No Bayern, tudo pronto para o “Festival de Futebol”

923136_568599926504310_1800977726_n

Foram essas as palavras que o capitão do Bayern, Phillip Lahm, usou para definir o confronto que ocorrerá amanhã. E de fato, não há como esperar algo diferente disso: estarão em campo o revolucionário Barcelona, que moldou o futebol mundial nos últimos anos, e o Bayern de Munique, campeão alemão antecipado, que vem simplesmente voando na temporada. As duas partidas definirão um dos clubes que irão a Wembley para a grande final da Champions League, mas a atmosfera criada para o jogo já é, por si só, digna de uma decisão grandiosa.

Na Alemanha, o sentimento é de que a Liga dos Campeões é o único troféu capaz de coroar o desempenho de um time que vem apresentando um futebol absolutamente brilhante. A Bundesliga está conquistada, e a Copa da Alemanha já está na mira: seja qual for o adversário, o favorito destacado é o Bayern, léguas à frente de qualquer outro time alemão no momento. Mas os títulos domésticos pouco importam: a ambição da torcida é mesmo a taça continental, e na atual temporada os bávaros têm a grande chance de conquistá-la depois de bater na trave nas duas últimas vezes que alcançou a final. Em nenhuma delas, o clube apresentou um futebol tão vistoso. Se antes a defesa era problema, tudo se resolveu com a chegada do brasileiro Dante e a ascensão de Alaba. A cabeça de área ganhou o reforço de Javi Martínez, e o ataque recebeu dois reforços que mantêm a concorrência sempre acirrada pela vaga única à frente. Hoje, o elenco dos vermelhos é fortíssimo, e pode ser decisivo para um duelo em que há tantos craques do outro lado.

Após uma lesão leve que o tirou de ação, Scweini volta a comandar o meio-campo bávaro. | Foto: Matthias Schrader/AP

Após uma lesão leve que o tirou de ação, Schweini volta a comandar o meio-campo bávaro. | Foto: Matthias Schrader/AP

Dúvidas e segredos

Para o jogo de amanhã, o Bayern não poderá contar, entretanto, com a entrega e os gols de Mario Mandzukic, que vem sendo titular ao longo da temporada. O croata está suspenso e seu substituto ainda não foi definindo, já que tanto Gomez quanto Pizarro vêm em grande forma recentemente. O peruano, inclusive, se mostrou até mesmo uma opção para a ausência de Toni Kroos, jogando mais recuado na partida do último final de semana contra o Hannover. No entanto, o kosovar-suíço Xherdan Shaqiri vem jogando muito bem e possivelmente estará em campo, apesar do técnico Jupp Heynckes ainda não ter confirmado a escalação. O outro desfalque bávaro será o do zagueiro Holger Badstuber, que assim como Kroos, está fora até o final da temporada.

Um aspecto do jogo que deverá ser interessante é o confronto entre os estilos de jogo de ambos os times. Bayern e Barcelona são equipes que prezam pela posse de bola, e impõem seu ritmo de jogo ao adversário. O atacante Thomas Müller, em entrevista, declarou ser impossível prever quem vencerá essa briga pelo controle da bola, mas afirmou que um gol no início do jogo poderá fazer muita diferença: o time que marcar cedo provavelmente ficará em condições mais confortáveis para passar a bola e dominar a partida. Jogando em casa, o Bayern enfrentará um rival extremamente desfalcado em sua defesa, e seu ataque letal, que foi às redes 18 vezes nos últimos três jogos, terá todo o apoio da torcida para agredir os catalães e tentar levar um bom resultado para o Camp Nou.

Em sua última temporada como treinador, Heynckes conduz o Bayern em busca do cobiçado título da Champions.

Em sua última temporada como treinador, Heynckes conduz o Bayern em busca do cobiçado título da Champions.

A nata do futebol mundial estará em campo amanhã, no Allianz Arena. Os campeões das ligas mais disputadas da Europa, que compõem a base das melhores seleções da atualidade, se digladiarão em busca da vaga na final. Para o Barça, a chance de marcar ainda mais sua Era na história do futebol. Para o Bayern, a hora da redenção para uma geração de jogadores que vem de dois vice-campeonatos europeus. Os doentes por futebol podem ter a certeza de que dificilmente verão uma partida que transborde tanta qualidade técnica.

Bayern x Barcelona UCL 12/13

O Bayern deve entrar em campo com: Neuer; Lahm, Boateng (Van Buyten), Dante, Alaba; Javi Martínez, Schweinsteiger; Müller, Ribéry, Shaqiri; Gomez (Pizarro).

Local: Allianz Arena, Munique.

Horário: 15:45h (horário de Brasília).

Comentários

Jornalista recifense, sócio-diretor do Doentes por Futebol, editor da Revista Febre. Curioso observador de tudo o que cerca o futebol brasileiro e internacional.