
Foto: Inácio Rosa/Lusa
Uma das grandes esperanças dos torcedores do Porto para diminuir a desvantagem de 4 pontos para o líder Benfica era o derby lisboeta entre Benfica e Sporting, a cinco rodadas do fim do campeonato. Apesar da má campanha, figurando apenas na 7ª colocação, os Leões de Lisboa vinham motivados pela boa sequência de resultados, com três vitórias seguidas, e prometiam fazer um jogo complicado contra os encarnados, mesmo jogando no Estádio da Luz. Porém, o que se viu foi um domínio benfiquista na maior parte do jogo e uma vitória com autoridade, por 2×0. Assim, o Benfica enxerga o título cada vez mais próximo.
Entretanto, quem começou assustando foi o Sporting. Bem postado na defesa e explorando os espaços deixados pelo rival nas pontas, chegou com perigo por duas vezes nos primeiros minutos, além de ter reclamado de pênalti em dois lances duvidosos na grande área. A partir da metade da etapa inicial, o Benfica foi tomando as rédeas da partida. E o time vermelho confirmou sua superioridade aos 36 minutos, com um bonito gol de Salvio, alcançando o ângulo direito de Rui Patrício.
O ponto alto do jogo para os benfiquistas ainda estava por vir. Depois de dominar por praticamente todo o segundo tempo, o Benfica chegou a mais um gol, aos 30 minutos. E foi um golaço: Gaitán se livra de dois sportinguistas com um belo drible, tabela com Salvio, cruza e Lima finaliza de voleio. Um golaço para dar números finais ao jogo.
A quatro rodadas do final, parece difícil acreditar que o Benfica vai perder o título. Mesmo ainda tendo pela frente o clássico contra o Porto, no Estádio do Dragão, na penúltima rodada, a equipe não vai ter grandes testes na reta final: enfrenta Marítimo fora de casa e Estoril e Moreirense em seu estádio. A não ser que esteja em um dia muito ruim, a lógica é que o líder confirme o seu favoritismo.
[youtube id=”nmfWdAoQh1s” width=”620″ height=”360″]
Já o Sporting se mantém na briga por uma vaga na Liga Europa, mas a disputa é acirrada. Está a apenas 2 pontos do 5º colocado Estoril, mas também está atrás de Nacional e Marítimo (sendo que o Vitória de Guimarães terá a chance de ultrapassar os Leões com um empate amanhã, contra o fraco Olhanense). Terá de fechar a temporada com uma boa sequência de resultados e ainda secar os adversários.