Uefa Futsal Cup 2012/2013: Kairat sagra-se campeão europeu!

  • por Rogério Bibiano
  • 8 Anos atrás

uefa futsal cup

 

O papo mais uma vez é futsal, com a Doentes por Futebol transformando-se em Doentes por Futsal.

É do conhecimento de poucos amantes do esporte que na Europa também há uma liga de clubes, a Uefa Futsal Cup. Neste domingo, o torneio teve encerrada a sua décima segunda edição. Organizado pela Uefa, o principal interclubes de futsal do Velho Mundo neste ano contou com a participação de 48 equipes. 

Na primeira rodada, 27 clubes foram divididos em 7 grupos, classificando-se apenas o campeão de cada grupo. Os 7 classificados desta fase preliminar uniram-se a outros 17 clubes na fase principal. As 24 equipes foram, então, divididas em 6 grupos de 4 equipes cada. Classificaram-se os dois primeiros colocados de cada grupo.

Na semifinal, o Dínamo Moscou, tradicional força do futsal europeu, venceu o emergente Iberia Star, da Georgia - foto: reprodução/uefa.com

Na semifinal, o Dínamo Moscou, tradicional força do futsal europeu, venceu o emergente Iberia Star, da Georgia – foto: reprodução/uefa.com

Os 12 classificados da fase principal juntaram-se a F.C. Barcelona (ESP), A.F.C. Kairat (CAZ), El Pozo Murcia (ESP) e Benfica (POR) na fase de elite. As 16 equipes foram divididas em 4 grupos de 4 clubes, classificando-se o campeão de cada grupo para as finais.

As Finais

Tradicionalmente, cada fase, em todos os seus grupos, é disputada em uma sede pré-definida pela Uefa. As finais da temporada 2012/2013 tiveram por sede a cidade de Tblisi, capital da Geórgia.

Em uma semifinal, os donos da casa, o Iberia Star, foram derrotados pelos russos do M.F.K. Dínamo Moscou por 5×2. Na outra, o Barcelona foi surpreendido pelo A.F.C. Kairat, 5×4.

Em um jogo eletrizante, o Kairat venceu o favorito Barcelona, garantindo-se pela primeira vez na final do Uefa Futsal Cup - foto: reprodução/uefa.com

Em um jogo eletrizante, o Kairat venceu o favorito Barcelona, garantindo-se pela primeira vez na final do Uefa Futsal Cup – foto: reprodução/uefa.com

Neste domingo, tivemos a grande final do Uefa Futsal Cup envolvendo os cazaques do A.F.C. Kairat, contra os russos do M.F.K. Dínamo Moscou, no ginásio Sportis Sasakhle.

Contando com muitos selecionáveis, tanto do Brasil quanto da Rússia, o M.F.K. Dínamo Moscou começou impondo mais o ritmo e dominando a posse de bola. Porém, quem abriu o marcador foi o Kairat, com o brasileiro Leo Santana. Sergei Sergeev empatou para o clube russo.

Duelo de brasileiros em Tiblisi. Fernandinho arremata para sensacional defesa de Higuita - foto: AFP

Duelo de brasileiros em Tbilisi. Fernandinho arremata para sensacional defesa de Higuita – foto: AFP

Na segunda etapa, o Kairat ampliou, com os brasileiros Fumasa e o goleiro Higuita. Quando o jogo parecia decidido, o Dínamo Moscou, numa reação espetacular, buscou o empate com o brasileiro naturalizado russo, Cirillo e com o também brasileiro Tatu.

Na prorrogação, Popov marcou o gol do título da equipe cazaque. A conquista é a primeira de um clube do Cazaquistão na história de qualquer evento organizado pela Uefa. No Kairat atuam 9 jogadores brasileiros, com destaque para o experiente fixo Euler (ex-Vasco) e o pivô Betão (ex-Banespa e campeão mundial pela Seleção em 2008).

Treinador brasileiro Cacau, comemora com a equipe a inédita conquista do Kairat - foto: reprodução/kairat-futsal.kz

Treinador brasileiro Cacau, comemora com a equipe a inédita conquista do Kairat – foto: reprodução/kairat-futsal.kz

O Barcelona, que também conta com diversos jogadores selecionáveis da Espanha, do Brasil e Itália, ficou com o terceiro lugar, ao vencer o Iberia Star, que tem 7 brasileiros no elenco, por 4×1.

Comentários

Natural de Telêmaco Borba-PR e criado em meio à "boemia futebolística", com horas de papo sobre futebol, samba e cervejas na pauta. Influência do pai, que também adorava futebol, e da mãe, que sempre apoiou a iniciativa. Técnico em Eletrônica, formado desde 1999, e fanático por futebol, futsal, futebol de praia, society e todo esporte que tenha no futebol a sua essência.