Vem aí a semana decisiva da Libertadores

  • por Mauricio Fernando
  • 8 Anos atrás
O Grêmio de Barcos se classifica com um empate. Foto: Fox Sports

O Grêmio de Barcos se classifica com um empate. Foto: Fox Sports

Todos estavam esperando pelos momentos finais da fase de grupos da Libertadores e eles estão chegando. Vem aí a 8ª e última semana desta fase que vai deixar todo mundo atento em praticamente todos os jogos. Ponto para a Conmebol que, desde 2005, estabeleceu o desempenho na fase de grupos como critério para a definição dos confrontos e das equipes que terão vantagem de decidir em casa. Esse critério “técnico” vai fazer com que torcedores de Corinthians, Fluminense, Palmeiras acompanhem com mais atenção um Independente Santa Fé x Real Garcilaso, por exemplo.

Pois bem, até o momento tivemos três grupos já encerrados e 11 equipes já classificadas. Restam então cinco grupos para serem completados e cinco vagas em disputa, sendo que apenas um dos grupos já tem os dois classificados definidos. Esse grupo é logo o 1, que inicialmente foi considerado por muitos como o “grupo da morte”, mas que consagrou Nacional-URU e Boca Juniors com uma rodada de antecipação. Na contramão desse “desequilíbrio”, está o grupo 8, que tinha Grêmio e Fluminense como favoritos absolutos para a conquista das vagas com facilidade, mas que terão que definir seus futuros contra os modestos Huachipato-CHI e Caracas-VEN. Basta que os chilenos vençam em casa e os venezuelanos no Rio de Janeiro, tarefas complicadas, mas possíveis. Grêmio e Fluminense, ao menos, podem jogar pelo empate, que dariam as respectivas vagas.

O São Paulo de Ceni e o Atletico de Ronaldinho duelam novamente. Foto: UOL

O São Paulo de Ceni e o Atlético de Ronaldinho duelam novamente. Foto: UOL


O grande jogo da semana, curiosamente, pode ser o único a não valer de nada. Pelo grupo 3, o Atlético Mineiro já está garantido como primeiro colocado geral, mas deve jogar com força máxima por ser interessado direto no futuro do segundo classificado de seu próprio grupo. O São Paulo, seu adversário da próxima quarta-feira, se sair classificado, deverá ser o adversário do Galo nas oitavas de final, pois seria o time de pior campanha dentre os classificados. Mas caso o The Strongest-BOL vença o Arsenal na Argentina, de nada vai adiantar o confronto entre os brasileiros, pois este resultado classificaria a equipe boliviana. Já em caso de vitória dos argentinos e do São Paulo, a classificação seria resolvida no saldo, que provavelmente será favorável ao tricolor paulista. Para o Arsenal, o ideal seria, além de sua vitória, um empate ou derrota são paulina no Morumbi. Há ainda a possibilidade de decisão no sorteio em caso de vitória tricolor por 2×1 e empate em 1×1 na Argentina.

Pelo grupo 2, Libertad e Tigre duelam por uma das vagas. Foto: Lancenet

Pelo grupo 2, Libertad e Tigre duelam por uma das vagas. Foto: Lancenet


O grupo 2 é o único que não depende de combinação de resultados para definir seu último classificado. Libertad-PAR e Tigre-ARG se enfrentam no Paraguai e quem vencer se classifica. O empate favorece aos paraguaios. Na outra partida, o Palmeiras visita o Sporting Cristal no Peru, apenas pensando na primeira posição e uma condição melhor nas próximas fases.

Por fim, o grupo 6, outro que vem contrariando as lógicas. O antes favorito, agora já eliminado, Cerro Porteño joga apenas pela honra na última rodada – o clube foi o único que ainda não pontuou nesta fase. Receberá o Tolima-COL, que briga pela segunda vaga e precisa desesperadamente vencer e ainda terá que torcer para uma vitória do Santa Fé-COL diante do surpreendente Real Garcilaso-PER, na Colômbia. Um empatezinho maroto classifica essas duas equipes.

Portanto, fique de olho nesta semana decisiva da Taça Libertadores da América 2013. Serão dez jogos e todos eles valendo alguma coisa. Qualquer mudança de resultado ou até gol marcado pode alterar a classificação geral e mudar as combinações de adversários das oitavas de final. E a DPF, pra variar, vai analisar os principais confrontos e dar suas impressões ao fim desta fase.

Veja os jogos da última semana da Libertadores:

Terça-feira (16/04)
Grupo 6 – 21h15
Santa Fé-COL x Real Garcilaso-PER
Cerro Porteño-PAR x Tolima-COL

Quarta-feira (17/04)
Grupo 1 – 19h45
Barcelona-EQU x Nacional-URU
Toluca-MEX x Boca Juniors-ARG
Grupo 3 – 22h
São Paulo x Atlético Mineiro
Arsenal-ARG x The Strongest-BOL

Quinta-feira (18/04)
Grupo 2 – 19h45
Sporting Cristal-PER x Palmeiras
Libertad-PAR x Tigre-ARG
Grupo 8 – 22h
Fluminense x Caracas-VEN
Huachipato-CHI x Grêmio

Comentários

21 anos, morador de Maringá-PR. Corintiano de coração, aprendi ainda a ser Liverpool, na Europa. Como Doente por Futebol, acompanho diariamente jogos, jogadores e tudo o que acontece acerca deste apaixonante esporte. Minha função por aqui será de analisar e informar tudo o que rola na América do Sul e no México. Responsável ainda pelas colunas "Craque DPF" e "Futebol na Mídia".