada passada: vencer um Milan que passa por um momento de reformulação e rejuvenescimento. No entanto, também como nos jogos da Champions passada, o favoritismo destacado do Barça não deve se traduzir em muitos gols, pois do outro lado estará uma equipe tradicional e que vem em franca recuperação no Calcio.

messi milan

Foto: Reprodução – Messi em ação contra o Milan. O melhor do mundo já marcou 3 vezes contra o rubro-negro, todos de pênalti.

A tônica do jogo dificilmente fugirá do esperado domínio do Barça sobre todas as ações. Mesmo jogando fora de casa, a equipe azulgrená deverá ditar o ritmo do jogo com seu tradicional toque de bola incansável, colocando o adversário para correr. O Milan, por sua vez, tentará fugir do domínio catalão acelerando o jogo e apostando na velocidade de El Shaarawy, praticamente a única opção de ilusionismo que os rossoneri terão. O Barça terá também que fugir da pesada marcação que será imposta pelo Milan na tentativa de bloquear seu conhecido “tiki taka”. A bola aérea, tradicional deficiência da defesa catalã, deverá ser fortemente explorada pelo ataque milanista, por isso os laterais Dani Alves e Jordi Alba, notoriamente ofensivos, deverão redobrar os cuidados e ser menos agudos.

As expectativas são altas para este duelo de campeões. Serão onze títulos da Champions em campo, e um amplo favoritismo do Barça que não deve, no entanto, ser levado para a partida: o Milan é um adversário perigoso e extremamente tradicional. Tudo indica que os catalães conseguirão levar uma boa vantagem para o jogo no Camp Nou, e um resultado positivo do Milan será surpresa para todos. A única certeza é que todos os olhos estarão ligados neste grande clássico

Provável formação: 4-3-3 – Víctor Valdés; Daniel Alves, Piqué, Puyol, Alba; Busquets, Xavi (Thiago), Fàbregas; Pedro, Messi, Iniesta.

E você? Vai perder esse jogão?

Comentários

Carioca e rubro-negro. Do Rio de Janeiro a Milão. Doente por futebol, é claro. E apaixonado pelo Calcio.