Joshua: O filho do Rei Pelé

Atacante de 16 anos fará parte do time Sub-17 do Santos.

Filho de Pelé treinando com o elenco santista | Foto: Reprodução

Filho de Pelé treinando com o elenco santista | Foto: Reprodução

Filho de peixe, peixinho é. Sabemos que existem muitos filhos de jogadores de renome nacional e internacional que estão espalhados por aí. Romarinho, filho do baixinho famoso, Romário, já fez seu primeiro gol como profissional no Brasiliense. Já o filho do Galinho de Quintino, Tiago Coimbra, resolveu apostar a sorte atuando pelo América, do Rio de Janeiro. Mas, até agora, nada de sucesso.

São poucos os casos de filhos de ex-boleiros que dão certo. A bola da vez é Joshua, de apenas 16 anos e grande privilegiado por ser filho do rei Pelé. Atacante, procura despistar os rumores e comparações com o eterno camisa 10 santista, mas não descarta esta numeração em um futuro próximo. Agora, prefere ficar com a 9 ou com a 11, já que sente-se bem assim.

Joshua passou um período de dois anos nos Estados Unidos atuando pelo Florida Rush. Ficou um mês treinando com o elenco sub-17 do Santos no ano passado. Agora, voltando em definitivo para o Brasil, o jovem atleta quer buscar seu espaço tendo como espelho o próprio pai.

Tal pai, tal filho: Joshua se inspira no pai para ganhar espaço na equipe do Santos | Foto: Globo.com

Tal pai, tal filho: Joshua se inspira no pai para ganhar espaço na equipe do Santos | Foto: Globo.com

Além de Pelé, Neymar serve de grande exemplo para o mais novo garoto da Vila | Foto: Reprodução

Além de Pelé, Neymar serve de grande exemplo para o mais novo garoto da Vila | Foto: Reprodução

Por ser ainda menor de idade, o contrato com o Santos para disputar o Campeonato Paulista Sub-17 deste ano foi assinado pelo pai do atleta, o Rei. Sem regalias ou confortos, mas tendo que carregar o sobrenome famoso, Joshua já se acostumou com a ideia de ser o filho do rei do futebol e diz que as cobranças serão ainda maiores, pois os olhares estarão mais direcionados a ele.
Outra inspiração do jovem atleta é Neymar. Joshua acompanhou algumas partidas do craque na Vila Belmiro, estádio em que nunca havia pisado antes de ter concedido entrevista ao SporTV para falar de sua carreira.

A promessa Joshua ainda está em fase de formação. É muito cedo para falarmos se ele irá dar frutos ou não. Mas é certo que o jovem contará com a benção de “papito” (assim Joshua chama carinhosamente o pai).

Joshua não é o primeiro

O "Rei" e seus herdeiros: Edinho e Joshua seguem carreira no esporte bretão | Foto: Globo.com

O “Rei” e seus herdeiros: Edinho e Joshua seguem carreira no esporte bretão | Foto: Globo.com

O jovem de 16 anos não é o primeiro filho de Pelé que tem passagem como jogador de futebol. Edson Cholbi Nascimento, o Edinho, se aventurou debaixo das traves santistas nos anos de 1990 e 1991 e de 1994 a 1998, conseguindo ser vice-campeão brasileiro com o Santos em 1995. O arqueiro ainda teve passagens por Portuguesa Santista (1992), São Caetano (1993) e Ponte Preta (1998). Após o fim da carreira, Edinho foi chamado a pedido de Pelé para trabalhar na comissão técnica do Santos em 2007, ainda quando o técnico alvinegro era Vanderlei Luxemburgo.

Comentários

Jornalista formado pela Universidade Paulista - Unip em 2012, é torcedor doente pelo Palmeiras e amante do bom futebol. Foi estagiário da produção do Domingo Espetacular, da Rede Record. Em um de seus trabalhos acadêmicos, realizou um documentário sobre o Nacional Atlético Clube intitulado "O Futebol Nacional", publicado no YouTube, com o intuito de relatar a falta de estrutura no clube e de visibilidade na mídia esportiva.