Mineiros com maior aproveitamento em 2013. Veja lista

Galo Cruzeiro

A resposta está nos números e, obviamente, no futebol praticado pelas duas equipes dentro de campo. O levantamento foi feito por Henrique Guzella, que analisou todos os times das séries A, B, C e D e calculou, de cada um deles, o aproveitamento, porcentagem de vitórias no ano, gols feitos por jogo, gols sofridos por jogo, saldo de gols por jogo, porcentagem de empates e de derrotas. Atlético e Cruzeiro encabeçam a lista até agora.

O Galo tem, até aqui, um aproveitamento de 92,86% e 93% de vitórias. Além disso, é o único time de todos no Brasil a superar a marca de mais de três gols por partida em média. Consequentemente, isso também aumenta o saldo de gols por jogo, e o Atlético também é o único time a somar a média de dois gols de saldo por partida.

O Cruzeiro, segundo colocado no levantamento feito por Guzella, vem na cola do Galo. Não chega a superar nenhum número alcançado pelo time alvinegro, mas está com ótimas estatísticas também. A vantagem que a raposa leva sobre os demais é que ela é o único time que ainda não perdeu nenhuma partida até agora no ano de 2013.

Obviamente os números – no contexto geral e de todos os times – ganham muita força devido aos campeonatos estaduais, que no final do ano acabam não tendo uma relevância tão grande ao se fazer o balanço de toda a temporada. De qualquer forma, a lista acaba sendo um parâmetro para medir ao menos por base a qualidade dos times, atualmente, no Brasil. Repito: atualmente. Nada impede que mês que vem essa listagem se vire de cabeça pra baixo.

Abaixo, o top 10 da série A do Campeonato Brasileiro:

01. Atlético-MG
02. Cruzeiro
03. Goiás
04. Botafogo
05. Vitória
06. Internacional
07. Coritiba
08. Portuguesa
09. Náutico
10. Ponte Preta

Para conferir a lista completa, clique AQUI e acesse a planilha

*A Doentes por Futebol agradece ao Henrique Guzella por disponibilizar o material na internet para livre consulta da imprensa

Comentários

Curte Campeonato Francês e é torcedor do Olympique LYONnais. Dono do único blog do Lyon no Brasil. Já foi colaborador do Jogo Aberto, blog do Lédio Carmona. Já foi colunista de futebol francês da extinta Revista Doentes por Futebol e do portal Os Geraldinos. Foi comentarista da Rádio Futebol Plus. Hoje em dia é editor chefe e sócio-fundador da Doentes Por Futebol. Participa do "Le podcast du Foot", podcast sobre futebol francês do colunista Bruno Pessa, do Portal IG. E é colaborador de futebol Francês no programa "[email protected]", da Rádio Globo SP.