Liga dos Campeões da África 2013: definidos os 16 classificados!

  • por Rogério Bibiano
  • 6 Anos atrás

CAF CHAMPIONS_2ª FASE_SITE

A Liga dos Campeões da África teve, no último fim de semana, rodada decisiva nos playoffs, que definiram os dezesseis clubes classificados para a segunda fase da principal competição interclubes do continente.

A segunda fase da Liga dos Campeões da África também será definida em playoffs, de dois jogos, definindo oito clubes classificados para a fase de grupos da competição. O campeão africano irá representar o continente em dezembro no Mundial Interclubes no Marrocos.

Confira o resumo dos jogos:

05/04 – sexta-feira

AL-HILAL (SUD) 3 X 1 SÉWÉ SPORTS (CIV)

Muhannad Tahir (pen), 30′
Mohammed Ahmed Bisha, 48′
Mohamed Traoré, 80′

Rostan Kakou, 90+2′

Em Omdurman, O Al-Hilal recebeu a surpresa marfinense, o Séwé Sports de San Pedro. Após haver perdido no jogo de ida por 4×1, a tradicional equipe sudanesa esteve com a vaga assegurada, mas nos descontos, Rostan Kakou garantiu uma inédita classificação aos marfinenses.

Foto: reprodução - fifarefereeblog.com. Capitães, Omar Bakheet (2), do Al-Hilal e

Foto: reprodução – fifarefereeblog.com. Capitães, Omar Bakheet (2), do Al-Hilal e Aboubacar Fofana (18), do Séwé Sports posam para foto, com o quarteto zambiano de arbitragem, comandados por Wellington Kamoa (terceiro da esquerda para direita). Marfinenses obtiveram uma heróica classificação.



E.S. SÉTIF (ALG) 4X2 ASFA YENNEGA (BFO)

Mohamed Aoudia, 25′
Laid Madouni, 40′
Khaled Gourmi, 52′
Laid Madouni, 60′

Yacouba Ouedraogo, 89′
Simplice Yaméogo, 90

Na argelina Sétif, a Entente Sportive du Sétif, recebu o ASFA Yennega de Burkina Faso. Na ida, a equipe burkinabe venceu por 2×1. Com maior qualidade, a ES Sétif venceu tranquilamente, garantindo classificação.

06/04 – sábado

AS VITA CLUB (RDC) 0X0 ZAMALEK (EGY)

Em Kinshasa, contando com o apoio da torcida A.S. Vita Club após haver perdido no jogo de ida, por 1×0, não conseguiu reverter o resultado. Os egipcios do Zamalek conseguiram segurar o ímpeto congolê e avançaram para a segunda fase.

Foto: Panapress. Ahmed Gaafar sofreu com a forte marcação dos jogadores do A.S. Vita. Empate sem gols colocou os egípcios na segunda fase.

Foto: Getty Images. Ahmed Gaafar sofreu com a forte marcação dos jogadores do A.S. Vita Club. Empate sem gols colocou os egípcios na segunda fase.



ORLANDO PIRATES (AFS) 2X1 ZANACO (ZAM)

Khetokwakhe Masuku, 19′
Mpho Makola, 77′

Musonda Mwape, 49′

Em Johannesburg, o clube mais popular da África, Orlando Pirates, recebeu o Zanaco, campeão zambiano de 2012. A equipe sul-africana havia vencido na ida, 1×0, e no jogo de volta confirmou a classificação.

AL-MERRIKH (SUD) 1X2 RECREATIVO DO LIBOLO (AGO)

Abdel-Aati, 82′

Rasca, 69′
Sidnei, 90+2′

Após perder em Angola por 2×1, o Al-Merrikh recebeu em Omdurman o Recreativo do Libolo, precisando de uma simples vitória. Os angolanos abriram o placar, a equipe sudanesa empatou e quando pressionava pelo gol que levaria o jogo para os pênaltis, tomou o gol no contra-ataque angolano.

A.C. LÉOPARD (CGO) 3X0 KANO PILLARS (NGA)

Drame Bine, 30′ e 90′
Kalema (pen.), 56′

Em Dolisie, no Congo, o A.C. Léopards, campeão da Copa da Confederação da CAF de 2012, demonstrou toda a sua força ao reverter a vantagem dos nigerianos do Kano Pillars. Na ida 4×1 para os nigerianos. No sábado, em jogo emocionante, Drame Bine foi o herói da classificação ao marcar no último minuto de jogo.

STADE MALIEN (MAL) 2X0 CASA SPORT (SEN)

Morimakan Koita, 31′
Abdoulaye Cissoko, 65′

Em Bamako, o tradicional Stade Malien recebeu o estreante Casa Sport. Após vencer no Senegal, 2×1, a equipe de Mali confirmou a classificação com uma vitória tranquila.

 

ESPÉRANCE S.T. (TUN) 1X0 PRIMEIRO DE AGOSTO (AGO)

Khalil Chamman (pen.), 88′

O Espérance S.T., atual vice-campeão da África, recebeu os angolanos do Primeiro de Agosto. Em Angola, a equipe tunisiana venceu, 1×0. Em casa, num jogo de muita marcação, o Espérance confirmou a classificação com um gol marcado no final do jogo.

07/04 – domingo

DYNAMOS (ZIM) 1X0 C.A. BIZERTIN (TUN)

Cliff Sekete, 90+4

Após haver sido derrotado no jogo de ida, 3×0, o Dynamos recebeu o C.A. Bizertin ciente da difícil missão de reverter a goleada sofrida. A vitória pela mínima contagem, no entanto, não foi suficiente para a equipe de Zimbábue. Os tunisianos avançam no torneio.

UNION DOUALA (CMR) 1X0 F.U.S RABAT (MOR)

Moundi Djengué, 38′

Em Douala, o tradicional Union também precisava reverter uma enorme vantagem. A vitória, no entanto, não foi suficiente para reverter os três gols sofridos no jogo de ida. F.U.S Rabat, do Marrocos, segue na competição.

T.P. MAZEMBE (COD) 6X0 MOCHUDI CENTRE CHIEFS (BOT)

Rainford Kalaba, 6′ e 35′
Trésor Mputu (pen.), 15′ e 80′
Mbwana Samatta, 75′
Eric Nkulukuta, 90′

Em Lubumbashi, o “Todo Poderoso” Mazembe, que já havia vencido no jogo de ida (1×0), comprovou o favoritismo e privilegiou o seu torcedor com uma exibição de gala, não dando a menor chance para o campeão de Botsuana de 2012.

Foto: reprodução - tpmazembe.com. Capitão e um dos grandes nomes da equipe, Trésor Mputu, marcou dois gols na goleada.

Foto: reprodução – tpmazembe.com. Capitão e um dos grandes nomes da equipe, Trésor Mputu, marcou dois gols na goleada.



ENUGU RANGERS (NGA) 2X0 VITAL’O (BUR)

Uche Oguchi (pen.), 2′
Efe Yarehe, 16′

Após surpreendente empate sem gols no primeiro jogo, os nigerianos do Enugu Rangers, em um jogo tranquilo, precisaram de apenas dezesseis minutos para confirmarem a classificação, espantarem a “zebra” de Burundi e salvarem a participação nigeriana na competição.

ASANTE KOTOKO (GHA) 1X1 J.S.M. BÉJAIA (ALG)

Michael Akuffo, 45′

Mohamed Derrag, 72′

No confronto mais equilibrado da fase, um novo empate garantiu aos argelinos do J.S.M. Béjaia  a classificação, isto porque no jogo de ida houve um empate sem gols. Com isto, Gana fica sem representantes no principal interclubes da África.

COTON SPORT (CMR) 2X1 A.F.A.D. DJÉKANOU (CIV)

Yougouda Kada, 10′
Charles Nanga, 82′

Mamadou Soro, 30′

Em Garoua, a tradicional equipe do Coton Sport confirmou a classificação, em um bom jogo contra o atual campeão marfinense, após haver vencido no jogo de ida por 1×0.

DJOLIBA (MAL) 1X1 SAINT GEORGE (ETH)

Samba Diallo, 28′

Degu Debebe, 55′

Tradicional participante da Liga, o Djoliba foi surpreendido no primeiro jogo, ao ser derrotado por 2×0. Em Bamako, a equipe esperava reverter a vantagem, porém foi mais uma vez surpreendida pela equipe etíope, comprovando o maravilhoso momento que vive o futebol da Etiópia.

AL-AHLY (EGY) 2×0 TUSKER (KEN)

Abdel Zaher, 6′
Emad Meteb, 38′

Campeão africano de 2012 e maior vencedor da história da competição, com sete conquistas, o Al-Ahly, após vencer o primeiro jogo por 2×1, confirmou classificação tranquila para a próxima fase. Dominique Da Silva ainda desperdiçou uma penalidade para o clube egípcio.

Foto: Mohamed Amin/Daily Nation. Emad Moteab, observado por David Ochieng, mais uma vez marcou o seu gol.

Foto: Mohamed Amin/Daily Nation. Emad Moteab, observado por David Ochieng, mais uma vez marcou o seu gol, confirmando a classificação do Al-Ahly Cairo.



A segunda fase da Liga dos Campeões da África, terá, daqui duas semanas, os seguintes confrontos:

A.C. Léopards x E.S. Sétif
C.A. Bizertin x Al-Ahly
Coton Sport x Stade Malien
Enugu Rangers x Recreativo do Libolo
F.U.S. Rabat x Séwé Sports
J.S.M. Béjaia x Espérance S.T.
Orlando Pirates x T.P. Mazembe
Zamalek x Saint George

Os detalhes destes duelos que decidirão as equipes classificadas para a fase de grupos você acompanha, aqui, na Doentes por Futebol.

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.