Região Sul

  • por Paulo Santana Neto
  • 7 Anos atrás

PARANÁ

Bandeiras Estados do Brasil

coritiba

Coritiba (jogo com data ainda não definida)

O campeão paranaense de 2012 inicia sua trajetória na Copa do Brasil enfrentando o desconhecido CSP (Centro Sportivo Paraibano), vencedor da Copa Paraíba 2012.

O jogo estava previsto para acontecer nesta quinta-feira, porém, a classificação do CSP para a Copa BR está sob questionamento no STJD e a partida ainda não tem data oficial para ocorrer.

O Coritiba, que mandará seus jogos no Couto Pereira, com capacidade para 37 mil pessoas, vem bem no paranaense deste ano. O time foi campeão do primeiro turno da competição e está na quinta colocação no segundo.

A equipe treinada por Marquinhos Santos tem como principal estrela Alex, ídolo da torcida, que voltou da Turquia este ano para atuar no clube em que iniciou sua carreira profissional.

atletico-pr

Atlético Paranaense (estreia em 03/04)

A equipe da baixada, vice-campeã paranaense do ano passado, estreará na competição contra o Brasil de Pelotas/RS, já nesta quarta-feira, dia 03.

Oportunidade para ver o time principal do Atlético/PR, que finalmente atuará de maneira oficial em 2013. Isso porque o clube decidiu usar os seus jogadores sub-23 no estadual deste ano.

Assim, com base no que vem sendo usado na pré-temporada, o técnico Ricardo Drubscky deverá escalar o Furacão da seguinte maneira: Weverton; Daniel, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid e João Paulo; Elias e Felipe; Marcelo e Marcão.

Com a Arena da Baixada em obras, o clube vem mandando os seus jogos no Ecoestádio Janguito.

arapongas

Arapongas (estreia em 10/04)

O Arapongas garantiu a sua vaga na Copa do Brasil deste ano devido a ótima campanha no paranaense do ano passado, quando terminou a competição em 3º lugar.

Este ano as coisas não estão tão bem assim para a equipe no estadual, mas a chegada da competição nacional traz um ânimo extra para o Arapongão, que manda seus jogos no Estádio dos Pássaros, com capacidade para 15 mil pessoas.

Em busca de uma surpreendente classificação, o time do técnico Edmilson Alves enfrentará o São Caetano/SP, no dia 10/04, em casa.

cianorte

Cianorte (estreia em 03/04)

O Leão do Vale, como é chamado o Cianorte, começa o seu caminho na Copa do Brasil 2013 enfrentando o Grêmio Barueri em casa. A equipe paranaense manda seus jogos no Albino Turbay, com capacidade para 7 mil pessoas.

Classificada para a competição por ficar em 4º lugar no estadual paranaense do ano passado, o Cianorte não vem bem este ano. A equipe terminou na nona colocação o primeiro turno do estadual e está na mesma posição no segundo, portanto, o mesmo luta contra o rebaixamento no paranaense.

Por enfrentar um clube que também tem pouca expressão nacional, como o Grêmio Barueri, o time paranaense sonha em avançar de fase na competição. E para isso contam com o ex-zagueiro, Paulo Turra, como treinador da equipe.

paranaParaná (estreia em 10/04)

O Paraná se classificou para a Copa do Brasil deste ano pelo novo ranking da CBF, já que a equipe estava na segunda divisão paranaense na temporada passada. O tricolor não tem mais chances de título no estadual em 2013, portanto, o foco está 100% na competição nacional.

A campanha da equipe treinada por Toninho Cecílio inicia contra o São Bernardo/SP, na quarta-feira da próxima semana, dia 10. Se acontecer o jogo de volta, a tendência é que o Paraná mande a partida no estádio Durival Britto, com capacidade para 15 mil pessoas.

O Tricolor paranaense conta com jogadores experientes no elenco, como o atacante Reinaldo, ex-Flamengo e São Paulo, e também o meia Lúcio Flávio, ex-Botafogo.

SANTA CATARINA

Bandeiras Estados do Brasil

Avai

Avaí (estreia em 10/04)

O campeão catarinense de 2012 estreará na Copa do Brasil 2013 contra Volta Redonda/RJ, no dia 10 de abril, no Rio de Janeiro.

Devido a campanha mediana no estadual catarinense deste ano, o time do Guga pretende tentar ir o mais longe possível na competição nacional. Para isso, a equipe do técnico Ricardinho conta com o experiente meia Marquinhos, ex-Santos e Grêmio, comandando o meio de campo do Leão.

O time de Florianópolis, atualmente está na Série B, e mandará seus jogos no Estádio da Ressacada, com capacidade para 17 mil pessoas.

figueirense

Figueirense (estreia em 10/04)

Vice-campeão estadual e rebaixado no Brasileirão do ano passado, o Figueirense tenta se recolocar nos trilhos em 2013. E a Copa do Brasil pode ser a competição perfeita para elevar a moral da equipe para esta temporada.

Embalado pela liderança no segundo turno do estadual, O Figueira enfrentará a Desportiva/ES, no dia 10/04, fora de casa. Em busca da vitória, a equipe comandada por Adilson Batista não conta com grandes estrelas no elenco, mas a esperança de gols passa pelos pés do atacante Marcelo Toscano.

O alvinegro disputará seus jogos como mandante no estádio Orlando Scarpelli, com capacidade para 20 mil pessoas.

jonville

Joinville (estreia em 10/04)

Com vaga garantida por ter sido campeão da Copa Santa Catarina de 2012, o JEC vem fazendo uma campanha mediana no estadual deste ano e ocupa a sexta colocação na classificação geral.

No primeiro jogo pela Copa do Brasil 2013, o técnico Arturzinho e sua equipe viajarão até o Espírito Santo para enfrentar o Aracruz, no dia 10/04. A expectativa é conseguir vencer a partida por mais de dois gols de diferença e evitar o jogo de volta. Mas caso ele ocorra, o Tricolor utiliza a moderna Arena Joinville, que comporta até 22 mil pessoas.

criciuma

Criciúma (estreia em 03/04)

Após conseguir o acesso para a Série A do Brasileirão, o Criciúma busca vôos mais altos para este ano. E a Copa do Brasil pode ser um trampolim e tanto para o alcance do objetivo.

Classificado para a competição via ranking da CBF, o Tigre reformulou bastante o elenco para 2013. Talvez por isso ainda sofra com a irregularidade no estadual, torneio em que ocupa a quarta colocação na classificação geral.

A estréia ocorrerá nesta quarta-feira, contra o Noreste, em Bauru/SP. Para vencer a equipe paulista, o Criciúma conta com várias opções para o ataque, como Marcel, ex-Coritba, Fabinho, ex-Cruzeiro, Giancarlo, ex-Ponte Preta e o artilheiro da equipe no ano, o centroavante Lins.

Havendo o jogo de volta, o time do técnico Vadão atuará no Estádio Heriberto Hulse, para no máximo 22 mil pessoas.

RIO GRANDE DO SUL

bandeira-rio-grande-do-sul

internacional

Internacional (estreia em 03/04)

O Internacional, como sempre, entra na Copa do Brasil sendo um dos grandes favoritos a conquistá-la. E tal fato é justificado pela força do elenco colorado, que dispõe de jogadores com nível de seleção. Destaque para os atacantes Leandro Damião e Diego Forlán, o meia D’Alessandro e o zagueiro Juan. Todos com passagens por suas seleções nacionais.

O técnico Dunga assumiu o time no começo deste ano e vem obtendo bons resultados até então, como o título da Taça Farroupilha, o primeiro turno do Gaúchão. A equipe que tentará barrar essa boa fase colorada é o Rio Brando do Acre. Tarefa difícil para o campeão acreano de 2012.

Para a partida desta quarta-feira, dia 03/04, o colorado terá alguns desfalques confirmados. O atacante Damião está suspenso, e o He-Man, Rafael Moura é que herdará o lugar no ataque. Já o zagueiro está fora devido a uma lesão na coxa. Alan e Romário são os candidatos a vaga na defesa.

caxias

Caxias (estreia em 03/04)

Após o segundo lugar no estadual gaúcho do ano passado, o Caxias garantiu a vaga para a Copa do Brasil 2013. A estréia da equipe grená é contra o Resende do Rio de Janeiro, já nesta quarta-feira, dia 03/04.

O Caxias não tem grandes chances de conquista no Gaúchão deste ano, portanto, a competição nacional pode ser uma boa chance de visibilidade nacional. Para o torneio, o técnico Picoli espera que o atacante continue marcando seus gols.

A equipe gaúcha, que enfrenta grave crise financeira, mandará seus jogos no estádio Centenário, com capacidade para 30 mil pessoas.

Veranopolis

Veranópolis (estreia em 03/04)

O Veranópolis estréia na competição contra o Santo André/SP, nesta quarta-feira, dia 03, no seu estádio, Antônio David Farina, com capacidade para 4 mil pessoas.

O VEC conseguiu a vaga para a competição nacional deste ano após ficar em 4º lugar no estadual gaúcho de 2012. Este ano a equipe ainda tem chances dentro da competição, como também ainda tem chances de descenso.

O clube gaúcho é comandado por Julinho Camargo e tem como principal esperança de gols, o rodado atacante Lê, que já atuou por diversas equipes do interior gaúcho.

BrasildePelotas

Brasil de Pelotas (estreia em 03/04)

O Brasil de Pelotas vive uma situação estranha em 2013, garantido na Copa do Brasil por ter sido vice-campeão da Taça FGF de 2012, o Xavante disputa atualmente a segunda divisão do Campeonato Gaúcho.

É importante destacar que esta é a primeira vez que o time gaúcho disputa a competição nacional. E o jogo de estréia será em casa, contra o Atlético Paranaense, neste dia 03/04, no estádio Bento Freitas, em Pelotas.

Comentários

Gaúcho de nascimento, catarinense de criação. Um viciado em rock, séries e, obviamente, futebol. Fã desde o atacante caneludo fazedor de gols ao habilidoso irreverente e imprevisível. Curte os detalhes e estatísticas que cercam o melhor esporte do mundo.