Grêmio X Fluminense: Duelo Decisivo pela Libertadores

DECISÃO GRÊMIO X FLU LIB 13

Os Tricolores dos Pampas e do Rio de Janeiro irão protagonizar o primeiro grande clássico nacional da nova Arena do Grêmio. Além disso, a peleja é uma decisão já na primeira fase da Libertadores da América. Huachipato e Caracas deveriam ser os coadjuvantes e os brasileiros estariam decidindo quem seria o primeiro da chave. Não foi bem assim. Chilenos e venezuelanos aprontaram e o duelo desta quarta-feira vale muito na classificação para as oitavas de final.

Uma vitória do Fluminense garante a classificação para os cariocas. Uma vitória gaúcha faz o Grêmio liderar o grupo e depender de um empate na última rodada diante do Huachipato para avançar na competição. É preciso constatar que, na primeira vez que ambos encontraram-se nesta Libertadores, os comandados de Luxemburgo aplicaram sonoros 3×0 no Engenhão, estádio que ainda tinha cobertura segura (será?) na época. Só uma estatística, nada que vá entrar em campo logo mais. Todos os ingressos para o grande jogo já estão esgotados desde segunda-feira. São ingredientes mais do que suficientes para colocar este enfrentamento entre os mais importantes deste ano no futebol brasileiro até aqui.

O tricolo gaúcho levou a melhor sobre o carioca no primeiro confronto.

.

Grêmio:

(Por Eduardo Jenisch Barbosa)

Falemos primeiro do Imortal, que chega, finalmente, aos jogos mais importantes da temporada até o momento. Fluminense e Huachipato. Digo finalmente pois o espaço entre o último jogo disputado na competição chega a quase um mês. Quase 30 dias de partidas inócuas dos Estaduais e uma angústia dos gremistas em decidir logo a sua vida neste sonho de conquistar a América. Chegou o primeiro capítulo. O Grêmio de Fábio Koff, presidente duas vezes campeão da Libertadores e campeão do mundo, encara o seu maior desafio desde a volta de seu mandatário.

Entrando nas quatro linhas, o único desfalque do considerado time ideal é o meia Elano, que fica um mês fora e também estará ausente da partida da semana que vem, diante do Huachipato, no Chile. Fora isso, é o 11 inicial que coloca em campo as principais contratações da temporada e, por mais que Luxa tenha feito um treino fechado nesta terça, o time não deve fugir de: Dida; Pará, Werley, Cris e André Santos; Fernando, Souza, Marco Antônio e Zé Roberto; Eduardo Vargas e Hernán Barcos.

elano

Elano é o único desfalque no lado gremista.


Mesmo jogando com os titulares nos últimos compromissos do Gauchão, o Grêmio vem oscilando bastante. Nas últimas entrevistas coletivas, os atletas admitiram um certo relaxamento e que é normal a motivação ser maior na Libertadores. Os jogadores afirmaram que esquecerão as dores e vão entrar mordendo nesta quarta. É o espírito que todo o gremista quer ver. A Arena estará lotada. Este é o Grêmio para a decisão.

.

Fluminense:

(Por Tiago Lima Domingos)

O Fluminense chega para o confronto desta quarta-feira apostando no bom retrospecto fora de casa na competição: são seis vitórias seguidas como visitante. A última derrota aconteceu ainda em 2011, quando foi derrotado pelo América do México por 1×0. Porém, conseguir a sétima vitória seguida será uma tarefa muito difícil. Não bastasse enfrentar o bom time do Grêmio na nova Arena, o tricolor carioca terá muitos e importantes desfalques: o artilheiro Fred se contundiu no último sábado em partida pelo Campeonato Carioca. Junta-se aos também lesionados Deco, Thiago Neves, Wellington Nem. Ou seja, o Flu não terá seu quarteto ofensivo campeão brasileiro de 2012. Ainda de fora estão peças importantes do elenco como Diguinho, Valencia, Marcos Junior e Wellington Silva.

DESFALQUES FLU(Fred, Deco, Thiago Neves e Wellington Nem são desfalques importantes)


Jogar pelo empate?

Diante de tantos desfalques, Abel Braga deve optar por um time mais cauteloso e que valorize a posse de bola. Mesmo que abertamente não se fale que jogar pelo empate deve ser a postura do Flu nesta quarta, a tendência é de vermos um Fluminense apostando nos contra-ataques, principalmente nas costas de André Santos pelo lado esquerdo. Rhayner, que desencantou no sábado, terá a função de explorar aquele setor do campo. Mesmo que perca hoje, o resultado não será de todo desastroso para a equipe carioca, já que bastaria vencer o Caracas no Rio de Janeiro para carimbar a classificação para as oitavas de final da Libertadores

A formação

Mesmo com tantos ausentes, o Flu mandará uma boa equipe a campo nessa quarta-feira, mostra do bom elenco montado pela direção do clube. A defesa será a base já conhecida dos torcedores com Cavalieri, Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos. No meio campo, Wagner, que faz bom início de ano, terá a função de armar e cadenciar o jogo para evitar a pressão que o Grêmio tentará exercer. Na frente, o jovem Michael (quatros gols nas duas últimas partidas) é a esperança de gols.

Confira a delegação que viajou ao Sul:
Goleiros: Diego Cavalieri e Ricardo Berna
Laterais: Bruno, Carlinhos, Monzón
Zagueiros: Gum, Leandro Euzébio, Elivélton e Digão
Volantes: Edinho, Jean e Fábio
Apoiadores: Wagner, Felipe e Eduardo
Atacantes: Michael, Rafael Sobis, Rhayner e Samuel

Provável formação: Fluminense (4-2-3-1) – Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Leandro Euzébio, Carlinhos; Edinho, Jean; Rhayner, Wagner, Rafael Sobis; Michael.

O jogo será às 22 h. (Horário de Brasília)

Comentários

Diretor no DPF desde 2012 e criador da coluna "Olho Nele!".