Até onde o Flamengo pode ir?

  • por Doentes por Futebol
  • 8 Anos atrás

Por Lucas Cavalcante

Time que muitos diziam que só faria figuração ao longo do ano está surpreendendo. O Flamengo vem fazendo um estadual impecável até aqui, não só pelas vitórias, mas as atuações enchem os olhos dos torcedores que já começam a pensar se esse time manterá o bom rendimento no Brasileiro. Muitos especialistas no assunto dizem que o estadual não serve de parâmetro pra nada, mas estatísticas mostram que desde 2007 o time que ganhou o campeonato Estadual teve uma vida tranquila no campeonato nacional.

Em 2007 sob o comando de Ney Franco e com atuação magistral do ex goleiro Bruno o Flamengo foi o campeão, no campeonato mais importante do ano o time rubro negro repetiu o sucesso e chegou a uma excelente terceira posição.

Um ano depois tivemos a mesma final, onde o time que era comandado por Joel Santana se saiu melhor contra o time de Cuca. Depois de mudanças precisas do treinador Rubro Negro, o Flamengo se sagrou campeão depois de sair atrás do placar. Apesar da frustração de não ir a Libertadores o campeão carioca terminou o Brasileiro em uma boa posição, foi 5º colocado.

Em busca do tri estadual em cima do Botafogo a estrela do ex goleiro Bruno brilhou novamente. Depois de um joga sensacional no tempo normal a final acabou por ser decidida nos pênaltis, onde o time Rubro Negro se saiu tri campeão estadual. No Brasileiro, a glória, o time rubro negro se sagrou campeão depois de 17 anos.

Depois de 3 anos amargando o vice campeonato o Botafogo conseguiu o seu título em 2010 em cima de um badalado, porém conturbado Flamengo. Papai Joel conseguiu mais um título estadual, que teve como herói na final o goleiro Jefferson, que defendeu um pênalti do Adriano. No campeonato Brasileiro apesar da frustração de não ir a Libertadores o Botafogo passou longe de ter preocupações, foi sexto colocado.

Com um elenco cheio de estrelas o Flamengo voltou a comemorar o título estadual, Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves comandaram o time que foi campeão invicto. Na final, Felipe brilhou e nos pênaltis o time rubro negro se sagrou campeão. No Brasileiro foi bem, terminou na quarta colocação, garantindo vaga para a Libertadores.

Depois de um tempo longe das finais o Fluminense voltou com tudo, e com um elenco espetacular o tricolor das Laranjeiras foi campeão vencendo os dois turnos, com direito a uma goleada em cima do Botafogo na final. Repetindo o sucesso de 2010, o time dirigido por Abel Braga fez uma campanha impecável e o time carioca alcançou seu 4º título nacional.

Campeonato Carioca é sim uma competição com nível abaixo do Brasileiro, mas dá preparação e motivação (em caso de título) para o resto do ano. Os times por vezes sofrem alterações de um campeonato para o outro, mas a base na maioria das vezes é mantida. Hoje, nesse Flamengo, vemos jogadores que não tiveram muitas chances anteriormente brilharem.

Com um elenco cheio de garotos e apostas, o time comandado por Dorival Junior é a sensação do Brasil, que torce para ser campeão e que o retrospecto não falhe.

Comentários