Shanghai Shenhua perde título de 2003 por manipulação de resultados

Shanghai Shenhua
Não é apenas na Europa que a manipulação de resultados anda fazendo vítimas. Na China, o Shanghai Shenhua, ex-clube dos atacantes Drogba e Anelka, foi condenado pela Federação Chinesa de Futebol a pagar uma multa de £100.000, perder 6 pontos no Campeonato Chinês da próxima temporada e perder o título de campeão chinês de 2003. As punições são por causa de um esquema de manipulação de resultados no campeonato chinês de 10 anos atrás.

Dois ex-dirigentes do clube foram banidos para sempre de qualquer envolvimento com o futebol.

Nan Yong, ex-presidente do clube, foi sentenciado a 10 anos e meio por ter aceitado mais de três milhões de reais pela manipulação, enquanto seu predecessor, Xie Yalong, recebeu a mesma sentença e também foi multado em mais de 60 mil reais.

Ao todo, 58 pessoas foram punidas pela Federação Chinesa em uma operação disciplinar iniciada há três anos com o objetivo de eliminar a corrupção e manipulação de resultados em jogos do Campeonato Chinês.

Yang Yimin, ex-presidente da Federação Chinesa, e Lu Jun, árbitro que apitou na Copa do Mundo de 2002 e era conhecido como o “Apito de Ouro” da China, foram banidos para sempre do futebol. Outras 33 pessoas envolvidas também receberão tal punição.

Quatro ex-jogadores da seleção chinesa (Shen Si, Qi Hong, Jiang Jin e Li Ming) foram presos, sentenciados a mais de seis anos na cadeia, em junho, por estarem envolvidos no esquema e também foram banidos de atividades futebolísticas para sempre.
Comentários

Estudante de Redes de Computadores. Fanático por futebol, seja brasileiro ou europeu. Sua preferência, na Europa, é a Premier League.