Eliminatórias – África: resumo 3ª Rodada/2ª Fase.

  • por Rogério Bibiano
  • 8 Anos atrás

Dezoito jogos, envolvendo 36 Seleções distribuídas em dez grupos, movimentaram entre sábado e domingo as Eliminatórias para a Copa do Mundo 2014 na África. As partidas foram válidas pela 3ª Rodada da 2ª Fase, na qual apenas o campeão do Grupo seguirá na briga por uma vaga ao Mundial. Na terça-feira, tivemos mais dois jogos concluindo a rodada. Confira o resumo a seguir.

Grupo A

ÁFRICA DO SUL 2 X 0 REPÚBLICA CENTRO AFRICANA

No sábado, a África do Sul recebe a seleção Centro Africana e conseguiu a sua primeira vitória nesta fase das Eliminatórias. Jogando um bom futebol e impondo seu ritmo do início ao fim, os sul-africanos não tiveram maiores dificuldades. A vitória deixou a África do Sul em segundo no Grupo, com 5 pontos. Já a República Centro-Africana está em terceiro, com 3 pontos.

ELIMINATORIAS-AFRICA DO SUL X CENTRO-AFRICANA-23-03-13

Foto: AFP. Reneilwe Letsholonyane (12) da África do Sul, marca Manasse Enza (12), na vitória sul-africana.


ETIÓPIA 1 X 0 BOTSUANA

Em Addis Abeba, a líder e empolgada Etiópia recebeu Botsuana. Contrariamente ao que era esperado, Botsuana dificultou a vida da adversária e por pouco não conseguiu um ponto fora de casa. A vitória etíope veio aos 43 minutos da segunda etapa e foi comemorada como um título, pois deixou a seleção na liderança isolada do grupo com 7 pontos. Botsuana segue na lanterna, com apenas 1 ponto ganho e remotas chances de seguir na briga.

Grupo B

TUNÍSIA 2 X 1 SERRA LEOA

No sábado, em Rades, a líder Tunísia recebeu a vice-líder Serra Leoa. Os tunisianos praticamente asseguraram um lugar nos play-offs decisivos da África ao confirmarem a vitória, chegando a 9 pontos no grupo, cinco a mais que a vice-líder.

Foto: AFP. Mustapha Dumbuya (2) tenta tomar a bola de Oussama Darragi, na vitória tunisiana.

Foto: AFP. Mustapha Dumbuya (2) tenta tomar a bola de Oussama Darragi, na vitória tunisiana.


GUINÉ EQUATORIAL 4 X 3 CABO VERDE

No domingo, em Malabo, Guiné Equatorial e Cabo Verde fizeram um jogo eletrizante e, certamente, um dos mais emocionantes desta Eliminatórias. Guiné Equatorial chegou aos 4 pontos, na terceira colocação, enquanto Cabo Verde, sem pontos e na lanterna do grupo, dá adeus ao sonho do Mundial 2014.

ELIMINATÓRIA-GUINÉ EQUATORIAL X CABO VERDE-24-03-13_2

Foto: reprodução – guineecuatorialpress.com. Num jogo emocionante a Guiné Equatorial fez a festa do seu torcedor, que compareceu em bom número


Grupo C

 

COSTA DO MARFIM 3 X 0 GÂMBIA

 

Em Abidjan, a Costa do Marfim conquistou mais uma vitória, confirmando o favoritismo absoluto ante a Gâmbia. Os marfinenses lideram o grupo com 7 pontos ganhos. Gâmbia é lanterna, com 1 ponto ganho e apenas chances matemáticas.

 

Foto: Panapress. Yaya Touré mais uma vez comandou o meio-campo marfinense.

Foto: Panapress. Yaya Touré mais uma vez comandou o meio-campo marfinense.

TANZÂNIA 3 X 1 MARROCOS

 

No domingo em Dar Es Salaam, a Tanzânia não tomou conhecimento de Marrocos, deixando a tradicional equipe do norte africano em situação complicadíssima e virtualmente eliminada. A Tanzânia chega aos 6 pontos ganhos e à segunda colocação do grupo enquanto Marrocos está em terceiro com 2 pontos.

Foto: AFP. Mbwana Samata (10), foi o grande destaque da vitória tanzaniana sobre Marrocos.

Foto: reprodução – Federação Tanzaniana de Futebol. Mbwana Samata (10), foi o grande destaque da vitória tanzaniana sobre Marrocos.


Grupo D

LESOTO 1 X 1 ZÂMBIA

Neste domingo, em Maseru, Lesoto conseguiu um surpreendente empate contra a líder Zâmbia aos 44 minutos do segundo tempo. A Zâmbia, que após questões de “tapetão”, tinha 100% de aproveitamento, segue líder, com 7 pontos, mas deixou escapar pontos preciosos. Lesoto é terceiro, com 2 pontos.

Foto: Panapress. Christopher Katongo é desarmado no empate ante o Lesoto. Zâmbia desde a CAN-2013 vem jogando mal.

Foto: Panapress. Christopher Katongo é desarmado no empate ante o Lesoto. Zâmbia desde a CAN-2013 vem jogando mal.



GANA 4 X 0 SUDÃO

Em Kumasi, a tradicionalíssima Gana não tomou conhecimento do Sudão, venceu de forma convincente e tranquila, espantou a crise e, ainda por cima, encostou na líder Zâmbia. As Estrelas Negras agora estão com 6 pontos, na segunda colocação da chave. Sudaneses permanecem na lanterna, com apenas 1 ponto ganho.

Foto: reprodução - ghanaweb.com. Jogadores de Gana, comemoram o segundo gol, marcado por Wakaso, na goleada que mantém as Estrelas Negras na briga por uma vaga.

Foto: reprodução – ghanaweb.com. Jogadores de Gana, comemoram o segundo gol, marcado por Wakaso, na goleada que mantém as Estrelas Negras na briga por uma vaga.

Grupo E

CONGO 1 X 0 GABÃO

Em Pointe Noire, Congo recebeu Gabão em jogo bastante disputado e equilibrado na maior parte do tempo. Na segunda etapa, Congo abriu o marcador, soube segurar a pressão gabonesa e chegou aos 9 pontos, na liderança absoluta do Grupo. Gabão está na lanterna, com 3 pontos.

BURKINA FASO 4 X 0 NÍGER

A vice-campeã africana recebeu em Ouagadougou Níger, surpresa nos últimos anos do futebol africano. Empolgada pelo ótimo momento vivido, a Seleção burkinabé atropelou Níger. Burkina Faso assume a segunda colocação do Grupo, com 3 pontos, mesma pontuação de Níger, terceira colocada.

Foto: reprodução - fasosports.com. Jogadores de Burkina Faso comemoram o segundo gol, marcado por Aristides Bancé. Goleada mantém vivo "Os Garanhões".

Foto: reprodução – fasosports.com. Jogadores de Burkina Faso comemoram o terceiro gol, marcado por Charles Kaboré. Goleada mantém vivo “Os Garanhões”.

Grupo F

NIGÉRIA 1 X 1 QUÊNIA

Em Calabar, a Nigéria, campeã africana de 2013, quase foi surpreendida pelo Quênia, que saiu vencendo e segurou o resultado até os 48 minutos do segundo tempo. Com o empate, os nigerianos seguem na liderança do Grupo, com 5 pontos, mas já com a companhia de Malawi. Quênia, está em último, com 2 pontos e ainda dependendo somente de suas forças.

Foto: AFP. Jogadores e comissão técnica queniana comemoram o gol da falta de Francis Kahata. O Quênia esteve próximo de vencer os campeões africanos de 2013.

Foto: AFP. Jogadores e comissão técnica queniana comemoram o gol da falta de Francis Kahata. O Quênia esteve próximo de vencer os campeões africanos de 2013.


NAMÍBIA 0 X 1 MALAWI

Em jogo bastante disputado, Malawi conseguiu uma importante vitória fora de casa. Assim, a seleção sobe para a segunda colocação no Grupo, com 5 pontos ganhos, igualando nigerianos e dependendo apenas de si. A Namíbia está em terceiro, com 3 pontos.


Grupo G

MOÇAMBIQUE 0 X 0 GUINÉ

Em jogo isolado do Grupo, Moçambique recebeu, em Maputo, a Guiné. Mesmo com muita disposição, a Guiné não conseguiu vencer a forte marcação moçambicana. O empate não foi bom para nenhuma das equipes. A Guiné segue em segundo, com apenas 4 pontos ganhos, e Moçambique está em terceiro, com 2 pontos.

Foto: reprodução - esquilo.com. Clesio Bauque (9), parte para cima de Thierno Bah (17), observado por Lanfia Camara (14), no empate que deixa ambas as Seleções distantes da Copa.

Foto: reprodução – esquilo.com. Clesio Bauque (9), parte para cima de Thierno Bah (17), observado por Lanfia Camara (14), no empate que deixa ambas as Seleções distantes da Copa.

EGITO 2 X 1 ZIMBÁBUE

 

Em confronto disputado nesta terça-feira, os Faraós receberam no Cairo, a lanterna Zimbábue.  Apesar do favoritismo e defendendo uma campanha perfeita no grupo, o Egito encontrou grandes dificuldades. A vitória só veio no final do jogo, com o grande ídolo, Mohamed Aboutrika. Egito, com 9 pontos lidera tranquilamente, Zimbábue é a lanterna do grupo, com 1 ponto.

Foto: Reuters. Knwoledge Musona (11) autor do gol de Zimbábue, tenta aplicar o chapéu em Wael Gomaa (20). Egípcios venceram em seguem 100% no Grupo.

Foto: Reuters. Knwoledge Musona (11) autor do gol de Zimbábue, tenta aplicar o chapéu em Wael Gomaa (20). Egípcios venceram em seguem 100% no Grupo.



GRUPO H

RUANDA 1 X 2 MALI

Em outro jogo isolado de sua chave, Mali visitou Ruanda e conseguiu uma importante vitória, num jogo complicado para os malineses ante o ímpeto e velocidade da jovem equipe ruandesa. A vitória, coloca Mali na segunda colocação do Grupo, com 6 pontos. Ruanda, está em último lugar, com 1 ponto.

Foto: reprodução - rwandanews.com. Edwin Owu (21) tenta passar pela marcação de Mohamed Sissoko (6). Campo castigado pela chuva, dificultou o toque de bola malinês.

Foto: reprodução rwandanews.com. Edwin Owu (21) tenta passar pela marcação de Mohamed Sissoko (6). Campo castigado pela chuva, dificultou o toque de bola malinês.

ARGÉLIA 3 X 1 BENIN

 

Em outro jogo realizado nesta terça-feira, a Argélia recebeu a surpreendente líder, Benin. Precisando vencer para evitar uma desclassificação precoce, os argelinos tomaram a iniciativa do jogo, ante uma aguerrida Benin. No segundo tempo a confirmação da vitória argelina, que assumem a liderança do Grupo, com 6 pontos. Benin caiu para o terceiro lugar, com 4 pontos.

Foto: AFP. Soudani tenta passar pela marcação beninense. "As Raposas" assumiram a liderança do Grupo.

Foto: AFP. Soudani tenta passar pela marcação beninense. “As Raposas” assumiram a liderança do Grupo.


Grupo I

CAMARÕES 2 X 1 TOGO

 

No sábado, em Yaoundé, Camarões conseguiu uma importante vitória, que pode colocá-la na rota definitiva para o Mundial. Com Samuel Eto’o fazendo a diferença, os Leões Indomáveis, chegaram à liderança com 6 pontos ganhos. Togo, sem Emmanuel Adebayor (que não se apresentou), é lanterna, com 1 ponto.

Foto: Panapress. Samuel Eto'o mais uma vez chamou para  si a responsabilidade. Camarões assume a liderança do Grupo.

Foto: Panapress. Samuel Eto’o mais uma vez chamou para si a responsabilidade. Camarões assume a liderança do Grupo.

REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO 0 X 0 LÍBIA

 

No domingo, em Kinshasa, a República Democrática do Congo, recebeu a boa Seleção da Líbia. Num jogo bastante equilibrado, os congoleses perderam uma ótima oportunidade com Dioko Kaluyituka que desperdiçou uma penalidade aos 25 minutos do segundo tempo. Congoleses estão em terceiro lugar, com 4 pontos, enquanto a Líbia é a segunda colocada, com 5 pontos.


Grupo J

SENEGAL 1 X 1 ANGOLA

 

No sábado, em Conakry, Guiné, Senegal recebeu Angola. Após um bom primeiro tempo e inúmeras oportunidades desperdiçadas, incluindo uma penalidade com o artilheiro e capitão Demba Ba, os senegaleses diminuíram o ritmo e viram Angola chegar ao empate. Senegal permanece na liderança, com 5 pontos, mas não dispara, como a maioria imaginava. Angola é terceiro lugar com 3 pontos.

Foto: reprodução - guineenews. Apesar de atuar em Conakry, um ótimo público entre senegaleses e angolanos compareceram para prestigiarem suas seleções. Grupo J é o mais equilibrado.

Foto: reprodução – guineenews. Apesar de atuar em Conakry, um ótimo público entre senegaleses e angolanos compareceram, prestigiando suas seleções. Grupo J é o mais equilibrado.

LIBÉRIA 2 X 0 UGANDA

 

No domingo, a Libéria recebeu Uganda e, com um futebol de muita velocidade e empurrada pela torcida, conseguiu uma importante vitória. A Libéria agora está na segunda colocação e segue firme na brica pela vaga com 4 pontos. Uganda caiu para a lanterna do Grupo, com 2 pontos ganhos.

ELIMINATORIA-LIBERIA X UGANDA-24-03-13-Jabateh celebrates wth Laffor

Foto: reprodução – liberiansoccer.com. Francis Jabateh (10), pula para abraçar Anthony Laffor, na comemoração do segundo gol liberiano. A Libéria entra definitivamente na briga pela vaga do equilibrado Grupo J.


A classificação completa e detalhada, das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2014, na Zona Africana, você confere aqui.

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.