Região Centro-Oeste

  • por Rogério Bibiano
  • 7 Anos atrás

DISTRITO FEDERAL

bandeira-distritofederal

ceilandiaCEILÂNDIA (estreia em 03/04)

Atual campeão estadual, o clube da capital federal irá enfrentar o Ceará na primeira rodada da Copa do Brasil 2013. Com capacidade para 4 mil espectadores, o Abadião deve receber o primeiro jogo, no qual o Ceilândia, sob o comando de Adelson de Almeida, tentará surpreender para conseguir o jogo de volta.

No Campeonato Brasilense, já na segunda fase (Taça Mané Garrincha), ocupa o segundo lugar do grupo B. Na Taça JK (primeiro turno), ficou apenas na terceira posição do grupo, impedido de participar das semifinais.

luziania

LUZIÂNIA (estreia em 10/04)

O Luziânia participa da Copa do Brasil, após ficar com o vice-campeonato brasiliense de 2012. Apesar de ser um clube de Goiás, a equipe é filiada à Federação Brasiliense de Futebol, devido à questão do custo envolvendo as distâncias para deslocamento, afinal, da cidade de Luziânia até Brasília, são 70 km. Até Goiânia, são 255 km.

Assim como o seu rival local, o Luziânia também enfrentará um adversário do Ceará, desta vez o Fortaleza. A equipe manda seus jogos no Estádio Serra do Lago, porém, até o encerramento desta, a CBF ainda não havia definido o local do jogo da equipe. Na atual temporada, a equipe não foi bem na Taça JK, ficando fora dos playoffs. Na Taça Mané Garrincha, está na disputa por uma vaga às semifinais.

SobradinhoSOBRADINHO (estreia em 17/04)

Terceiro colocado no Campeonato Brasiliense de 2012, o Sobradinho é um dos clubes mais tradicionais do Distrito Federal e enfrentará o Botafogo-RJ, no Estádio Bezerrão.

Após fracassar na Taça JK, a equipe vem bem na Taça Mané Garrincha, última oportunidade para poder marcar presença na Copa do Brasil do próximo ano.


GOIÁS

Bandeiras Estados do Brasil

goias

GOIÁS (estreia em 10/04)

Campeão goiano de 2012 e maior vencedor do Estado de Goiás (23 títulos), o “Esmeraldino” irá viajar até Macapá-AP para enfrentar a equipe do Oratório-AP, no Estádio Glicério Marques. Em 1990, o Goiás foi vice-campeão da Copa do Brasil, perdendo o título para o Flamengo-RJ.

Na atual temporada, a equipe vem muito bem no estadual, liderando de forma absoluta, estando classificado por antecipação para a fase semifinal. Contando com uma boa base, campeã da Série B de 2012, o Goiás contratou o artilheiro Neto Baiano, para suprir a ausência de Ricardo Goulart (negociado com o Cruzeiro-MG) e espera ser uma das possíveis surpresas da Copa do Brasil 2013.

Atl_go

ATLÉTICO (estreia em 10/04)

Vice-campeão goiano de 2012, o Atlético Goianiense viajará até o Pará, para enfrentar o surpreendente campeão paraense de 2012, Cametá, em local ainda não definido pela CBF.

Após amargar o rebaixamento para a Série B, o “Dragão” ainda está em processo de recuperação após a decepcionante temporada. A equipe ocupa atualmente a terceira colocação no Campeonato Goiano, com 26 pontos, precisando matematicamente de apenas um para garantir lugar nas semifinais. Semifinalista da Copa do Brasil em 2010, a equipe de Waldemar Lemos iniciou o ano com um grupo bastante reformulado e com atuações inconstantes. A esperança de gols do ataque rubro-negro é Ricardo Jesus, um dos poucos remanescentes de 2012.

crac

CRAC (estreia em 10/04)

Terceiro colocado no Campeonato Goiano de 2012, o “Leão do Sul”, recebe, na estreia da Copa do Brasil 2013, o Náutico-PE no Estádio Genervino da Fonseca, na cidade de Catalão-GO.

Em 2012, o clube, além de ter feito ótima campanha no Campeonato Estadual, conseguiu o acesso para a Série C de 2013, ao sagrar-se vice-campeão da Série D do Campeonato Brasileiro. Porém, após um excelente ano, a atual temporada tem preocupado os torcedores. A equipe ocupa, no momento, a penúltima colocação do estadual, lutando contra Vila Nova, Anápolis, Rio Verde e Itumbiara, para não ser rebaixada.


MATO GROSSO

Bandeiras Estados do Brasil

luverdense

LUVERDENSE (estreia em 10/04)

Campeão mato-grossense de 2012, o Luverdense fará sua estreia na Copa do Brasil 2013, contra o Tupi-MG, em Juiz de Fora-MG, no Estádio Mário Helênio.

A jovem equipe (fundada em 2004) de Lucas do Rio Verde-MT, na temporada passada quase conseguiu o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. A base foi mantida e o clube, em 2013, segue fazendo boa campanha no Estadual, com o primeiro lugar garantido na primeira fase, e aguarda a definição do adversário que irá enfrentar nas semifinais, no qual, de antemão, é favorito absoluto.

mixto MIXTO (estreia em 10/04)

O “Tigre”, maior vencedor estadual (24 títulos), garantiu o direito de ser o segundo representante do Estado, após conquistar a Copa Governador de Mato Grosso 2012 (torneio disputado no segundo semestre para decidir o segundo representante do Estado na Copa do Brasil). A equipe estreia contra o Vitória-BA, no Estádio Dutrinha, em Cuiabá-MT.

Após quase conseguir uma das vagas para a Série C do Campeonato Brasileiro 2012, a equipe passou por uma reformulação, com a saída de alguns destaques do ano passado. No Estadual, o Mixto está em quarto lugar, com 25 pontos, seguido pelo União Rondonópolis, com 22, e precisando de mais um para garantir vaga nas semifinais. O destaque é o treinador, o experiente ex-artilheiro Cláudio Adão. Felipe Adão, filho do ex-atacante, recém contratado, é o grande nome para esta Copa do Brasil 2013.

MATO GROSSO DO SUL

Bandeiras dos Estados do Brasil

aguiaNegraÁGUIA NEGRA (estreia em 10/04)

Campeão sul-matogrossense de 2012, a equipe de Rio Brilhante recebe, no Estádio Ninho da Águia, o Bragantino-SP. É sua segunda participação na Copa do Brasil

No momento, o Águia Negra dedica-se somente à tradicional competição de mata-mata nacional. No Estadual, ficou na quinta colocação do Grupo B, não conseguindo ir para os playoffs de quartas-de-final, estando fora da disputa pelo tricampeonato.


naviraienseNAVIRAIENSE (estreia em 03/04)


Vice-campeão do Mato Grosso do Sul em 2012, o Clube Esportivo Naviraiense, participa pela terceira vez da Copa do Brasil. A jovem equipe (fundada em 2005), recebe a Portuguesa-SP, no Estádio Virotão. A esperança é repetir ao menos a campanha de 2010, quando conseguiu levar o confronto contra o Santos (campeão daquele ano) para o segundo jogo

Ciente das dificuldades, o Naviraiense divide-se entre a Copa do Brasil e o Estadual. Classificado em segundo lugar, pelo Grupo B, na primeira fase, a equipe vem de empate (2×2) contra o Novo Operário e, no fim de semana, decide em casa a vaga às semifinais.

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.