Pré jogo: Newell’s Old Boys x Velez Sarsfield

  • por Mauricio Fernando
  • 7 Anos atrás
Foto: Olé.  Newell's e Velez voltam a se enfrentar após cinco dias.

Foto: Olé.   Newell’s e Velez voltam a se enfrentar após cinco dias.

Nesta quarta feira, às 21h15 (horário de Brasília), começam as oitavas de final da Taça Libertadores 2013. Para iniciar em grande estilo, teremos logo um clássico argentino. O Newell’s Old Boys, atual vice campeão nacional, recebe em seu estádio Marcelo Bielsa, em Rosário, o Velez Sarsfield, time que conquistou o ultimo campeonato nacional.

A situação dos dois em 2013, no entanto, é um pouco diferente e confusa. No campeonato argentino (Torneo Final), passaram-se dez rodadas e o Newell’s divide a liderança da competição com o Lanus, enquanto o Vélez é uma das decepções, ocupando a 15ª posição na tabela. No campeonato em questão, a Libertadores, as coisas mudam um pouco de figura. A equipe de Rosário se classificou em segundo no grupo 7 de forma “apertada”, apenas pelo saldo de gols, atrás do Olímpia-PAR e a frente da Universidad do Chile e Deportivo Lara-VEN, enquanto a equipe de Buenos Aires conseguiu sua vaga de maneira antecipada, terminando ainda na primeira posição do grupo 4, que tinha Emelec-EQU, Peñarol-URU e Deportes Iquique-CHI. Por isso, decidirá o confronto em sua casa, no José Amalfitani, no dia 14/05.

As duas equipes se enfrentaram pelo Torneo Final na última sexta-feira. Poderia ter sido uma prévia para a Libertadores, o que, devido aos vários desfalques, não aconteceu, especialmente por parte do Newell’s. Pelo lado do Vélez, o treinador Ricardo Gareca, já fora da disputa do título nacional, priorizou a Libertadores e poupou alguns de seus principais atletas. Resultado: vitória da equipe mais interessada na competição local, o Newell’s, por 3×1.

Apesar de ter poupado boa parte de seus principais atletas, o Vélez acabou tendo uma baixa importante, originada no duelo da última sexta. O volante Iván Bella teve um ataque epiléptico durante a partida e saiu de ambulância. Bella já foi liberado pelos médicos e passa bem, mas ficará de repouso por cerca de dez dias.

Foto: Diário Uno. Pratto é uma das grandes esperanças de gol do Velez.

Foto: Diário Uno.    Pratto é uma das grandes esperanças de gol do Velez.


Os problemas do treinador Ricardo Gareca não param por aí. São muitos os desfalques. Além de Bella, Facundo Ferreyra, Peruzzi, Romero e Fernando Gago estão contundidos e não poderão jogar no duelo de quarta-feira. Apesar das ausências, Gareca já definiu o time que irá a campo, até porque alguns destes desfalques não são tão recentes assim, como é o caso de Gago. O volante da seleção argentina não atua desde o fim de fevereiro e está em fase final de recuperação, assim como Ferreyra. No ataque, Copete segue fazendo a dupla com Lucas Pratto.

Foto: Globo Esporte. Scocco vai no sacrifício e reforça o Newell's.

Foto: Globo Esporte.   Scocco vai no sacrifício e reforça o Newell’s.


Por outro lado, Gerardo “Tata” Martino, treinador do Newell’s, deverá contar com a volta de jogadores importantes. Pablo Pérez, Cruzado, Peratta e o experiente zagueiro Heinze estão à disposição do treinador. Mas o reforço mais importante é a volta do artilheiro “Nacho” Scocco, um dos principais jogadores desta edição da Libertadores, que deverá ir para o sacrifício, jogando com infiltração no dedo do pé direito. É com este espírito guerreiro, o embalo da boa campanha no campeonato argentino e o mando de campo da apaixonada torcida que os Leprosos esperam conquistar uma boa vantagem. O time que vai a campo também já está praticamente definido.

Promessa de um grande jogo. A partida terá as transmissões do Fox Sports e do Sportv 2. Não esqueça: às 21h15 tem a abertura do mata-mata da Libertadores com um grande clássico argentino.

Prováveis escalações:

Newell’s: Peratta; Cáceres, Vergini, Heinze, Casco; Pablo Pérez, Villalba, Cruzado, Maxi Rodríguez; Scocco, Figueroa.
Técnico: Gerardo Martino


Vélez: Sosa; Cubero, Sabia, Sebá Domínguez, Papa; Allione, Cerro, Razzotti, Insua; Copete, Pratto.
Técnico: Ricardo Gareca

Comentários

21 anos, morador de Maringá-PR. Corintiano de coração, aprendi ainda a ser Liverpool, na Europa. Como Doente por Futebol, acompanho diariamente jogos, jogadores e tudo o que acontece acerca deste apaixonante esporte. Minha função por aqui será de analisar e informar tudo o que rola na América do Sul e no México. Responsável ainda pelas colunas "Craque DPF" e "Futebol na Mídia".