ACBF – 37 anos de futsal

acbf_site

Um dos times mais tradicionais do futsal brasileiro é a ACBF, Associação Carlos Barbosa de Futsal, time da pequena cidade da Serra Gaúcha. O time é um dos símbolos da cidade, juntamente com a Tramontina, importante empresa brasileira, que tem faturamento superior a 2 bilhões de reais por ano. Trata-se de uma das patrocinadoras do time e da Liga Futsal, maior competição do país. A cidade veste as cores do time: laranja, preto e branco. Não é incomum se deparar com faixas e bandeiras nos postes de iluminação. Dentro da quadra, a equipe não faz feio, sendo uma das mais vitoriosas, com 4 títulos da Liga Futsal, 3 Copas Intercontinentais e 9 Campeonatos Gaúchos.

Foto: Fonte: http://dilsojunior.blogspot.com.br/ As cores do time são visíveis por toda a cidade

Foto: Fonte: http://dilsojunior.blogspot.com.br/
As cores do time são visíveis por toda a cidade


A criação da equipe ocorreu na década de 70, quando duas equipes da cidade, Real e River, decidiram se unir para que a cidade tivesse uma maior representação no cenário estadual e nacional. O acordo entre os times foi oficializado em 1 de março de 1976, nascendo assim a ACBF. Como o intuito era ter destaque estadual, nada mais justo do que colocar o nome do município, ficando simplesmente Associação Carlos Barbosa de Futebol. Até hoje é comum depararmos com diversas equipes chamadas pelo nome da cidade, tradição que muito provavelmente começou com esse time. Posteriormente, com o advento das regras da FIFA e o nome “Futsal”, a equipe se adaptou, substituindo o Futebol de seu nome por futsal.

As cores também tiveram influência das equipes formadoras: o branco veio do Real (time fundado pelo presidente da Tramontina, Clóvis) e o preto, do River. O laranja teve uma inspiração do futebol: impressionados com o futebol da seleção holandesa e sua “Laranja Mecânica”, resolveram incorporar a cor ao seu próprio uniforme.

Foto: Fonte: http://www.world-cup-betting.me.uk/  Cruyff e a Seleção da Holanda de 74 inspiraram a ACBF, que até hoje utiliza a cor em seus uniformes

Foto: Fonte: http://www.world-cup-betting.me.uk/
Cruyff e a Seleção da Holanda de 74 inspiraram a ACBF, que até hoje utiliza a cor em seus uniformes


A equipe disputa suas partidas como mandante no ginásio municipal Sérgio Luiz Guerra, que comporta 6.500 pessoas. A arquitetura do local permite uma grande aproximação entre o público e os atletas, possibilitando uma maior pressão sobre a equipe adversária.

Atletas de grande qualidade e fundamentais para as conquistas da Seleção vestiram a camiseta laranja do Carlos Barbosa. É o caso do pivô Choco, que se consagrou com a camisa da Canarinho. O atleta foi diversas vezes campeão mundial e melhor jogador da competição. O goleiro Lavoisier, que foi um dos melhores em sua posição, por muito tempo defendeu o time tricolor. O arqueiro disputou 46 competições oficiais e mais de 150 partidas com a seleção brasileira.

Foto: Fonte: http://minhashistoriasnofutsal.blogspot.com.br/ Um dos maiores goleiros do Brasil, defendeu o time da Serra Gaúcha durante anos

Foto: Fonte: http://minhashistoriasnofutsal.blogspot.com.br/
Um dos maiores goleiros do Brasil, defendeu o time da Serra Gaúcha durante anos


Um dos mais antigos clubes em atividade, a equipe moldou-se às regras que iam sendo constantemente modificadas. Mas sempre ajudou a consolidar o futsal no Brasil, tornando o país uma referência no esporte.

Comentários

Gaúcho, colorado e estudante de Engenharia de Computação. Doente por futebol desde que se entende por gente. Joga futsal nas horas vagas. A cada dois jogos, uma lesão.