Região Norte

  • por Victor Gandra Quintas
  • 8 Anos atrás

 ACRE

Bandeiras Estados do Brasil

Rio_branco_ac

Rio Branco (jogo em 03/04)

O clube da capital acreana vem para a disputa da Copa do Brasil depois da conquista do estadual do ano passado. Na primeira fase, o time tentará surpreender o Internacional de Porto Alegre. A equipe que ainda disputará a serie C do brasileirão é comandada pelo treinador Luís Carlos Silva.

Neste ano, ocupa o segundo lugar do Campeonato Acreano, com 16 pontos em sete jogos. O clube manda suas partidas no estádio José de Melo, para 6 mil pessoas.

AtleticoAC

Atlético Acreano (já eliminado)

O vice-campeão acreano de 2012 já foi eliminado da competição pelo Desportiva-ES (1×1 no jogo de ida em Rio Branco e perdeu por 5×4 em Vitória).

AMAPÁ

Bandeiras Estados do Brasil

oratorio

Oratório (estreia em 10/04)

O estado do Amapá contará apenas com uma equipe na disputa da Copa do Brasil. O Oratório, atual campeão estadual, terá o Goiás como adversário nesta primeira fase. O time é treinado por Carlos André Tabosa dos Reis.

Sem muitas pretensões, jogará no estádio Glicério Marques, em Macapá, com capacidade para 3 mil espectadores. O Campeonato Amapaense 2013 ainda não está em disputa. O clube deve participar da Série D do Campeonato Brasileiro.

AMAZONAS

bandeira-amazonas

Nacional

Nacional (estreia em 03/04)

O time do Nacional terá pela frente um confronto regional, já que enfrenta o Águia de Marabá do Pará em sua estreia na Copa do Brasil 2013. O atual campeão amazonense desta vez não chegou aos playoffs da Taça Estado do Amazonas (primeira fase do estadual) e tentará a classificação na segunda fase (Taça Cidade de Manaus).

O clube manda seus jogos no estádio SESI (5 mil pessoas) provisoriamente por conta das obras para a Copa do Mundo 2014. A Arena Manaus, que tomará o lugar do estádio Vivaldo Lima, só deve ficar pronta às vésperas da competição. O atual treinador, Aderbal Lana, só assinou recentemente com o clube.

fast

Fast Clube (estreia em 10/04)

O Fast foi um dos finalistas da primeira fase do amazonense, mas perdeu para o Princesa do Solimões. No entanto o vice-campeão estadual do ano passado espera avançar na Copa do Brasil, já que terá o CRB de Alagoas no primeiro confronto.

O clube que tem o treinador português Paulo Morgado no comando do time mandará os jogos no mesmo estádio do Nacional, o SESI, também por ausência da Arena Manaus.

PARÁ

Bandeiras Estados do Brasil

cameta

Cametá (estreia em 10/04)

O surpreendente Cametá, do interior do estado, espera impressionar os grandes clubes também na Copa do Brasil. No entanto, mesmo após vencer o paraense do ano passado, deixando a dupla Remo e Paysandu para trás, não consegue o mesmo brilho no torneio deste ano, já que ficou somente na quinta colocação da primeira fase.

Treinado por Ferreti, o clube mandará seu jogo de ida no Estádio Orfelindo Valente (Parque do Bacuarau), com capacidade para 8 mil lugares.

remo

Remo (estreia em 03/04)

OLeão Azul foi o vice-campeão estadual é comandado pelo rodado Flávio Araújo e tem em Ramón um de seus principais jogadores. O time deve mandar seus jogos no Estádio Mangueirão, com capacidade para 45 mil pagantes. Está nas semifinais da Taça Estado do Pará e enfrentará o rival Paysandu.

As pretensões do Remo na Copa do Brasil são simples, já que enfrenta o Flamengo no dia 03/04. Assim, ter o jogo de volta, no Rio de Janeiro, é o principal desejo do clube.

aguia_maraba

Águia de Marabá (estreia em 03/04)

A última vaga do Pará na Copa do Brasil – via estadual – pertence ao Águia de Marabá, que enfrenta o Nacional do Amazonas em seu jogo de estreia. O clube, terceiro colocado no paraense do ano passado, luta contra o rebaixamento no estadual 2013. Assim, as pretensões são as mais modestas possíveis: buscar o jogo da volta.

O time deve atuar no estádio Zinho de Oliveira, com capacidade para 4.500 lugares. Treinada por João Galvão, a equipe ainda terá a série C do brasileirão pela frente.

paysandy

Paysandu (estreia em 10/04)

 

O Papão da Amazônia, como é conhecido, tem status de time grande na região norte. Desta forma, surge como favorito a ter a melhor campanha entre os clubes da região. O time é treinado por Lecheva, que já tem história dentro do clube. Mas o maior destaque é o jogador Iarley, de volta ao time depois de passar por diversos clubes de renome internacional, como o Boca Juniors e o Internacional. Por este último, conquistou Libertadores e Mundial de Clubes.

Assim como o maior rival, o Paysandu deve mandar os seus jogos no Mangueirão, onde 45 mil pessoas podem acompanhar suas partidas. Quanto ao estadual, jogará as semifinais da primeira fase nos dias 06 e 13 de abril, contra o Remo, maior clássico do estado e uma das maiores rivalidades do Brasil.

RONDÔNIA

bandeira-rondonia

Ji-Parana

Ji-Paraná (estreia em 03/04)

O Ji-Paraná conquistou o direito de jogar a Copa do Brasil ao vencer pela nona vez o Campeonato Rondoniense (dos clubes em atividade, só o Moto Clube tem mais troféus). A equipe da cidade homônima não vem bem no estadual deste ano, estando na lanterna do torneio com apenas um ponto em quatro jogos. O time atravessará o Brasil e enfrentará o América de Natal, com a esperança de levar o jogo de volta. A partida terá lugar no Biancão, estádio para 5 mil pessoas.

RORAIMA

Bandeira_de_Roraima

sao raimundo

São Raimundo (estreia em 10/04)

Mais um clássico regional entre clubes do Norte do país. O São Raimundo enfrentará o Paysandu, do Pará, classificado graças ao Ranking da CBF. O clube alvinegro, por sua vez, conquistou o direito de participar vencendo o estadual de 2012. Este ano, o Campeonato Roraimense ainda não foi definido. Portanto, o time do treinador Beto Gordo terá somente a disputa da Copa pela frente.

O clube pretende apenas disputar a partida de volta, em Belém, já que conta com menos favoritismo diante do Papão. Seu estádio, onde correrá a primeira partida, é o Ribeirão, com capacidade para 3 mil pessoas.

TOCANTINS

Bandeiras Estados do Brasil

gurupi

Gurupi (estreia em 10/04)

O Gurupi irá a Minas Gerias enfrentar o América na primeira fase da Copa do Brasil. O clube, que igualou com o Palmas o número de estaduais conquistados em 2012, tentará surpreender o Coelho. Para isso, contará com o ex-volante Sandro Goiano no comando técnico do time. A equipe deve mandar seus jogos no estádio Gilberto Rezende Rocha, com modestos 3 mil lugares.

Comentários

Natural de Belo Horizonte. Torcedor do Cruzeiro e da Juventus. Um Doente por Futebol. Desde pequeno um apreciador do esporte mais popular do mundo, preferindo mais em acompanhar do que jogar (principalmente por não ter talento algum com a bola).