Na primeira parada do nosso especial sobre finais de Liga dos Campeões, falaremos sobre a final da temporada 1990/91 e o título do Estrela Vermelha.
No começo da temporada, o grande favorito ao título era o Milan, então bicampeão da competição européia e com jogadores como Baresi, Maldini, Gullit e Van Basten.
Na primeira rodada, o Milan ficou de ”bye”, esperando adversário para a segunda fase. Na primeira fase da competição não tivemos nenhuma surpresa, com equipes como Real Madrid, Napoli, Bayer e Porto avançando com tranquilidade. O Estrela Vermelha e o Olympique de Marselha também passaram com tranquilidade, eliminando Grasshopper – SUI e Dínamo Tirana – ALB, respectivamente.
Na segunda fase, o Milan fez sua estreia na competição contra o Brugge – BEL. Após empate em 0x0 na Itália, o time de Berlusconi venceu fora por 1×0, gol de Carbone. Real Madrid, Porto e Bayern também avançaram, enquanto o Napoli de Maradona caiu nas penalidades, após empatar em 0x0 os dois jogos contra o Spartak Moscou. Estrela Vermelha e OM passaram com tranquilidade por Rangers (4×1 no agregado) e Lech Poznán (8×4 no agregado).
Nas quartas de final, os confrontos ficaram definidos da seguinte forma:
Bayern x Porto
Estrela Vermelha x Dínamo Dresden – RDA
Spartak Moscou x Real Madrid
Milan x OM
Nos jogos de Ida, Bayern e Spartak empataram em casa, o Estrela Vermelha venceu por 3×0, enquanto Milan e OM terminaram empatados em 1×1. Na volta, o Bayern fez 2×0 no Porto, o Spartak surpreendeu o Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu e venceu por 3×1 (após começar perdendo por 1×0) e o Estrela Vermelha fez novo 2×1 no Dresden. No jogo OM x Milan, disputado em Marselha, o OM vencia por 1×0 e a partida já estava nos acréscimos quando dois dos quatro refletores do estádio apagaram. Quinze minutos depois a energia estava de volta, mas o Milan não quis voltar a campo. A UEFA decretou o placar de 3×0 para o OM e baniu o Milan.
Dynamo Dresden 1×2 Estrela Vermelha
Olympique de Marselha 1×0 Milan
Na semifinal, esses foram os confrontos:
Bayern x Estrela Vermelha
Spartak Moscou x OM
Nos jogos de ida, o Estrela Vermelha fez 2×1 no Bayern na Alemanha e colocou a mão na vaga. No outro confronto, o OM fez 3×1 no Spartak. Na volta, o OM fez 2×1 no Spartak e garantiu o lugar na decisão. No outro jogo, o Estrela Vermelha abriu o placar, mas tomou a virada no segundo tempo com gols de Aughentaler e Bender. O jogo caminhava para a prorrogação, mas o mesmo Aughentaler fez contra aos 90′. Dessa forma, o Estrela Vermelha conquistou a vaga para a decisão.
Olympique de Marselha 2×1 Spartak Moscou
Estrela Vermelha 2×2 Bayern de Munique
Todos os gols do Olympique de Marselha
Todos os gols do Estrela Vermelha
A grande decisão
Marcada para o pequeno Estádio San Nicola, em Bari, a decisão contou com duas equipes que nunca haviam chegado à final da Liga dos Campeões. De um lado, o Estrela Vermelha, equipe de Jugovic, Savicevic, Pancev, Prosinecki e Mihajlovic. Do outro, o OM, com Mozer, Abedi Pelé, Waddle e Papin.
No primeiro tempo, o OM tem as duas chances de gol mais claras da partida, mas o Estrela Vermelha também assustou, chegando à área do time francês com mais frequência. O jogo continuou na mesma toada no segundo tempo e na prorrogação, mas o 0x0 persistiu no placar e a partida foi para a disputa de penalidades.
As penalidades
Na primeira cobrança, Prosinecki bateu no meio do gol e Olmeta caiu para o lado direito. 1×0 Estrela. Em seguida, Amoros cobrou mal pelo OM e Stojanovic fez a defesa. As equipes não cometeram mais erros, até que Pancev foi para a última cobrança. O iugoslavo bateu forte, no alto, sem chance para Olmeta. Resultado: Estrela Vermelha Campeão da Liga dos Campeões.
Melhores momentos da final e disputa de penalidades
A equipe iugoslava ainda bateria o Colo Colo na disputa do Mundial de Clubes, mas isso é assunto para outra coluna.
Até semana que vem!