Nesta terça-feira, a bola voltará a rolar na Europa, em 17 jogos valendo pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. A rodada passada já deixou alguns grupos bem encaminhados e nessa já podemos ter equipes com as duas mãos na classificação. Confira a situação em cada grupo:
Grupo A
Todas as equipes com 5 jogos
1 – Bélgica – 13 pontos, saldo 9
2 – Croácia – 13 pontos, saldo 6
3 – País de Gales – 6 pontos, saldo -7
4 – Sérvia – 4 pontos, saldo -1
5 – Macedônia – 4 pontos, saldo – 3
6 – Escócia – 2 pontos, saldo – 4
Jogos da Rodada
26/3 Sérvia x Escócia – Novi Sad
26/3 Bélgica x Macedônia – Bruxelas
26/3 País de Gales x Croácia – Swansea
A situação do grupo foi praticamente decidida na rodada passada. Bélgica e Croácia lutarão até o fim para ver quem se classifica diretamente e quem vai para a repescagem. Nessa rodada os belgas recebem a fraca Macedônia e devem vencer com tranquilidade. A Croácia terá um jogo um pouco mais difícil, já que joga fora de casa contra País de Gales, da estrela Gareth Bale. Pode acontecer um empate nessa partida, assim os belgas abririam vantagem de 2 pontos faltando apenas 4 jogos. Sérvia x Escócia é um jogo sem qualquer atrativo no grupo, visto que os dois países estão praticamente eliminados.
Grupo B
Bulgária com 5 jogos. Itália, Dinamarca, Malta e R.Tcheca com 4 jogos. Armênia com 3 jogos.
1 – Itália – 10 pontos, saldo 6
2 – Bulgária – 9 pontos, saldo 7
3 – Dinamarca – 5 pontos, saldo 1
4 – R.Tcheca – 5 pontos, saldo -1
5 – Armênia – 3 pontos, saldo -2
6 – Malta – 0 ponto, saldo -11
Jogos da Rodada
26/3 Armênia x R.Tcheca – Yerevan
26/3 Dinamarca x Bulgária – Copenhague
26/3 Malta x Itália – Ta’Qali
Depois de folgar na rodada e fazer amistoso contra o Brasil, a Itália volta sua atenção para as eliminatórias. O time treinado por Prandelli enfrentará a fraca seleção de Malta e não deve encontrar dificuldades para vencer e se manter na ponta. Depois da grande vitória por 3×0 contra a R.Tcheca, a Dinamarca recebe a Bulgária em confronto que pode ser de vida ou morte para os dinamarqueses, que ainda sonham com a classificação pelo menos para a repescagem.
Grupo C
Alemanha e Cazaquistão com 5 jogos, as outras equipes com 4 jogos.
1 – Alemanha – 13 pontos, saldo 12
2 – Suécia – 8 pontos, saldo 3
3 – Áustria – 7 pontos, saldo 9
4 – Irlanda – 7 pontos, saldo -1
5 – Cazaquistão – 1 ponto, saldo -13
6 – Ilhas Faroe – 0 ponto, saldo -15
Jogos da Rodada
26/3 Alemanha x Cazaquistão – Nuremberg
26/3 Irlanda x Áustria – Dublin
Após vencer o Cazaquistão fora de casa, a Alemanha recebe-os em casa, com amplo favoritismo para vencer bem e aumentar ainda mais sua vantagem para a Suécia (que folga na rodada). No outro jogo, Irlanda e Áustria lutam pela vaga na repescagem. Quem vencer assume a segunda posição na chave.

Autores de 7 dos 18 gols da Alemana no grupo, Müller e Özil são duas das principais armas germânicas
Grupo D
Todas as equipes com 5 jogos
1 – Holanda – 15 pontos, saldo 14
2 – Hungria – 10 pontos, saldo 5
3 – Romênia – 10 pontos, saldo 4
4 – Turquia – 6 pontos, saldo 0
5 – Estônia – 3 pontos, saldo -8
6 – Andorra – 0 ponto, saldo – 15
Jogos da Rodada
26/3 Estônia x Andorra – Tallinn
26/3 Turquia x Hungria – Istambul
26/3 Holanda x Romênia – Amsterdam
Estônia x Andorra não vale nada, pois são duas equipes sem a menor possibilidade de classificação, embora ainda tenham chances matemáticas. A Holanda recebe a Romênia visando manter o 100% de aproveitamento e colocar uma das mãos na vaga direta. O jogo mais importante da rodada é Turquia x Hungria, principalmente para os turcos, que precisam desesperadamente de uma vitória para continuarem na luta pela vaga na repescagem. Caso a Hungria vença (venceu na ida por 3×1), o time de Szalai fica próximo da vaga na repescagem.
Grupo E
Sem jogos nessa rodada, o grupo só voltará a ter partidas em junho de 2013.
Grupo F
Rússia e Irlanda do Norte com 4 jogos, as outras equipes com 5.
1 – Rússia – 12 pontos, saldo 8
2 – Israel – 8 pontos, saldo 5
3 – Portugal – 8 pontos, saldo 3
4 – Irlanda do Norte – 3 pontos, saldo -2
5 – Azerbaijão – 3 pontos, saldo -4
6 – Luxemburgo – 2 pontos, saldo -10
Jogos da Rodada
26/3 Azerbaijão x Portugal – Baku
26/3 Irlanda do Norte x Israel – Belfast
Com qualquer resultado que aconteça na rodada, a Rússia manterá sua liderança isolada. E com um detalhe importante: terminará a rodada com dois jogos a menos que Portugal, em teoria o grande concorrente pela vaga direta. Os russos não entraram em campo no sábado contra a Irlanda (jogo adiado por causa da neve) e folgará nessa rodada, já que enfrentou o Brasil ontem. Em situação complicada, Portugal visita o Azerbaijão pensando apenas em vencer. O time se livrou da derrota contra Israel na rodada anterior, quando perdia por 3×1 faltando 20 minutos para o fim do jogo, mas chegou ao empate nos acréscimos.
No outro jogo, a surpresa Israel visita a Irlanda do Norte, pensando em vencer para continuar na luta pela vaga na repescagem. O time israelense teve a faca e o queijo na mão para se isolar na vice-liderança na rodada passada, mas cedeu o empate a Portugal, conforme falamos acima.
Grupo G
Sem jogos na rodada, o grupo só voltará a ter partidas em Junho de 2013.
Grupo H
Polônia e Ucrânia com 4 jogos, as outras com 5.
1 – Montenegro – 13 pontos, saldo 11
2 – Inglaterra – 11 pontos, saldo 18
3 – Ucrânia – 5 pontos, saldo 1
4 – Polônia – 5 pontos, saldo 0
5 – Moldávia – 4 pontos, saldo -6
6 – San Marino 0 ponto, saldo -24
Jogos da Rodada
26/3 Ucrânia x Moldávia – Odessa
26/3 Polônia x San Marino – Varsóvia
26/3 Montenegro x Inglaterra – Podgorica
Motivada pela vitória por 8×0 contra San Marino (quando 8 jogadores diferentes marcaram), a Inglaterra visita Montenegro pensando em vencer para assumir a ponta. Já o time do astro Jovetic busca manter a excelente campanha para continuar com a vantagem sobre a Inglaterra. Dada a disparidade técncica de Inglaterra e Montenegro para as demais equipes, uma vitória dos montenegrinos praticamente colocaria o time na Copa do Mundo de 2014. Ainda sonhando com a repescagem, a Ucrânia recebe a fraca Moldávia, pensando em diminuir a distância para a Inglaterra. Os ucranianos vêm de boa vitória fora de casa contra Polônia. Já a Polônia – que era apontada como candidata às vagas no começo das eliminatórias – é só decepção. O time tem apenas uma vitória em 4 jogos e, nos últimos 2 jogos (contra Inglaterra e Ucrânia), somou apenas um ponto. Qualquer resultado diferente de vitória e a Polônia estará praticamente fora da Copa do Mundo.

Autor do gol da vitória contra a Moldávia, Vucinic é uma das principais peças ofensivas de Montenegro
Grupo I
Geórgia 5 jogos. França, Espanha e Bielorrúsia 4 jogos. Finlândia 3 jogos.
1 – França – 10 pontos, saldo 5
2 – Espanha – 8 pontos, saldo 5
3 – Geórgia – 4 pontos, saldo -4
4 – Bielorrússia – 3 pontos, saldo -5
5 – Finlândia – 2 pontos, saldo -1
Jogos da Rodada
26/3 França x Espanha – Saint-Denis
Apenas um jogo na rodada, o clássico França x Espanha. Na jornada anterior, a França venceu a Geórgia por 3×1 e viu a Espanha empatar em casa com a Finlândia, em jogo que os espanhóis não tiveram Xavi e não fizeram boa partida. Para a partida desta terça, a França deverá ter força máxima novamente e a Espanha deve ter a volta de Xavi e também Xabi Alonso começando como titular. O único desfalque de peso da equipe é o goleiro Casillas, que está machucado. O jogo é primordial para as duas equipes, especialmente para os espanhóis. Como o grupo tem apenas 5 equipes, as partidas contra os últimos colocados da chave não contarão na hora de definir o segundo colocado, que ficará fora da repescagem. No momento é Israel que ocupa tal posição. Os israelenses fizeram seis dos seus oito pontos contra Luxemburgo, lanterna do Grupo F. Mas todo cuidado é pouco para espanhóis e franceses.