Nordeste

  • por Raniery Medeiros
  • 8 Anos atrás

ALAGOAS 

Alagoas

asa

ASA (estreia em 10/04)

Embora venha de um vice-campeonato na Copa do Nordeste, a má fase está rondando o “Fantasma”: o time é o lanterna do Hexagonal final do Campeonato Alagoano. Mesmo em péssimo momento, o ASA possui claras chances de eliminar o Santa Cruz-RN. Mandará a sua partida no Estádio Coaracy da Mata, com capacidade para 15.000 pessoas.

Sonhando alto, o clube almeja fazer uma boa série B no Campeonato Brasileiro. A vaga para esta edição da Copa do Brasil foi conquistada em função do vice no estadual em 2012.

CRB

CRB (estreia em 10/04)

 Vindo do título local em 2012, o CRB é o segundo colocado em 2013. Não teve chances na Copa do Nordeste, mas, diante do Fast Clube, os alagoanos enxergam a oportunidade para passar de fase. Sem disputar a Copa do Brasil desde 2006, o clube não vai querer fazer feio. O Estádio Severiano Gomes Filho, que comporta 6.000 pessoas, deverá ser a casa do time. Para 2013, o time apostará todas as fichas na disputa da série C do Brasileirão.

 

CSA

CSA (estreia em 10/04)

Atual líder do torneio local, o CSA conseguiu o direito de jogar a Copa do Brasil pela terceira colocação no estadual em 2012. A missão não será nada fácil: enfrentar o Cruzeiro. O palco da partida deverá ser o Estádio Rei Pelé, que tem capacidade de assentar 20.000 pessoas.

BAHIA

bahia

bahiaBAHIA (estreia em 11/04)

O “Baêa” está imortalizado no hall da fama dos grandes campeões nacionais. Campeão estadual de 2012, o time lidera o grupo 2 na edição atual. O adversário na Copa do Brasil será o Maranhão. Favorito? Pode-se dizer que sim. Mas é sempre bom ficar de olhos bem abertos. As quartas de final em 2012 dão indícios de que as coisas tendem a melhorar. Obina é o homem gol do time da boa terra. Fazer boa campanha na série A é outro grande objetivo para 2013.

vitoridaconquista

VITÓRIA DA CONQUISTA (estreia em 03/04)

Garantiu a vaga ao ser campeão da Copa Governador do Estado da Bahia em 2012. No estadual, é o lanterna do grupo B. Com apenas oito anos de vida, é estreante no torneio nacional. Logo de primeira, enfrenta o Sport-PE no Estádio Lomantão (em Vitória da Conquista), que comporta 12.500 espectadores, deverá ser o cenário para o duelo.

vitoria

VITÓRIA (estreia em 10/04)

O Vitória é um time forte, reconhecido e tradicional do futebol brasileiro. Subiu para a série A do Brasileirão em 2012 e pretende ficar por muito tempo. Na copa regional de 2013, caiu nas semifinais para o Ceará. Líder do grupo 2 no Campeonato Baiano, a equipe volta as atenções para o duelo diante do Mixto (MT).

Buscando equiparar a campanha de 2010, quando perdeu a final para o Santos, o Vitória tem em Renato Cajá a cabeça pensante que faz o time rodar. Já Marcelo Nicácio espera deixar a sua marca várias vezes durante o torneio. O Estádio Barradão será um caldeirão para os adversários. Seus 35.000 torcedores prometem fazer muito barulho para empurrar os seus jogadores.

CEARÁ

Ceara


Guarani de juaziro

GUARANI DE JUAZEIRO (estreia em 03/04)

“O Leão do Mercado” enfrentará o Santa Cruz-PE. Entrando sem o favoritismo, o Guarani não tem nada a perder e pode muito bem aprontar das suas. Ao vencer, em 2012, a Copa Fares Lopes, obteve o direito de disputar a Copa do Brasil. Atualmente, ocupa apenas o penúltimo lugar no estadual. O Estádio do Romeirão, com 16.000 lugares destinados aos torcedores, deve ser o palco da partida. 

fortaleza

FORTALEZA (estreia em 10/04)

Clube tradicional e conhecido em solo nacional, o Fortaleza irá medir forças contra o Luziânia (DF) e espera melhorar a 11º colocação de 2012. Vice do estadual em 2012, e vice-líder em 2013, o “Tricolor de Aço” tentará retomar a hegemonia no Ceará. Semifinalista na Copa do Nordeste, vive bom momento. Em 2013, a meta é subir para a série B do Brasileirão. O time comandado por Hélio dos Anjos mandará seus jogos na Arena Castelão.


ceara

CEARÁ (estreia em 03/04)

O “Vozão” espera fazer uma boa campanha no torneio nacional. Para que isso aconteça, terá de superar o Ceilândia (DF). O time sonha repetir grandes campanhas, como o vice em 94 e terceiro lugar em 2011. Assim como o rival Fortaleza, Mandará seus jogos na Arena Castelão, que tem capacidade para 64.846 espectadores.

O ídolo Iarley voltou e já caiu nas graças da torcida. O clube mantém o foco para a série B do Campeonato Brasileiro. O retorno à elite seria brilhante.

MARANHÃO

Bandeiras Estados do Brasil

 

sampaio_correa

SAMPAIO CORRÊA (estreia em 10/04)

O Sampaio Corrêa teve sua vaga alcançada através do título local em 2012. Ainda não é possível avaliar o desempenho do time em 2013, já que o Campeonato Maranhense terá seu início apenas no dia 03/04. As partidas contra o Campinense serão indigestas, pois o “Tricolor de São Pantaleão” está sem ritmo de competição. A equipe disputará a série C do Brasileirão em 2013. O castelão será a casa do Sampaio, com a capacidade para 40.000 espectadores.

maranhao

MARANHÃO (estreia em 11/04)

Assim como o Sampaio, o Maranhão, que conseguiu sua vaga na Copa graças ao vice-campeonato estadual em 2012, terá que superar a falta de ritmo competitivo. Seu primeiro adversário será o tradicional Bahia. É o único time do Maranhão que alcançou a terceira fase do torneio. Também mandará seus jogos no Castelão. O clube disputará a série D do Brasileirão em 2013.

PARAÍBA

bandeira-paraiba

campinense

CAMPINENSE (estreia em 10/04)

Atual campeão da Copa do Nordeste, o Campinense vem com o moral elevado. Já no Campeonato Paraibano, tenta a recuperação para sair da incômoda quinta colocação. A base campeã do Nordeste pode fazer a diferença contra o Sampaio Corrêa. A equipe volta a disputar o torneio após quatro anos de ausência. Os jogos serão realizados no Estádio Amigão, com capacidade para 25.770 pessoas.



CSP_pb

CSP (CENTRO ESPORTIVO PARAIBANO) (estrearia em 04/04, mas foi suspenso)

Com apenas dezesseis anos desde a sua fundação, o desconhecido time de João Pessoa obteve a vaga ao vencer a Copa da Paraíba em 2012. A missão, logo em sua estreia, será espinhosa. Terá de enfrentar o Coritiba. No campeonato local, ocupa apenas a sexta colocação. Mandará seu(s) jogo(s) no Estádio Almeidão, com capacidade para 25.770 pessoas.

PERNAMBUCO

Bandeiras dos Paises

salgueiro

SALGUEIRO (estreia em 10/04)

“O Carcará do Sertão” vem dando trabalho aos grandes times da capital. Ao ser semifinalista do estadual em 2012, obteve a vaga para o torneio nacional. O confronto contra o Boa Esporte dá a impressão de equilíbrio. O time quer assombrar o país fazendo ótima campanha. No estadual de 2013, é apenas o oitavo colocado e, ainda para o ano presente, disputará a série D do Brasileirão. O Estádio Salgueirão e os seus 10.000 torcedores serão uma força a mais para a equipe.

nautico

NAÚTICO (estreia em 10/04)

Mais um time de renome no cenário nacional, o “Timbu” medirá forças contra o Crac (GO). O time vai pegando embalo na vice-liderança do Campeonato Pernambucano para chegar voando para a disputa do torneio nacional. O Estádio dos Aflitos e os seus 22.800 apaixonados não pararão de apoiar o alvirrubro.

sport

SPORT (03/04)

Campeão em 2008, o “Leão da Ilha” tentará repetir o feito em 2013. O primeiro passo será dado contra o Vitória da Conquista. Os 35.000 fanáticos torcedores devem lotar a Ilha do Retiro para levar o Sport rumo ao bi do torneio.

Em terceiro lugar no estadual, os comandados de Sérgio Guedes buscam voltar a erguer a taça do Pernambucano após três anos. Outra meta para esse ano é retornar à elite do futebol nacional. Escutaremos muito o tradicional grito de guerra

“Pelo Sport nada?
Tudo!
Pelo Sport nada?
Tudo!
Então como é, como vai ser e como sempre será? 
Cazá! Cazá! Cazá, cazá, cazá!
A turma é mesmo boa!
É mesmo da fuzarca!
Sport! Sport! Sport!”

santa_cruz

SANTA CRUZ (03/04)

Atual bicampeão estadual e tendo uma das torcidas mais fanáticas do Brasil, que lota até treinamento, o Santa Cruz quer fazer bonito na Copa do Brasil. O início da campanha será contra o Guarani de Juazeiro. Dênis Marques pretende fazer do “Mundão do Arruda” um uníssono em cada gol anotado. Os 60.000 torcedores irão em peso prestigiar o Santinha. A série C será disputada com o ímpeto de voltar, passo a passo, para as principais divisões do Campeonato Brasileiro.

PIAUÍ

Bandeiras Estados do Brasil

parnahyba

PARNAHYBA (estreia em 11/04)

O Parnahyba, atualmente, é o segundo colocado do campeonato local e irá enfrentar o ABC-RN na Copa do Brasil. O time, que está na competição graças ao título Piauiense de 2012, solicitou à CBF a mudança do local da partida. O confronto, que antes seria disputado no Estádio Albertão, agora será realizado no Dirceu Mendes Arcoverde, o Verdinho. Foram colocados à venda cerca de 4.500 ingressos.

flamengo_pi

FLAMENGO-PI (estreia em 10/04)

Vice-campeão estadual em 2012, o time de Teresina é o terceiro colocado na atual edição. O sorteio não foi nada generoso. O confronto diante do Santos garante visibilidade, mas ninguém espera uma surpresa para este duelo. Por ora, o jogo será realizado no Estádio Albertão, com capacidade para 44.000 pessoas.

RIO GRANDE DO NORTE

Bandeiras Estados do Brasil

America-RN

AMÉRICA (estreia em 10/04)

O alvirrubro da capital vem para a disputa da Copa do Brasil como o atual campeão potiguar. Na primeira fase, o time terá uma longa viagem até o estado de Rondônia, onde enfrentará o Ji-Paraná. Pensando nisso, a diretoria já antecipou seu jogo pelo campeonato local para que o elenco tenha mais tempo de descanso.

O time conquistou no último fim de semana o primeiro turno do campeonato estadual. Jogadores como Édson Rocha, Fabinho e Ricardo Baiano são importantes. Porém, a força do time encontra-se no técnico Roberto Fernandes. Tentando superar o resultado de 2004, quando chegou a 2ª fase, o “Mecão” vai com tudo para cima do Ji-Paraná. A equipe mandará seus jogos no estádio Nazarenão, com capacidade para 5.200 pessoas.

ABC

ABC (estreia em 11/04)

Atual vice-campeão potiguar, o alvinegro enfrentará o Parnahyba-PI. Ainda sob os reflexos da eliminação na Copa do Nordeste em casa, o time passou por mudanças no comando técnico e tenta se reerguer aos poucos. O sinal de alerta está ligado, já que não alcançaram a final do primeiro turno no campeonato local. 

Bem como o América, o clube quer alçar voos mais longos. Em 2000, chegou às oitavas de final, quando caiu diante do Palmeiras após dois empates em partidas equilibradas. O Estádio Frasqueirão é sua casa, com capacidade para 18.000 pessoas.


santacruz-rn

SANTA CRUZ (estreia em 10/04)

O Santa Cruz é um time novato, com apenas dez anos de fundação. Mesmo assim, vem fazendo campanhas regulares pelo Campeonato Potiguar, chegando a vice em 2011. No entanto, o primeiro turno do time foi pífio e longe das expectativas. Será a segunda vez consecutiva que o clube participará da Copa do Brasil. Diante do ASA-AL, as chances são remotas. O Estádio Iberezão, com capacidade para 5.014 pessoas, será a casa do Santa Cruz.

SERGIPE

Bandeiras Estados do Brasil

itabaiana

ITABAIANA (estreia 04/04)

Campeão estadual em 2012, o “Tricolor da Serra” irá enfrentar o bom time da Ponte Preta. Missão complicada para quem é o lanterna do campeonato local e também foi o último colocado em seu grupo na Copa do Nordeste. O clube, ainda por cima, enfrenta uma grave crise, e o técnico interino, Ferreira Nascimento, pode ficar no banco enquanto Dário Lourenço não assume o cargo. O palco do seu jogo será o Estádio Presidente Médici, para um público de 11.244 espectadores.


confianca

CONFIANÇA (estreia em 17/04)

O Confiança, que garantiu sua vaga em função do vice-campeonato estadual em 2012, caiu na primeira fase da Copa do Nordeste em um grupo com Sport, Fortaleza e Sousa. Ao lado do Sergipe, é o líder do Campeonato Sergipano com 21 pontos. O adversário na Copa do Brasil vai ser o cambaleante Guarani de Campinas. O Estádio Sabino Riberio, e seus 4.000 espectadores, receberão o time Paulista.

ERRATA: O Campeonato Maranhense já estava sendo disputado no momento em que Sampaio Corrêa e Maranhão fizeram as suas respectivas estreias na Copa do Brasil. Para ser mais preciso, as duas equipes foram eliminadas nas semifinais do 1º turno. O título ficou com o Imperatiz.

Comentários