TOP 10 – Categorias de base

  • por Fernando Carreteiro
  • 6 Anos atrás

TOP-10-BASE

 

O site inglês Givemefootball.com listou as 10 melhores categorias de base do mundo. Como não poderia deixar de ser, muita sardinha foi puxada para o lado dos clubes da Terra da Rainha. Porém, vale ressaltar a coerência com os demais clubes, além da presença brasileira na lista, o que torna, até certo ponto, relevante a reprodução da matéria.

A lista contempla times como o Barcelona, que usaram sua base pra montar um grupo épico, e também times como o Ajax, que desenvolvem jovens talentos e os vendem posteriormente numa estratégia que mantém o clube com um balanço financeiro positivo.

Eis a lista:

10 – LIVERPOOL

Apesar de já estarem no apagar das luzes de suas carreiras, Steven Gerrard e Jamie Carragher, graças aos seus vastos serviços prestados ao clube, foram peças-chave para a manutenção do Liverpool entre os grandes da Inglaterra.

Nascidos e crescidos em Liverpool, eles alcançaram o posto de capitão e vice-capitão da equipe respectivamente. Atualmente, jogadores como Adam Morgan, Suso, Raheem Stirling e Andre Wisdom aparentam ter potencial para futuramente brilharem no clube de Meyerside.

9 – SÃO PAULO

Sào Paulo é reconhecido no Brasil por ter a melhor estrutura para os jovens jogadores. Num país onde revelar atletas talentosos é uma constante, o clube paulista se destaca produzindo craques como Kaká, Hernanes, Oscar e Lucas. Esse último, inclusive, se tornou a transação mais cara do futebol brasileiro ao se transferir para o Paris Saint German.

8 – SOUTHAMPTON

Wayne Bridge, Theo Walcott, Alex Oxlade-Chamberlain e Gareth Bale são exemplos de jogadores revelados na famosa escola do sul da Inglaterra e que de alguma forma se destacaram no país.

Outros promissores jogadores já estão atuando no time principal, como o aclamado lateral esquerdo Luke Shaw, de apenas 17 anos, e o jogador da seleção sub-21 James Ward-Prowse. Não será surpresa se a próxima estrela da Inglaterra surgir das escolas de Southampton.

7- FEYENOORD

O clube holandês merece destaque na lista mais pelo crescimento do projeto do que por uma tradição em revelar talentos. Apenas Robin Van Persie e Jonathan De Guzman saíram do clube nos últimos anos 

O Feyenoord só iniciou a produzir em série talentos capazes de se transferirem para elite europeia recentemente. Casos de fortes especulações deste tipo englobam os recém-promovidos Bruno Martins Indin, Jordy Clasie e Stefan De Vrij que enfatiza o grande trabalho que vem sendo feito em “Varkenoord”.

6 – ARSENAL

A academia do Arsenal é conhecida como a melhor do futebol britânico devido à recorrente produção de jogadores de alto nível na Premier League. Com a política de Arsene Wenger voltada para os jovens, o time sempre estará bem ranqueado quando se fala em categorias de base e não faltarão jogadores dos padrões de Ray Parlour, Ashley Cole e Jack Wilshere iniciando carreira no lado norte de Londres.

Jogadores como Gedion Zelalem, Serge Gnabry e Hector Bellerin chamaram todos os holofotes no último torneio NextGen, ficando a esperança de que, num futuro breve, possam levar finalmente o time do Arsenal a conquistar títulos.

5 – SANTOS

Atualmente o mundo inteiro reconhece a categoria de base do Santos graças ao incrível talento de Neymar. É impressionante como um time com torcida pequena e fora de uma grande cidade consegue se equiparar aos maiores clubes brasileiros mantendo-se sempre no topo. E isso se deve principalmente às suas canteiras e à formação de lendas do futebol que incluem Pelé, Coutinho e Pepe.

Robinho, Diego e Ganso também foram citados pelos ingleses, mas aqui aconteceu um erro na matéria original. Foram citados Elano e Giovanni como revelações do clube santista. O primeiro pode até se relevar por ter saído ainda jovem do Guarani para jogar ao lado da geração de Robinho e Diego, mas Geovanni, revelado pelo Cruzeiro e com passagens por Barcelona, Man City e Hull, foi confundido com o talentosíssimo meia Giovanni, ex-Barça e craque do time da Vila Belmiro nos anos 90.

4 – MANCHESTER UNITED

Lar de um dos maiores futebolistas da história da Inglaterra, David Beckham, o Manchester United é um dos clubes mais populares do mundo e conta com um sistema de categoria de base incrível.

Entre os revelados pela academia, se encontram tanto veteranos fiéis aos Red Devils, como Ryan Giggs, Paul Scholes e Gary Neville, como jogadores world-class como o zagueiro Gerard Pique (originado nas canteiras do Barcelona porém com desenvolvimento em Manchester) e Giuseppe Rossi.

As rédeas da base  foram tomadas pelas lendas do clube Ole Gunnar Solskjaer (até 2011) e Mike Phelan, promovendo um forte gerenciamento da famosa academia e alavancando a tradição de títulos após títulos do time de Sir Ferguson.

3 – SPORTING

A estrutura da base do time de Lisboa é uma das melhores do mundo. a lista de talentos de Alcochete é interminável: Cristiano Ronaldo, Luis Figo, Nani, Ricardo Quaresma, João Moutinho…

A base do Sporting possui 39 títulos em seu nome, sendo a maior da história do futebol português.

2 – AJAX

Outro clube holandês na lista. A influência holandesa nesse Top 10 demonstra o bom trabalho realizado pelo programa da Associação de Futebol Holandesa para desenvolver talentos.

Com uma ou outra exceção, o time titular inteiro do Ajax é formado na base do próprio clube. Lendas como Johan Cruyff, Frank de Boer, Marco Van Basten e Dennis Bergkamp estampam o selo de qualidade Ajax de formação de jogadores.

Praticamente todos os jogadores da atual seleção holandesa passaram em algum momento pela escola do Ajax. Mas eles não revelam só talentos nacionais. O dinamarquês Viktor Fischer, com 10 gols nessa temporada, assim como os defensores belgas Thomas Vermaelen e Jan Vertonghes, são outros destaques formados pela academia de Amsterdã.

1 – BARCELONA

Criada em 1979 após Johan Cruyff querer implantar o modelo do Ajax em Barcelona, La Masia é indiscutivelmente a número um dessa lista. 

Os nomes dos jogadores revelados por este local falam pelo programa em si. Cesc Fabregas, Iniesta, Xavi, Carles Puyol, Pep Guardiola e, possivelmente, o maior jogador de todos os tempos: Lionel Messi.

__

Segundo o autor, também merecem citações as escolas de River Plate, Milan, PSV Eindhoven, Rennes, Real Madrid e Benfica.

Artigo original:  http://www.givemefootball.com/341093-top-10-worlds-best-youth-academies

Comentários