O momento mais esperado do ano está chegando. Dia 30 de março tem início a Liga dos Campeões, o que significa que as TVs e jornais do mundo todo dedicarão matérias e espaços a divulgar os clubes que fazem parte desse multimilionário torneio, correto?
Não, errado! O que começa agora em março não é a fase principal da Liga dos Campeões da Europa, mas sim da Liga dos Campeões da Oceania, com “craques” como Leo Berlim, artilheiro da fase preliminar da competição, que joga no Tupapa Maraerenga, atual tricampeão das Ilhas Cook.
A OFC Champions League é realizada, com esse nome, desde a temporada 2007, e os clubes neozelandeses venceram todos os torneios realizados, com exceção da temporada 2009-2010, quando o Hekari United, de Papua Nova Guiné, surpreendeu os favoritos do Waitakare United, após vitória por 3×0 em casa e derrota por 2×1 fora.
Em um especial em cinco partes, faremos um resumo de cada edição do torneio, culminando na prévia da fase principal da edição 2012-2013.
Na primeira parte, falaremos dos campeonatos pré-2007, que basicamente eram realizados como seletivas para os mundiais de clube, e dessa forma conhecidos em boa parte da mídia que cobria os torneios. Assim, nos anos em que não houve mundial (no formato atual, com clubes da Oceania tendo direito à vaga), também não houve o campeonato de clubes da oceania.
Na segunda e terceira parte, trataremos dos mundiais de 2007 a 2012, disputados sob o nome de Liga dos Campeões da Oceania, e já sem a presença dos australianos, que dominaram a competição enquanto filiados à OFC.
Na quarta parte, traremos os números históricos da competição. Na quinta e última parte, faremos a prévia da fase de grupos da edição 2012/13 do torneio, que terá cobertura aqui no Doentes.
Os capítulos do nosso especial podem ser acessados nos links abaixo:
Parte 4: Os números do torneio
Parte 5: Prévia da fase principal da edição 2012/2013