Araxá x Cruzeiro, o jogo esperado por 20 anos!

  • por Osmar Júnior
  • 8 Anos atrás
Araxá x Cruzeiro, o jogo esperado por 20 anos!

Araxá x Cruzeiro, o jogo esperado por 20 anos!

Araxá, uma cidade pacata, com cerca de 100 mil habitantes, entrou novamente na rota dos times grandes do futebol brasileiro. O time alvinegro, cujo mascote é o ganso, desde 1993 não disputava a elite do futebol mineiro.

Nesses 20 anos, o time se afundou em crises financeiras, subiu e desceu pelas divisões inferiores do estado, teve suas atividades suspensas por um pequeno período, mas desde 2007 vem fazendo boas campanhas.

Em 2007, o Ganso foi campeão da Segunda Divisão (equivalente à terceira divisão, em uma confusa nomenclatura definida pela Federação Mineira de Futebol). Em seguida, a equipe foi rebaixada em 2010. Mas, em 2011, foi novamente campeã da Segundona, conseguindo o título do Módulo II em 2012. Dessa forma, finalmente assegurou uma vaga na elite do estado em 2013.

Quando a tabela foi definida no final do ano de 2012, uma data não saia da cabeça da população araxaense. 10 de março de 2013. Era a data em que um dos grandes do estado visitaria a cidade. O escolhido foi o Cruzeiro. O time azul celeste vem fazendo boa campanha nesta edição e, após vencer o clássico sobre o Atlético, vem liderando o torneio, mantendo-se invicto até o momento.

Nestes dias que antecedem a partida, a cidade está em polvorosa pela realização do jogo. Devido à pequena capacidade do estádio municipal Fausto Alvim, apenas 5000 ingressos foram disponibilizados para o jogo. Mas a ansiedade e expectativa pela realização da partida são tão grandes que eles já se esgotaram. A procura pelas entradas nas redes sociais é intensa. Há promoções com sorteios, inclusive.

O araxaense Carlos Edgard é um exemplo. Com 29 anos, ele se recorda dos tempos em que o clube alvinegro disputava a elite. “Quando eu tinha os meus 6, 7 anos, me recordo de ver o movimento pela cidade nos dias de jogos. Meu pai me levava em algumas partidas e a emoção era muito grande. Eu ainda não tinha a dimensão de o que era Módulo I, Módulo II ou Segunda Divisão, mas agora, depois de 20 anos, eu entendo como aquele momento foi importante no história do Araxá Esporte. Era muito bacana quando o Araxá enfrentava, no Fausto Alvim, o Atlético ou Cruzeiro. Toda a cidade se comovia com a partida. Depois de tanto tempo, estou revivendo este momento. Tomara que o Ganso ganhe este jogo, afinal viemos de três derrotas consecutivas e não quero um rebaixamento pro Módulo II de maneira alguma.”, disse o torcedor.

Última partida oficial entre Araxá x Cruzeiro no Fausto Alvim, realizada em 1993

 Carlos ainda disse à equipe da Doentes por Futebol que infelizmente não conseguiu comprar seu ingresso. “Eu não consegui comprar meu ingresso, mas estou participando de um sorteio na internet, espero poder ganhar e ir apoiar o meu Araxá Esporte. É um momento único para nossa cidade e não quero ficar de fora”, declarou nosso entrevistado.

Carlos exibe sua camisa comemorativa do Araxá EC

Carlos exibe sua camisa comemorativa do Araxá EC

Araxá e Cruzeiro se enfrentam no domingo, às 16 horas, no estádio municipal Fausto Alvim. O alvinegro do interior mineiro vem de três derrotas consecutivas (para Atlético fora de casa, América de Teófilo Otoni no Fausto Alvim e Caldense fora) e precisa desesperadamente de uma vitória para se manter fora da zona de rebaixamento. Já o Cruzeiro é líder da competição, possui 10 pontos e ainda não perdeu na competição.

Comentários

Nascido e residente em Araxá/MG. Apaixonado por esportes em geral, dedica boa parte de seu tempo acompanhando futebol. Tem um carinho todo especial por histórias de equipes alternativas e times de divisões inferiores. Nas horas vagas, relaxa praticando mountain bike.