Hoje, às 16:45, é o jogo da volta das oitavas de final da cobiçada UEFA Champions League, entre Schalke 04 e Galatasaray. Este jogo vem para demonstrar como os ânimos no futebol mudam de ares, em menos de um mês. No jogo em Istambul, o time aurirrubro estava empolgado com a contratação de grandes estrelas e pronto pra triunfar em casa. Já os Azuis Reais vinham numa má fase triste e muita gente indicava o favoritismo dos turcos. Veio a partida, a hora da verdade, e o que aconteceu foi um empate por 1×1, dando uma boa condição de classificação ao time de Gelsenkirchen.
Schalke: vantagem que não permite vacilos (Por Vicente Freitas)
Hoje, 12/03/2013, o que se vê é um Schalke fortalecido no campeonato alemão, com três vitórias consecutivas, incluindo a mais recente, sobre o mais ardoroso rival, o também vivo na Liga, Borussia Dortmund, por 2×1. Isso embala e dá força psicológica ao time.
Mas nem tudo são flores na parte azul do Vale do Ruhr. No segundo tempo do Revierderby, o holandês Klaas-Jan Huntelaar, principal atacante da equipe, sofreu uma lesão no joelho esquerdo e está fora da partida. O que pode tornar o encontro mais equilibrado, pois o Schalke 04 não conta com um elenco tão completo e o holandês fará muita falta para definir as jogadas. Os substitutos imediatos são: Obasi, Pukki e Marica, todos de nível técnico questionável.
Porém, o desabrochar de Julian Draxler é um bálsamo para os “Mineiros”. Some-se à acuidade do peruano Farfán e ao encaixe que teve o brasileiro Michel Bastos, recém-chegado do Lyon, e tem-se os fatores que podem fazer a engrenagem ofensiva do Schalke 04 funcionar a pleno vapor. Quanto à defesa, esta pode contar com a já conhecida segurança de Höwedes e do jovem germano-camaronês, Joel Matip, que foi soberbo no clássico de sábado. Esses são os trunfos dos Azuis, já que um placar em branco implica na classificação.
Provável escalação: Hildebrand; Hoger, Höwedes, Matip e Kolasinac; Jones, Neustadter; Farfan, Draxler e Michel Bastos; Pukki.
Técnico: Jens Keller

Desfalcados de seu principal finalizador, os Azuis Reais tentarão evitar um gol do perigoso ataque do rival turco.
-//-
Galatasaray: a hora das estrelas (por Eliud Falcão)

O Galatasaray contará muito hoje com a qualidade e experiência de seus dois astros. | Foto: Alex Grimm/Getty Images
Diferentemente do lado alemão da eliminatória, o clima no Galatasaray não é dos melhores. Apesar da liderança no campeonato local, os Leões viram a sua vantagem para o Fenerbahçe cair de 7 para 4 pontos após o revés por 2×1 diante do Genclerbirligi, com direito a pênalti desperdiçado por Didier Drogba, em confronto válido pela 25ª rodada do campeonato turco.
Por sinal, o marfinense, ao lado do holandês Sneijder, começa a se configurar em um quebra-cabeças para o treinador Fatih Terim. Contratados a peso de ouro, os dois ainda não conseguiram apresentar regularidade pelos Cimbom, alternando boas e más partidas desde que chegaram ao clube.
Enquanto isso outro jogador bem menos badalado vem resolvendo o problema quando a situação aperta para os turcos. Trata-se do centroavante Burak Yilmaz, autor de uma golaço na partida de ida e sensação da atual temporada da Champions League com 7 tentos anotados. Sem dúvida, as hipóteses de classificação passam pelos pés do artilheiro enquanto a dupla badalada não encontra o seu melhor futebol. Olho nele!
Sem desfalques em relação ao primeiro jogo, Terim deve repetir o daquela ocasião para o duelo dessa terça-feira.
Provável escalação: Muslera; Sarioglu, Kaya, Nounkeu e Riera; Altintop, Felipe Melo, Inan e Sneijder; Drogba e Yilmaz.

Se Drogba e Sneijder ainda não resolvem, o Galatasaray tem o toque de bola de Felipe Melo e o oportunismo de Burak Yilmaz.