Hernane: Brocador

  • por Paulo Santana Neto
  • 8 Anos atrás

Foto: Reprodução – O artilheiro prefere ser chamado de “Brocador”.

Era início de 2013 e o Flamengo começava o ano com uma nova diretoria, poucos reforços e uma surpresa para muitos: A saída de Vágner Love, artilheiro do Mengão na temporada passada.

É bem verdade que o atacante das trancinhas não vivia seus melhores momentos na Gávea, mas os rubro-negros ainda esperavam que a boa fase do jogador retornasse e assim o time pudesse se reerguer neste ano.

Passado o susto do retorno de Vágner Love para o CSKA, os flamenguistas viraram os olhos para o elenco do time e viam que ali surgiam poucas opções para o ataque. Jovens como Nixon e Rafinha eram incógnitas e Hernane era visto com olhos desconfiados pelo torcedor, devido a suas atuações na temporada passada.

O diretor de futebol, Paulo Pelaipe, nunca escondeu a necessidade da contratação de um atacante de renome e alto nível. Porém, o que se viu no começo de 2013 foram aquisições mais voltadas para jogadores que atuam na defesa e no meio de campo. Com isso, a titularidade no ataque do Flamengo caiu para Hernane, pelo menos na disputa do campeonato carioca. E o atacante vem correspondendo até o momento.

Hernane tem 26 anos e chegou no Flamengo após ter sido vice-artilheiro do Campeonato Paulista de 2012, atuando pelo Mogi Mirim. Antés disso, o jogador, que foi profissionalizado pelo São Paulo, rodou por clubes do interior paulista e do estado do Paraná.

Foto: Reprodução - Hernane chegou ao Flamengo em 2012.

Foto: Reprodução – Hernane chegou ao Flamengo em 2012.

Ano passado, logo após a sua chegada no time carioca, o atacante quase foi parar no Avaí de Santa Catarina, só que Hernane bateu o pé, quis ficar no clube. E foi alternando poucas partidas como titular e algumas saindo do banco de reserva, que o centroavante terminou o Brasileirão com 14 jogos e somente 03 gols pelo Flamengo.

Mas com a virada do ano, a sorte parece ter virado também para o atacante. Nesse início de temporada, Hernane agarrou a camisa 9 com força e nesses primeiros 08 jogos pelo Carioca anotou 08 gols.


A maior exposição do futebol de Hernane acabou por revelar para os torcedores do Flamengo as principais características do atual artilheiro do Cariocão. Hernane mostrou ser um centroavante de bom posicionamento na área, bom cabeceio e muita raça, até mesmo nos treinamentos. É nítido que falta um pouco de técnica para o atacante, só que este compensa tal fato com muita entrega durante as partidas.

O sucesso nesse início de temporada acarretou para o jogador diversos apelidos, como Hernunes e Chicharito Hernane, mas o atacante revelou que prefere mesmo é ser conhecido como “Brocador”. E ele explica a gíria dos boleiros: “Quem faz muito gol, é chamado de Brocador”. Não é nem preciso dizer que o apelido pegou e virou assunto para todas as entrevistas com o atacante e também é motivo de piada nas redes sociais.

Foto: Reprodução - Hernane e a broca. Já são 08 gols em 08 jogos nesse ano.

Foto: Reprodução – Hernane e a broca. Já são 08 gols em 08 jogos nesse ano.

Mas não foi só esta a consequência da boa média de gols de Hernane. Nos últimos dias o Flamengo acertou a renovação do contrato com o jogador até 2016, adquirindo 40% do passe e aumentando o salário do atacante, que prometeu trabalhar duro para manter a boa fase.

Mesmo com todos os gols e o repentino sucesso, Hernane ainda não tem a total confiança do torcedor sobre o seu futebol. E a prova de fogo para o jogador está para chegar com as finais da Taça Guanabara, que será inevitavelmente contra os outros grandes do Rio. Chance para o “Brocador” mostrar para os rubro-negros que estes podem sim contar com ele e seus gols para as demais competições da temporada de 2013.

Comentários

Gaúcho de nascimento, catarinense de criação. Um viciado em rock, séries e, obviamente, futebol. Fã desde o atacante caneludo fazedor de gols ao habilidoso irreverente e imprevisível. Curte os detalhes e estatísticas que cercam o melhor esporte do mundo.