O que há em jogo na Bundesliga

  • por Victor Hoffmann
  • 6 Anos atrás
Foto: Reprodução - Schalke vence derby e assume quarto lugar

Foto: Reprodução – Schalke vence derby e assume quarto lugar

Com o título do Bayern mais do que bem encaminhado e a zona de rebaixamento fechada*, as emoções nas últimas nove rodadas da Bundesliga ficarão por conta da disputa pelas demais três vagas alemãs na Champions League.

Borussia Dortmund, com 46 pontos, e Bayer Leverkusen, com 45, disputam o vice-campeonato e provavelmente estarão presentes na fase de grupos do próximo torneio continental. Por conta disso, a grande expectativa fica por conta da acirrada briga pelo quarto lugar, que dá uma vaga para os playoffs que antecede a fase de grupos. Apenas cinco pontos separam hoje o Schalke (4º) do Hannover (10º).

Fonte: Kicker

Fonte: Kicker


Embalado após a vitória no Derby do Ruhr, o Schalke aparece como grande favorito para a conquista da vaga. Somando dez pontos nos últimos quatro jogos, os azuis reais contam com as ótimas fases do recém-chegado Michel Bastos, do jovem Julian Draxler e do peruano Farfán. O matador Huntelaar, apagado na temporada, voltou a marcar, mas com uma lesão no joelho sofrida no clássico, ficará de fora da reta final. Semifinalista da Champions em 2011, a equipe de Gelserkirchen tenta novamente surpreender na competição. Nesta semana, entra em campo no jogo de volta das oitavas de final contra o Galatasaray, na Veltins Arena, onde o Schalke garante a classificação com um simples 0x0.

Grande surpresa do campeonato, o Eintracht Frankfurt foi vice-líder até a oitava rodada e terceiro colocado até a décima segunda. No entanto, os águias não vencem há cinco jogos. E o pior, não marcaram um gol sequer nesse período. Custou a saída do G-4. Mesmo que a classificação para a Champions não venha, o Eintracht está de parabéns pela campanha, levando em conta que acabou de voltar da segunda divisão. No clube desde 2004, Alex Meier é o artilheiro do time com 12 gols. O goleiro Kevin Trapp, de apenas 22 anos, veio do Kaiserslautern e está sendo considerado pela revista Kicker o melhor da posição na temporada. O japonês Takashi Inui também é um dos destaques da equipe comandada pelo rodado Armin Veh.

Eintracht, a boa surpresa do campeonato

Foto: Reprodução – Eintracht, a boa surpresa do campeonato



Aliando juventude com experiência, o Hamburg se recuperou do início ruim na Bundesliga e conta com o talento de van der Vaart e o faro de gol de Rudnevs para beliscar uma vaga nas taças europeias. O ótimo goleiro René Adler, que acabou deixando o Leverkusen por falta de espaço, também é uma das peças fundamentais na boa campanha do HSV.

O Mainz busca repetir o feito da temporada 2010-11, quando foi quinto colocado e se classificou para a Europa League. Para isso, conta com os gols do húngaro Szalai, que já marcou 12 vezes no campeonato. Já o Freiburg, outro pequeno do futebol alemão, tem aprontado bastante fora de casa e uma vaga na UEL também já seria bastante comemorada.

Quarto colocado na última temporada, o Borussia Mönchengladbach decepcionou na Champions e acabou caindo logo nos playoffs para o Dynamo de Kiev. Sem Marco Reus e Dante, negociados com Dortmund e Bayern, respectivamente, o time também não engrenou na Bundes, conseguindo no máximo a sétima colocação. Contratado para ser um dos destaques do time, o holandês Luuk De Jong vem decepcionando, com apenas seis gols na temporada.

O camicaze Hannover fecha a lista dos candidatos. O time tem o terceiro melhor ataque do campeonato, com 47 gols. Porém, também tem a terceira pior defesa, com 45 gols sofridos. Além disso, é o clube com a pior campanha em jogos fora de casa. Essa inconsistência acaba deixando os vermelhos longe das primeiras colocações. O maestro húngaro Huszti é o destaque da equipe no campeonato, com nove gols e nove assistências.

*O regulamento da Bundesliga prevê que somente os dois últimos são rebaixados diretamente para a segunda divisão. O 16º colocado joga uma repescagem contra o terceiro da segundona. Hoje, a zona de rebaixamento conta com Augsburg (21 pontos), Hoffenheim (19) e Greuther Fürth (14).

A próxima rodada da Bundesliga acontece no próximo final de semana e terá como grande atração Bayer Leverkusen x Bayern, no sábado, às 14h30. Os demais jogos serão: Wolfsburg x Dusseldörf, Dortmund x Freiburg, Werder Bremen x Greuther Fürth, Hamburg x Augsburg, Hoffenheim x Mainz, Nurnberg x Schalke e Mönchengladbach x Hannover.

Comentários

Doente por futebol, torcedor do Figueirense e fã do futebol alemão.