Resumo da Libertadores – Semana 6 (Fase de Grupos)

  • por Mauricio Fernando
  • 8 Anos atrás

A Taça Libertadores da América voltou com tudo da pausa de duas semanas devido às eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. Na rodada desta 6ª semana, foram conhecidos mais seis classificados para as oitavas de final, inclusive com grupos decididos com antecedência, apesar do equilíbrio.

O Corinthians de Danilo venceu e se classificou. Foto: Terra Esportes

O Corinthians de Danilo venceu e se classificou. Foto: Terra Esportes



O primeiro grupo a ter os dois classificados definidos foi o 5. Com o empate em 1×1 de Tijuana e San José na Bolívia e a excelente vitória do Corinthians pelo placar mínimo diante do Millonários na Colômbia, gol de Danilo, Corinthians e Tijuana garantiram a classificação antecipada e jogam a última rodada para decidir quem fica com o primeiro lugar do grupo. O atual campeão, que está à frente pelo saldo de gols, enfrenta o San José em São Paulo, enquanto que o Tijuana joga também em seus domínios contra o Millonários. Ambas as partidas serão realizadas na próxima quarta às 22h (horário de Brasília).

Outro grupo com os classificados definidos é o 1, inicialmente considerado o “grupo da morte”. O Nacional do Uruguai atropelou o Toluca em Montevidéu, 4×0 fora o baile. Com a vitória, além de garantir sua classificação, o Nacional ainda ajudou o Boca Júniors a garantir uma vaga de forma antecipada. A temida equipe argentina havia derrotado o Barcelona de Guayaquil-EQU pelo placar mínimo na quarta, gol de Blandi. Na última rodada, que acontece apenas no dia 17 de abril, o Nacional, líder com 10 pontos, enfrenta o Barcelona no Equador. Já o Boca, vice líder com 9, vai ao México visitar o Toluca.

O Boca não foi a única equipe argentina a se classificar nesta semana. Pelo grupo 4, o Vélez venceu o Iquique no Chile por 3×1, chegou aos 12 pontos e garantiu sua vaga nas oitavas também de forma antecipada. Na briga pela segunda vaga, o Emelec deu um passo importante ao vencer o Peñarol por 2×0 em casa. Com a derrota, o Peñarol precisará vencer o Iquique em casa e torcer para o Vélez, que ainda briga pelo primeiro lugar geral, vencer o Emelec na Argentina e ainda descontar quatro gols de desvantagem no saldo. A rodada final deste grupo acontece já na próxima terça, às 19h15.

O "surpreendente" Olímpia se classifica antecipadamente. Foto: Band

O “surpreendente” Olímpia se classifica antecipadamente. Foto: Band



Fechando a série dos classificados da semana, temos uma surpresa pela forma como foi e também pelo passado recente da equipe. Apesar da tradição, poucos esperavam a classificação, e ainda mais de forma antecipada, do Olímpia no disputado grupo 7. E aconteceu graças a uma vitória espetacular: 1×0 sobre a Universidad de Chile em Santiago. A outra vaga, ao que tudo indica, deverá ficar com o Newell´s Old Boys de Scocco, que novamente se destacou, deu show e marcou dois golaços na vitória por 3×1 sobre o Deportivo Lara. Na última rodada, a Universidad (6 pontos) precisará vencer o Lara na Venezuela, torcer pela derrota do Newell´s (9 pontos) diante do Olímpia (10 pontos) no Paraguai, e ainda descontar uma desvantagem de sete gols de saldo. A última rodada ocorrerá na próxima quinta às 21h30.

Pelos grupos 2 e 8, tivemos jogos isolados e que embolaram ainda mais a tabela de classificação. Pelo grupo 2, completando a 4ª rodada, o Palmeiras venceu o Tigre por 2×0 contando com mais uma boa atuação coletiva e foi aos 6 pontos, assumindo a vice-liderança do grupo, liderado pelo Libertad com 8 pontos. Os líderes inclusive se enfrentam na próxima quinta ás 19h15 em São Paulo. Já pelo grupo 8, em partida que marcou o início da 5ª rodada, o Huachipato atropelou o Caracas na Venezuela. Com o 4×0, a equipe chilena assumiu a liderança provisória da chave com sete pontos e manteve a invencibilidade fora de casa. O atacante uruguaio Braian Rodriguez brilhou, marcando três gols e assumindo a artilharia isolada da Libertadores com cinco gols. Grêmio x Fluminense completam a rodada na quarta às 22h.

Pelo grupo mais surpreendente desta edição, o 6, o Garcilazo, até então líder, decepcionou sua torcida ao perder para o Tolima por 3×0 e se complicou, já que Independente Santa Fé venceu a decepção Cerro Porteño por 1×0. O Santa Fé chegou à ponta com 8 pontos, o Tolima é o vice-líder com 7, mesma pontuação do Garcilazo. O Cerro já está eliminado e sem nenhum pontinho.

The Strongest vence e complica o São Paulo. Foto: Gazeta Esportiva

The Strongest vence e complica o São Paulo. Foto: Gazeta Esportiva



Fechando o balanço dos grupos, analisamos o 3, em que o Atlético Mineiro segue soberano e deu mais um show diante de sua torcida: 5×2 sobre o Arsenal, com 2 gols de Ronaldinho. Inconformados, os argentinos acabaram entrando em confronto com a polícia militar, gerando mais cenas lamentáveis envolvendo o futebol. Enquanto tudo é um mar de rosas em Minas, o São Paulo segue passando por maus bocados e está muito ameaçado de ser eliminado precocemente na fase de grupos. A situação do tricolor foi agravada com mais uma derrota fora de casa, desta vez na Bolívia para o The Strongest, com direito a falha do ídolo Rogério Ceni. Os bolivianos foram a 6 pontos na segunda posição e enfrentarão, em situação confortável, o Arsenal na Argentina. A equipe argentina, com 4 pontos, também tem chances ainda. O São Paulo, também com 4, enfrenta o líder Galo em casa, sem Jadson e Luis Fabiano, jogadores importantíssimos que estão suspensos. Os jogos decisivos acontecerão apenas no dia 17/04.

Foram 39 gols nas 14 partidas desta 6ª semana, ótima média de 2,78 gols por jogo, e acima de tudo muita emoção. Apenas uma amostra do que vem por ai. Prepare-se para as duas semanas finais da fase de grupos da Taça Libertadores da América 2013.

Veja os resultados desta 6ª semana:

Grupo 1 – 5ª rodada
Boca Juniors 1×0 Barcelona-EQU
Nacional 4×0 Toluca

Grupo 2 – 4ª rodada
Palmeiras 2×0 Tigre-ARG

Grupo 3 – 5ª rodada
Atlético Mineiro 5×2 Arsenal-ARG
The Strongest-BOL 2×1 São Paulo

Grupo 4 – 5ª rodada
Iquique-CHI 1×3 Vélez
Emelec-EQU 2×0 Peñarol

Grupo 5 – 5ª rodada
San José-BOL 1×1 Tijuana-MEX
Millonários 0x1 Corinthians

Grupo 6 – 4ª rodada
Real Garcilazo-PER 0x3 Tolima-COL
Santa Fé-COL 1×0 Cerro Porteño-PAR

Grupo 7 – 5ª rodada
Newell´s 3×1 Deportivo Lara-VEN
Universidad de Chile 0x1 Olímpia-PAR

Grupo 8 – 5ª rodada
Caracas-VEN 0x4 Huachipato-CHI

Classificados após 6 semanas:
Grupo 1: Nacional-URU e Boca Juniors-ARG
Grupo 3: Atlético Mineiro
Grupo 4: Velez Sarsfield-ARG
Grupo 5: Corinthians e Tijuana-MEX
Grupo 7: Olímpia-PAR

Comentários

21 anos, morador de Maringá-PR. Corintiano de coração, aprendi ainda a ser Liverpool, na Europa. Como Doente por Futebol, acompanho diariamente jogos, jogadores e tudo o que acontece acerca deste apaixonante esporte. Minha função por aqui será de analisar e informar tudo o que rola na América do Sul e no México. Responsável ainda pelas colunas "Craque DPF" e "Futebol na Mídia".