Libertadores volta em clima decisivo

  • por Mauricio Fernando
  • 8 Anos atrás

Após duas semanas de pausa para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, a Taça Libertadores da América está de volta, e em clima de decisão, pois já poderemos ter equipes classificadas. Além disso, veremos aquelas que ainda poderão ter chances de prosseguir para a próxima fase e as que deverão ser eliminadas da competição.

Começamos pelo grupo 4, que terá as duas partidas da 5ª rodada sendo realizadas nesta terça. Para o Vélez, líder do grupo com 9 pontos, basta vencer o lanterna Deportes Iquique no Chile para garantir vaga nas oitavas de final. Porém, a missão será um pouco difícil, já que o time conta com as ausências de Gago e Facundo Ferreyra, jogadores muito importantes e que foram entregues ao departamento médico. Na outra partida, o Emelec recebe o Peñarol, no jogo dos vice-líderes da chave. O vencedor dá um passo importantíssimo para classificação. Ambos têm 6 pontos na tabela.

Outro grupo que terá a rodada toda realizada hoje é o 6, o mais atrasado e surpreendente do torneio. Pela 4ª rodada, o Real Garcilazo, grande azarão, enfrenta o Tolima, e com uma vitória pode praticamente garantir a classificação. O Cerro Porteño, favorito inicial, defende sua permanência na competição diante do Santa Fé, na Colômbia. O clube paraguaio tem a pior campanha até aqui, sendo a única equipe a não somar nenhum ponto na fase de grupos.

Valdívia novamente desfalca o Palmeiras. Foto: Lancenet

Valdívia novamente desfalca o Palmeiras. Foto: Lancenet


Falando em jogar pela permanência, Palmeiras e Tigre se enfrentam em São Paulo também nesta terça, e só a vitória interessa a ambos. Quem perder ficará em situação muito complicada e terá grandes chances de eliminação. Para a partida decisiva, que completa a 4ª rodada do grupo 2, liderado pelo Libertad, o Palmeiras terá doze desfalques. Um deles é o capitão Henrique, vetado pelo departamento médico.

Sai Guerrero, entra Pato no time titular do Corinthians. Foto> Globo Esporte

Sai Guerrero, entra Pato no time titular do Corinthians. Foto> Globo Esporte



Chegando aos jogos de quarta-feira, podemos analisar o grupo 5, que poderá ter os dois classificados nesta semana. Basta Corinthians e Tijuana, que visitarão Millonários e San José, respectivamente, vencerem. A missão é complicada, mas não impossível. O Corinthians não contará com seu artilheiro Paolo Guerrero, lesionado, no duelo da Colômbia.

O grupo 8 terá apenas uma partida nesta semana, mas muito importante. O Caracas recebe o Huachipato na Venezuela e, caso vença, assumirá a liderança do grupo, chegando aos 9 pontos. Com isso, o confronto entre Grêmio e Fluminense na próxima semana ganharia ainda mais em importância.

Mesmo irregular, o Boca de Riquelme pode se classificar antecipadamente. Foto: Lancenet

Mesmo irregular, o Boca de Riquelme pode se classificar antecipadamente. Foto: Lancenet



Dois grupos terão um jogo na quarta e outro na quinta: o 1 e o 3. O grupo 1 poderá classificar os mandantes da rodada 5; basta o Boca Júniors vencer o Barcelona-EQU e o Nacional-URU ganhar do Toluca. Já o grupo 3 tem o único classificado até aqui, o Atlético-MG, que receberá o Arsenal-ARG. No outro jogo, o São Paulo faz uma partida muito decisiva na altitude de La Paz, diante do The Strongest. No momento, o tricolor paulista é o segundo com 4 pontos, mesma pontuação do Arsenal, seguido de perto pelo Strongest, que tem 3. Muito equilíbrio pela segunda vaga.

Fechando o balanço da semana, teremos toda a rodada 5 do disputado grupo 7 na quinta. O Newell’s Old Boys, segundo colocado com 6 pontos, recebe o Deportivo Lara, lanterna, com 4. Lembrando que o Lara venceu na Venezuela. Na outra partida, o líder Olímpia (7 pontos) visita o time da Universidad de Chile, também terceiro com 6. Tudo indica que a definição das vagas desta chave ficará mesmo para a última rodada, que será realizada na próxima semana.

Portanto, podemos observar que emoção não faltará nesta volta da Taça Libertadores da América 2013. Serão 14 jogos em 3 dias, todos eles de caráter decisivo, com os ingredientes que só a Libertadores pode nos proporcionar. Divirta-se!

Veja a lista de jogos e as transmissões desta 6ª semana:

Terça-feira (02/04)
19h15 Deportes Iquique-CHI x Velez-ARG Fox Sports
19h15 Real Garcilaso-PER x Deportes Tolima-COL
21h30 Palmeiras x Tigre-ARG Sportv
21h30 Santa Fé-COL x Cerro Porteño-PAR Fox Sports
23h45 Emelec-EQU x Peñarol-URU Fox Sports

Quarta-feira (03/04)
19h45 Boca Juniors-ARG x Barcelona-EQU
19h45 San Jose-BOL x Tijuana-MEX
19h45 Caracas-VEN x Huachipato-CHI
22h00 Atlético Mineiro x Arsenal-ARG Globo MG, Sportv, FX
22h00 Millonarios-COL x Corinthians Fox Sports, Globo SP

Quinta-feira (04/04)
19h15 Nacional-URU x Toluca-MEX
19h15 Newell’s Old Boys-ARG x Deportivo Lara-VEN Fox Sports
21h30 The Strongest-BOL x São Paulo Fox Sports
21h30 Universidad Chile-CHI x Olimpia-PAR

Comentários

21 anos, morador de Maringá-PR. Corintiano de coração, aprendi ainda a ser Liverpool, na Europa. Como Doente por Futebol, acompanho diariamente jogos, jogadores e tudo o que acontece acerca deste apaixonante esporte. Minha função por aqui será de analisar e informar tudo o que rola na América do Sul e no México. Responsável ainda pelas colunas "Craque DPF" e "Futebol na Mídia".