Sudeste

  • por Victor Gandra Quintas
  • 7 Anos atrás

ESPIRITO SANTO

Bandeiras Estados do Brasil

aracruz

Aracruz (estreia em 10/04)

O Esporte Clube Aracruz conquistou o direito de disputar a Copa do Brasil 2013 depois de vencer o Capixabão do ano passado. Foi seu primeiro título estadual. Sem muitas pretensões, o clube tentará levar o jogo para fora do Espírito Santo. Enfrentará o Joinville, de Santa Catarina.


Treinado por Moreno, mandará seus jogos no Estádio do Bambu, com capacidade para pouco mais de 5 mil pessoas. Na atual edição do campeonato capixaba, lidera com 9 vitórias em 13 jogos.

desportiva_ferroviariaDesportiva (estreia em 10/04)

A Desportiva Ferroviária já passou por uma eliminatória nesta edição da Copa do Brasil. Vencedora da Copa do Espirito Santo de 2012, teve que disputar um preliminar contra o Atlético Acreano para ingressar no torneio (empatou em 1×1 no Acre e venceu por 5×4 no Espírito Santo).


O time mais tradicional do estado é o vice-líder do Capixabão, com 8 vitórias em 13 jogos, mas amargou a segunda divisão no ano passado. 

Terá o forte Figueirense nesta fase da Copa do Brasil. Outro clube catarinense diante dos clubes capixabas. Deve mandar seus jogos no estádio Engenheiro Alencar Arararipe, que possui capacidade para 15 mil espectadores. O treinador do clube é o Mauro Soares, já rodado por vários clubes do Brasil e de Portugal.

MINAS GERAIS

Bandeiras Estados do Brasil

america-mgAmérica (estreia em 10/04)

O Coelho viajará até o Tocantins para enfrentar o Gurupi nesta primeira fase da Copa do Brasil. O atual vice-campeão mineiro, treinado por Paulo Comelli, tem no atacante Fábio Junior sua maior esperança de sucesso.


Depois de ter passado por algumas dificuldades no inicio do Campeonato Mineiro deste ano, a equipe vem em ascensão. Ocupa o 5º lugar no estadual, apenas um ponto da zona de classificação para a semifinal. 

Seu estádio, a Arena Independência, foi reformado para preparação da Copa do Mundo e tem capacidade para quase 24 mil pessoas.

cruzeiroCruzeiro (estreia em 10/04)

Um dos maiores vencedores da Copa do Brasil (quatro vezes, assim como o Grêmio), o time celeste pode ser considerado como favorito ao título. Depois de amargar campanhas fracas nos dois anos anteriores, inclusive ficando fora da decisão estadual do ano passado, passou por uma reformulação completa. Diego Souza e Dagoberto estão entre os destaques, mas é Everton Ribeiro quem mais agrada a torcida.


Sob o comando de Marcelo Oliveira, o time enfrentará na primeira fase o CSA, de Alagoas, com grandes chances de eliminar o jogo da volta.

O líder invicto do Campeonato Mineiro 2013 tem como estádio o Mineirão, completamente reformado para a Copa do Mundo de 2014. Sua capacidade de público se aproxima de 62 mil pessoas.

Time base: Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Paulão e Everton; Henrique, Nilton, Diego Souza e Everton Ribeiro; Dagoberto e Borges.

tupiTupi (estreia em 10/04)

O time do interior de Minas foi o quarto colocado do Mineiro de 2012, assegurando seu lugar na Copa do Brasil. Terá o Luverdense do Mato Grosso nessa primeira fase, com a primeira partida acontecendo em casa, na cidade de Juiz de Fora. Uma boa chance de passar à frente no confronto.


O time mandará os jogos no Estádio Municipal, ou Helenão, que comporta pouco mais de 14 mil pessoas. O treinador é Felipe Surian, que comanda o sexto colocado do estadual desse ano.

BOA_esporteclubeBoa Esporte (estreia em 10/04)

O clube de Varginha venceu a Taça Minas Gerias de 2012 e ganhou o direito de disputar a Copa do Brasil. Terá pela frente o Salgueiro, de Pernambuco. A equipe ocupa hoje a 9ª colocação no Campeonato Mineiro, duas acima da zona da degola (mas com 5 pontos à frente).


É treinado pelo jovem Sidney Moraes, que possui passagens por clubes do Brasil, Portugal e até Oriente Médio. Tem no estádio Melão, para 15 mil pessoas, a sua casa.

betimBetim (03/04)

O Betim seguiu o exemplo do Boa Esporte e mudou de cidade para se manter na ativa (o time de Varginha chamava-se Ituiutaba e tinha sede na cidade de mesmo nome). O ex-Ipatinga, que morava na cidade homônima na região do Vale do Aço, migrou para a região metropolitana de Belo Horizonte.


As boas campanhas do Ipatinga nos anos passados admitiu ao hoje Betim manter uma boa posição no ranking da CBF, o que deu ao time o acesso à Copa do Brasil, mesmo estando no Módulo II do Mineiro.

Tendo o Bangu do Rio de Janeiro pela frente, espera fazer frente ao adversário. Para isso, contará com o comando do técnico Eugênio Souza. Mandará seus jogos na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (próximo a Betim).

RIO DE JANEIRO

Bandeiras dos Estados do Brasil

BotafogoBotafogo (estreia em 17/04)

O atual campeão da Taça Guanabara também figura no rol dos clubes favoritos à conquista do título da Copa do Brasil. Comandado por Oswaldo de Oliveira, o time conta com a experiência do holandês Seedorf, uma das maiores estrelas do futebol no cenário brasileiro.


Sua estreia na competição será contra o Sobradinho, do Distrito Federal, na capital nacional. Com a interdição do Engenhão, o clube deve mandar suas partidas em Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira, que possui capacidade para 21 mil pessoas.

O time base: Jefferson; Lucas, Bolívar (Antonio Carlos), Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Lodeiro e Seedorf; Rafael Marques.

flamengo_30x30Flamengo (estreia em 03/04)

Apesar de toda a sua história, o rubro negro carioca não é um dos grandes favoritos, tudo por conta da turbulência que o clube vive desde a temporada passada. Ainda em formação, não participou da final da Taça Guanabara e faz fraca campanha na Taça Rio, podendo não se classificar para as semifinais.


O time comandado por Jorginho, ex-auxiliar de Dunga na seleção, não conta com uma grande estrela e tenta superar as críticas para ir bem no ano. Seus jogos também seriam no Engenhão (ainda com a ausência do Maracanã), mas o mais provável é que vá para Volta Redonda, a exemplo do Botafogo.

Jogará contra o Remo, do Pará, na primeira rodada. O time base conta com: Felipe; Léo Moura, Wallace, Renato Santos (Alex Silva) e João Paulo; Amaral, Elias, Rodolfo (Cleber Santana), Gabriel e Rafinha; Hernane.

ResendeResende (estreia em 03/04)

O pequeno Resende foi o quinto colocado do estadual do ano passado. O clube estreia contra o Caxias, em casa, e pretende conseguir o jogo da volta.


Sua casa é o Estádio do Trabalhador, na cidade de Resende, com capacidade para 7,5 mil lugares. O treinador do clube é o jovem Eduardo Allax, que encerrou a carreira de jogador em 2011.

Vale notar que o Resende é o líder do grupo B da Taça Rio. Faltando três jogos para o fim da fase, já está praticamente assegurado nos playoffs.

Volta_RedondaVolta Redonda (estreia em 10/04)

Outro clube do interior fluminense a disputar a Copa do Brasil é o Volta Redonda, 6º lugar no Carioca de 2012. Neste ano, lidera o Grupo A da Taça Rio e também está praticamente garantido na próxima fase do torneio.


Treinado por Cairo Lima, mandará seus jogos no Raulino de Oliveira, na cidade homônima. A primeira partida será diante do Avaí, de Santa Catarina.

BanguBangu (estreia em 03/04)

É o último time do Rio de Janeiro a disputar a Copa do Brasil 2013. Conseguiu sua vaga depois de ser finalista da Copa Rio 2012 (uma seletiva para o torneiro). Na ocasião, o campeão Nova Iguaçu optou por disputar a Serie D, deixando a vaga para o Bangu.


O clube tem como casa o Estádio de Moça Bonita, com capacidade para pouco mais de 9 mil pessoas. Seu treinador é Cleimar Rocha e sua estreia na competição será contra o Betim.

SÃO PAULO

_d30126

 

SantosSantos (estreia em 10/04)

O time do craque Neymar vai ao Piauí enfrentar o Flamengo na primeira rodada da Copa do Brasil já pensando em eliminar o jogo da volta. Vencedor do torneio em 2010, é o atual campeão do Paulistão e também um dos principais favoritos ao título.

Treinado por Muricy Ramalho desde 2011, o time ainda busca uma identidade, já que depende tanto de Neymar para conquistar pontos. A principal contratação do ano, Montillo, ainda não conseguiu ter uma atuação como nos tempos de Cruzeiro.

A Vila Belmiro, estádio para quase 17 mil pessoas, é a sua casa. O time base: Rafael; Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Guilherme Santos (Léo); Arouca, Renê Junior (Marcos Assunção), Cícero e Montillo; Neymar e André.

guarani

Guarani (10/04)

O Confiança, em Sergipe, será o adversário do Bugre na primeira rodada da Copa do Brasil. O vice-campeão paulista, que surpreendeu a todos na disputa do estadual passado, não vive um de seus melhores momentos, estando na lanterna deste ano. Já está praticamente rebaixado para a Serie A-2.

Apesar das dificuldades no Paulistão, tem boas chances de avançar nesta etapa. Se precisar jogar em casa, terá o estádio Brinco de Ouro, para 29 mil pessoas, à sua espera. Está sem treinador após a demissão do tetracampeão Branco.

ponte_preta

Ponte Preta (04/04)

O outro clube de Campinas também disputará a Copa do Brasil. Na segunda posição do Campeonato Paulista 2013, a Ponte Preta seguirá com seu rival para Sergipe, onde enfrentará o Itabaiana. Foi o quarto colocado do estadual de 2012.

Mandará seus jogos no tradicional estádio Moisés Lucarelli, com capacidade para quase 20 mil espectadores. Manteve Guto Ferreira no comando do time. Conseguiu escapar do rebaixamento no Brasileirão de 2012.

saobernardo

São Bernardo (estreia em 11/04)

O time do ABC paulista conquistou o direito de jogar a Copa do Brasil depois de ter levado a Serie A-2 do Paulistão 2012. Terá que passar pelo Paraná Clube, na primeira rodada, para avançar na competição.

Seu estádio é o Primeiro de Maio, na cidade de mesmo nome, com capacidade para quase 16 mil lugares. O time ocupa a 13ª colocação no estadual deste ano. É comando pelo brasileiro naturalizado japonês Wagner Lopes, que disputou a Copa do Mundo de 1998 representando a seleção da Ásia.

noroeste

Noroeste (estreia em 03/04)

Mais um time do interior paulista na disputa, o Noroeste foi campeão da Copa Paulista 2012 e assim teve direito à vaga. Como desafio inicial na Copa do Brasil, terá a visita do Criciúma, de Santa Catarina.

Treinado por Carlos Alberto Seixas, o time da cidade de Bauru mandará seus jogos no estádio Alfredo de Castilho, com capacidade para pouco mais de 18 mil lugares. No estadual, o clube foi rebaixado à terceira divisão, o que diminui as expectativas dos torcedores.

portuguesa

Portuguesa (estreia em 03/04)

Lusa é outra equipe que entrou na disputa da Copa do Brasil por conta do ranking da CBF. Estando na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, amarga a Série A-2 do Paulistão, mas já está classificada para a fase final e deve subir sem sustos. O mesmo se espera de sua estreia no torneio nacional, já que enfrenta o Naviraiense, do Mato Grosso do Sul.

Seu treinador é o conhecido Péricles Chamusca. Mandará seus jogos no Estádio do Canindé, na capital paulista, com capacidade para 21 mil pessoas.

barueri

Barueri (estreia em 03/04)

Outro paulista beneficiado pelas boas campanhas nos anos anteriores, o Grêmio Barueri chega à Copa do Brasil para jogar contra o Cianorte, do Paraná. É o favorito do confronto, apesar da baixa expectativa para as seguintes fases do torneio (caso avance).

O clube, que há pouco tempo disputava a elite do futebol brasileiro, está na Série A-2 do Campeonato Paulista e não tem chances de subir.
Mandará seus jogos na Arena Barueri, com capacidade para 32 mil lugares. O treinador é Nenê Belarmino.

sao_caetano

São Caetano (estreia em 10/04)

O outro clube do ABC paulista na Copa do Brasil é o Azulão. O time, que também se classificou graças ao ranking da CBF, terá pela frente o Arapongas, do Paraná.

Luta contra o rebaixamento no Campeonato Paulista de 2013, logo, os torcedores não esperam muito do time no torneio nacional. O São Caetano jogará no Anacleto Campanella, com 14,4 mil lugares. É treinado interinamente por Daniel Martine, auxiliado pelo ex-volante Galeano.

Bragantino

Bragantino (estreia em 10/04)

O time de Bragança Paulista também conseguiu sua vaga pelo histórico, estando ainda bem cotado no ranking da CBF. O clube ocupa a 9º posição no Paulistão deste ano e terá o Águia Negra, do Mato Grosso do Sul, na primeira etapa da Copa do Brasil.

O time, treinado por Mazola Júnior, mandará seus jogos no estádio Nabi Abi Chedid, com capacidade para 17 mil pessoas.

Santo_Andre

Santo André (estreia em 03/04)

Mais um clube do ABC paulista na disputa. Assim como seu vizinho São Caetano, beneficiou-se da boa colocação no ranking da CBF. O time, que já conquistou a Copa do Brasil no ano de 2004, espera, quase 10 anos depois, surpreender o Brasil novamente.

Para começar, enfrentará o Veranópolis, no Rio Grande do Sul, e espera voltar sem precisar da segunda partida. No entanto, disputa o Campeonato Paulista da Série A-2, sem chances de subir, o que diminui a empolgação dos torcedores.

Comandado por Arnaldo Lira, mandará seus jogos no estádio Bruno José Daniel, com capacidade 7 mil lugares.

Comentários

Natural de Belo Horizonte. Torcedor do Cruzeiro e da Juventus. Um Doente por Futebol. Desde pequeno um apreciador do esporte mais popular do mundo, preferindo mais em acompanhar do que jogar (principalmente por não ter talento algum com a bola).