Abner, a promessa da lateral esquerda

  • por Leandro Bruning Canton
  • 8 Anos atrás
Foto: coritiba.com.br - Abner é constantemente convocado para as seleções de base

Foto: coritiba.com.br – Abner é constantemente convocado para as seleções de base. O jovem jogador chamou a atenção na Seleção Brasileira sub-17.

No dia 03 de abril, a Seleção Brasileira de Futebol estreou no Sul-americano Sub-17 em busca do seu 11º título, tentando apagar a péssima imagem deixada pela equipe sub-20, eliminada ainda na primeira fase do Sul-americano de sua categoria.

No primeiro jogo, vitória por 1×0 sobre o Chile, com gol de Kenedy, após ótima jogada do lateral esquerdo Abner, que deu um lindo drible em seu marcador e fez o cruzamento.

Dois dias depois, o Brasil entrou em campo novamente, dessa vez para enfrentar o Uruguai, que abriu o placar no final do primeiro tempo, com Latorre. Mas logo no início do segundo tempo a Seleção Brasileira buscou o empate, com o gol de Mosquito. O lateral Abner iniciou a jogada ainda no campo de defesa, arrancou para o ataque, após uma tabela no meio de campo, e deixou Mosquito na cara do gol. A partida terminou em 1×1.

Nessas duas partidas, o jogador que mais se destacou foi quem deu as assistências: Abner. No primeiro jogo, a assistência foi feita numa jogada de linha de fundo. No segundo, foi uma jogada pelo meio, mostrando sua qualidade em ambas as partes do campo.

O jogador de 17 anos é uma das grandes esperanças do Coritiba, seu clube. Em 2011, ainda jogando pelo PSTC (clube formador de atletas de Londrina), Abner enfrentou o Coritiba pelo estadual sub-15 e se destacou não só nesse jogo, mas em toda a competição. O clube da capital, ao perceber a qualidade do jogador, não perdeu tempo e fez um convite para que ele disputasse a Copa do Brasil de Votorantim-SP. Ao se destacar também nessa competição, Abner foi convocado para a Seleção sub-15. Foi a primeira de, até o momento, dez convocações para as categorias de base da Seleção Brasileira.

Nesse período da carreira, a idade faz grande diferença. Mas Abner continuou praticando grande futebol no Coritiba, destacando-se inclusive em competições de categorias acima, como na Copa São Paulo deste ano, em que, com 16 anos, foi titular da equipe Coxa-Branca na competição para jogadores de até 20 anos.

Em junho de 2012, após fazer 16 anos, Abner estava livre para assinar seu primeiro contrato como profissional e o Coritiba não perdeu tempo: contrato de 3 anos com o jovem jogador e conversas bem encaminhadas para uma renovação antes mesmo do término do contrato.

Foto: coritiba.com.br - Aos 16 anos, Abner assinou seu contrato profissional com o Coritiba

Foto: coritiba.com.br – Aos 16 anos, Abner assinou seu contrato profissional com o Coritiba

Abner é um jogador alto para os padrões dos laterais brasileiros, mas essa altura não faz com que ele perca sua qualidade de sair para o jogo, além de ser um jogador forte para sua idade, o que o ajuda muito no quesito marcação. Ele ainda não foi relacionado para disputar uma partida pela equipe profissional do Coritiba, muito em função da diretoria e comissão técnica Coxa-Branca trabalharem com muito cuidado neste caso, pois há uma grande expectativa, tanto desses profissionais, quanto da torcida, sobre ele.

Abner é um jogador para ficarmos de olho, pois em em 2 ou 3 anos deve começar a se destacar pelo Coritiba. Trata-se de um jogador que, futuramente, talvez crie uma expectativa por sua convocação para a seleção principal, que atualmente conta com 3 jogadores que são constantemente convocados (Marcelo, Adriano e Filipe Luís). Porém, no futebol nacional, não temos nenhum grande destaque na lateral esquerda e Abner possui grande potencial para se tornar um dos grandes destaques da posição.

Confira os melhores lances do lateral em 2013:

[youtube id=”iF8FNqNkjEQ” width=”620″ height=”360″]

Atualização em 16/09/2014:

Após ter se transferido para o Real Madrid, pela quantia de 132 mil libras – segundo o Transfermarkt – Abner dá mais um passo rumo a seu desenvolvimento como jogador. O Real Madrid o inscreveu na fase de grupos da Uefa Champions’ League 14 / 15. Pode parecer um pequeno passo, já que o lateral ainda pertence a divisão inferior (Castilla) do clube madrilheno, porém, isso demonstra confiança por parte da comissão técnica e sinal de que Abner é preparado para o futuro do clube.

Perfil de Abner no site oficial da UEFA Champions' League.

Perfil de Abner no site oficial da UEFA Champions’ League.

Comentários