Burak Yilmaz: o goleador turco do Galatasaray

  • por Paulo Santana Neto
  • 8 Anos atrás
Burak Yilmaz: o goleador turco do Galatasaray

Burak Yilmaz: o goleador turco do Galatasaray

Nos últimos meses, a equipe do Galatasaray recebeu uma maior atenção da mídia esportiva mundial do que era de costume. E a explicação para isto pode ser baseada em dois fatores: a contratação de jogadores de nome na Europa, tais como Sneijder (meia holandês com passagens por Real Madrid e Internazionale) e o atacante marfinense Drogba (que fez história no Chelsea-ING), ambos com o título de campeão europeu de clubes em suas carreiras. O outro fator determinante foi a boa campanha do time turco na Liga dos Campeões desta temporada, na qual só foi eliminado nas quartas de finais pelo poderoso Real Madrid de um Cristiano Ronaldo inspirado.

Mas este constante foco sob o Galatasaray trouxe à tona outro jogador da equipe que vinha se destacando na competição europeia, mas que ainda era desconhecido aos olhos do grande público. Trata-se do atacante Burak Yilmaz, jogador turco de 27 anos, que faz a sua primeira temporada pelo clube.

Foto: Reprodução - Yilmaz é o artilheiro do Galatasaray na atual temporada.

Foto: Reprodução – Yilmaz é o artilheiro do Galatasaray na atual temporada.

Yilmaz é mais um daqueles casos de jogadores que somente começam a ganhar evidência quando já estão na casa dos 20 e tantos anos. A carreira do jogador seguiu da seguinte maneira: antes de chegar ao Gala, o atacante turco iniciou seu caminho no pequeno Antalyaspor, onde ajudou o time a conseguir o acesso à primeira divisão do campeonato nacional, em 2005/06, marcando nove gols em 24 jogos. Com isso, o jogador acabou se transferindo ao Besiktas, um dos principais clubes da Turquia. Em tal time, após uma temporada e meia, e tendo atuado em 39 partidas, marcando 06 gols, o atacante foi envolvido numa negociação com o Manisaspor, na temporada 2007/08. Lá, o atacante volta a ter um bom desempenho. Assim, mais um clube grande da Turquia, o Fenerbahçe, decide apostar no jovem.

Sem destaque no Fenerbahçe, o jogador é negociado em 2009/10 para o Eskisehirspor, e depois para o Trabzonspor, onde, enfim, o turco conseguiria mostrar todo o seu futebol.

No Trabzonspor, Yilmaz iniciou a temporada 2010/11 no banco de reservas, mas aos poucos foi adquirindo confiança e também a titularidade da equipe. Ao término da temporada, o atacante anotou 19 gols em 30 partidas e ajudou o seu clube a terminar o campeonato na segunda colocação, empatado em número de pontos com o campeão Fenerbahçe, perdendo apenas nos critérios de desempate.

Foto: Reprodução - Yilmaz teve passagem de destaque pelo Trabzonspor da Turquia.

Foto: Reprodução – Yilmaz teve passagem de destaque pelo Trabzonspor da Turquia.

Na temporada seguinte, Yilmaz turbinou seus números. Foram 33 gols em 34 partidas pelo Trabzonspor, quebrando o recorde de gols de um jogador do clube na competição nacional. O fato gerou especulações quanto ao futuro do atacante turco. A Lazio e o Lokomotiv de Moscou sondaram a possibilidade de contar com o jogador, mas quem acabou levando foi o Galatasaray, pela quantia de 05 milhões de euros.

Já no Galatasaray para a temporada 2012/13, Yilmaz continuou a sua rotina de marcar gols. Atualmente o jogador é artilheiro do Campeonato Turco com 18 gols. Na Liga dos Campeões, o atacante anotou oito vezes e está em segundo na tabela de artilheiros, atrás somente de Cristiano Ronaldo e empatado com Lionel Messi. Ótimos números para um jogador que vem dividindo a linha ofensiva do clube turco com jogadores da estirpe de Drogba e Sneijder.

Quanto as atuações de Yilmaz pela Turquia, pode-se dizer que ele ainda não conseguiu o mesmo destaque. Uma vez que o momento turco não é muito bom nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, isto pode justificar as atuações medianas do atacante no selecionado de seu país. Importante ressaltar também que Yilmaz passou por todas as seleções de base da Turquia, mas também não conseguiu desempenhar grande papel por elas.

A maior esperança de gols da Turquia, desde Hakan Sükür, tem como principais características a finalização de média distância, o bom posicionamento na área e a técnica apurada, como foi mostrado no golaço que Yilmaz anotou frente ao Schalke 04, pela Liga dos Campeões:

A dúvida de que se Burak Yilmaz poderia continuar com o bom futebol que vem apresentando na Turquia, desta vez em centros maiores do futebol, existe na cabeça dos torcedores que vêem o nome do turco sendo especulado como possível reforço. E é difícil fazer uma projeção, uma vez que existem diversos exemplos tanto para o bem, quanto para o mal. Mas a verdade é que Yilmaz conseguiu ofuscar um pouco as estrelas Drogba e Sneijder, com seus gols e boas jogadas. E como o projeto do Galatasaray é se tornar um clube relevante no cenário europeu, a história de gols e destaque pode se repetir para Yilmaz pelos próximos anos, ainda que seja em solo turco.

Comentários

Gaúcho de nascimento, catarinense de criação. Um viciado em rock, séries e, obviamente, futebol. Fã desde o atacante caneludo fazedor de gols ao habilidoso irreverente e imprevisível. Curte os detalhes e estatísticas que cercam o melhor esporte do mundo.